Utilizamos cookies para melhorar sua experiência no site.
Ao continuar navegando, você está ciente e de acordo com nossos Termos e Políticas de Privacidade.
Concordo

A Medicina Tradicional Chinesa e o inverno

login
área do
anunciante
anuncie
divulgue
seus serviços!
pt
Idioma Atual
espaço
 
Topo menu
 
 
Cadastre seu e-mail para ficar informado sobre as novidades do Guia de Massagem.
Base menu
 
 
Selo Certificado SSL

espaço

Publicado em 25/06/2021
Compartilhar com o Facebook Compartilhar


 

A Medicina Tradicional Chinesa e o inverno

 
Adorados por uns e não muito por outros, o inverno chegou ao hemisfério sul, com temperaturas amenas. Abaixo você encontra dicas para passar tranquilamente pela estação mais fria do ano, segundo a MTC.

Imagem 907 de A Medicina Tradicional Chinesa e o inverno

A Medicina Tradicional Chinesa, tratada adiante como MTC, surgiu há dois mil anos, e tem como conceito fundamental que a saúde está diretamente ligada ao fluxo de energia vital pelo corpo. Para a filosofia da MTC a energia vital, chamada de Qi, é o elemento que dá vida e força para todos os seres vivos. Essa energia está presente em todos os órgãos do corpo humano e, quando em desequilíbrio, para mais ou menos, pode desencadear doenças. 

O inverno, segundo a MTC, é a estação do repouso: a água e o céu predominam a estação – o céu é cinzento e a água fria. As noites são mais longas, as árvores estão secas e sem folhas (sempre há exceções), os animais hibernam, os músculos ficam retraídos pelo frio, a energia do corpo diminui. Tudo e todos se recolhem, se protegem e aguardam as novas estações, mais quentes. 

Abaixo dicas para se resguardar no inverno:

A alimentação é o principal foco da medicina chinesa e no inverno a preocupação se reforça: menos comidas frias, mais comidas quentes. Procure ingerir sopas, chás e vegetais cozidos. Evite bebidas frias e geladas e alimentos frios e crus, para não sobrecarregar o baço, órgão responsável pela retirada e transportes de energia dos alimentos ingeridos. Evitar comidas pesadas, que dificultam a digestão e causa letargia: excesso de batata, condimentos, alimentos industrializados e processados. Recomendado o aumento de sementes, como nozes e castanhas. Feijões, lentilhas, legumes e verduras cozidos. Alho, gengibre, açafrão-da-terra aumentam a imunidade e são ótimos temperos.

Beber água morna traz benefícios à saúde.

Não exagere na atividade sexual, preserve-se para as altas temperaturas. Não se canse.

Proteger o pescoço com gola, cachecol ou o próprio cabelo longo: há na lateral do pescoço ponto de acupuntura onde o vento penetra e resfria o corpo.

Dormir com roupa de frio e cobertas quentes. Uma boa noite de sono no inverno reflete por todo o dia seguinte.
Aderir à meditação, tai chi chuan, yoga, caminhadas: atividades de baixo impacto.

Fazer escalda-pés com pedacinhos de gengibre, para aquecer o rim.

Beber chá de gengibre e alecrim para prevenir resfriado. Chá de hortelã para tosse.

Leia um livro, assista uma série, ouça músicas calmas, faça carinho no seu parceiro ou parceira, aquiete-se. É tempo de descanso.

Aconchegue sua casa com velas acesas, mantas no sofá e flores da estação: o ambiente em que você vive ajuda no seu bem-estar.

E, em junho de 2021, vale lembrar que a pandemia continua: vacine-se, primeira e segunda dose, use máscara e álcool gel. Fique em casa, mais do que nunca – pelo frio e pela pandemia. Pense positivo: isso também passará.

E, por todas as medicinas desse mundo, ajude a quem precisa. Solidariedade não tem estação.

Bom inverno!




Redação:
Silvia Delforno, terapeuta corporal com abordagem tântrica.
Whatsapp 11 97118-2440






espaço vazio
espaço
 
Site Seguro Guia de Massagem ®