Utilizamos cookies para melhorar sua experiência no site.
Ao continuar navegando, você está ciente e de acordo com nossos Termos e Políticas de Privacidade.
Concordo

Labirintite

login
área do
anunciante
anuncie
divulgue
seus serviços!
pt
Idioma Atual
espaço
 
Topo menu
 
 
Cadastre seu e-mail para ficar informado sobre as novidades do Guia de Massagem.
Base menu
 
 
Selo Certificado SSL

espaço

Publicado em 01/09/2021
Compartilhar com o Facebook Compartilhar


 

Labirintite – um labirinto de emoções

 
Imagem 937 de Labirintite – um labirinto de emoções

A labirintite é a inflamação do labirinto, órgão que fica dentro do ouvido, responsável pelas funções do equilíbrio e audição. Tem como principal sintoma a tontura e acomete pessoas de todas as idades. Abaixo segue um olhar terapêutico sobre a labirintite.

A labirintite é uma das doenças que pode ser gerada pelo labirinto, para ser diagnosticada é necessária uma apurada anamnese, além de exames específicos. A labirintite é marcada, principalmente, pela tontura. Porém a tontura, tipo vertigem, é um sintoma comum de várias doenças, precisando ser investigada para se avaliar a causa. Tontura é a sensação que a cabeça e o mundo estão rodando.

Os bons hábitos de saúde, como a boa alimentação, exercícios físicos, cuidados com corpo, não abusar da cafeína, não usar drogas ilícitas, ajuda na prevenção e no tratamento dos mais comuns problemas de saúde que provocam tontura.

Labirintite emocional

É uma situação causada por alterações emocionais como excesso de estresse, ansiedade ou depressão que pode levar à inflamação dos nervos do ouvido ou do labirinto, alterando o equilíbrio. A sensação de zumbido e pressão no ouvido, além da tontura e, algumas vezes, também com dor-de-cabeça e vômito, que se agrava nas crises de cansaço extremo ou durante movimentos repentinos com a cabeça. O melhor a fazer nesses momentos de crise é repousar. Até para não correr o risco de cair.

A labirintite emocional pode ser desencadeada no luto por morte, no pânico, na perda de emprego, na cobrança excessiva do trabalho e na vida social, além da pressão emocional.

Repousar, procurar um médico, seguir a receita prescrita e se acalmar. E retomar as rédeas da vida.

Labirintite e a Metafísica

A metafísica sempre vê, primeiramente, as alterações no campo físico e energético do indivíduo. Antes da vertigem se manifestar, um conflito aparece no ambiente, no meio em que o sujeito vive. Sem trabalhar esse conflito, emocionalmente, os sintomas aparecerão no corpo. A solução é transformar esse conflito na consciência, entendo o que houve e o que essa situação representa. Para isso, conheça a si próprio e mude.

Se a sua vida parece girar e o seu mundo parece rodar, você está perdendo seu foco. É preciso habilidade para lidar com as situações do dia-a-dia e procurar por ajuda terapêutica, permitir viver as emoções guardadas pode ajudar muito. O medo e o negativismo alteram a percepção da mente. “A mente mente”. A mente aumenta o tamanho dos seus problemas e você perde seu foco. Você perde a sua referência de realidade. Por isso a vertigem. 

Não adianta esperar por milagres. Diz o ditado que Deus não dá o fardo maior do que se possa carregar. É preciso agir com força e coragem.

Na cromoterapia, a cor verde seguida do azul ajuda a dissipar a tontura. Na aromaterapia, use uma gota de óleo essencial de hortelã pimenta e uma gota de óleo essencial de vertiver. Una num lenço e inale sempre que se sentir zonzo. Juntos, os óleos atuam no sistema nervoso central, acalmando a tontura e trazendo o equilíbrio de volta. Na alimentação, evitar açúcar branco e farinha branca, reduzir carne vermelha e aumentar o consumo de brócolis.

Labirintite e a medicina tradicional chinesa

A MTC prega que nem toda vertigem é labirintite: é preciso exames profundos para o diagnóstico correto. A MTC vê a instabilidade, principalmente a financeira, como o gatilho para as crises de tontura. 

Um exercício usado para checar o sintoma - acompanhado por outra pessoa e num ambiente seguro - é ficar em pé, olhos abertos, braços abertos nas laterais, imaginar-se dando cinco voltas em torno de si mesmo, sem sair do lugar. Se não sentir tontura é a mente que está produzindo o mal-estar. Respira fundo, morde a ponta da língua como uma forma de voltar à realidade e tomar a consciência do corpo. Tomar um pouco de água gelada e repetir o exercício por mais duas vezes. Se a vertigem acontecer, procurar um médico.

Uma indicação da MTC para a prevenção das doenças do ouvido e do labirinto é o consumo de Ômega 3.

Esse artigo é esclarecedor, porém não substitui o diagnóstico de um médico especialista.




Redação:
Silvia Delforno, terapeuta corporal com abordagem tântrica.
Whatsapp 11 97118-2440






espaço vazio
espaço
 
Site Seguro Guia de Massagem ®