Entendendo a metafísica da saúde.

Do grego metá – depois de, além de. Physis – natureza, física. Em sumo, compreensão da essência das coisas. Metafísica da saúde – além do que entendido, o que mais está por trás da relação mente-corpo-emoções?

Primeiro, vamos entender o que é metafísica. Tudo começa com Aristóteles, um dos principais filósofos gregos, considerado o pai da lógica. Ele vê a metafísica como um estudo do além do compreensível. A metafisica parte do princípio de que a alma organiza a matéria e não o físico que cria a essência.

A raiz dos problemas físicos está na atitude interior frente às situações do cotidiano. É a postura do indivíduo que determina a saúde do corpo ou desencadeia as doenças que afetam o organismo. O corpo é um sensor que acusa o modo como está se lidando com os acontecimentos – cada parte dele reflete uma emoção.

Quando um terapeuta recebe um paciente pela primeira vez, ele o acolhe de forma que observa todas as suas características: sua forma física, a maneira como se veste e como se comporta. Também observa as doenças que trata e os remédios que toma. Suas queixas e suas dores. O paciente é uma verdadeira Disney para o terapeuta. E é a partir dessa observação detalhada que construímos o processo terapêutico que seguiremos adiante para ajudar o paciente.

A metafísica da saúde, através dos relatos do paciente, nos faz entender as emoções que estão sufocadas naquela mente e sendo reproduzidas em forma de doenças pelo corpo. As fobias, manias, toc’s, tudo diz algo sobre o indivíduo. Verdadeiros parques de diversão.

Nessa pequena coletânea de algumas doenças pelo olhar metafísico apresentada aqui, faz nascer o interesse, em você leitor, de se conhecer mais. Entenda o seu modo de viver e agir, através das terapias alternativas ofertadas por aqui. Conheça-se! Autoconhecimento liberta.