Utilizamos cookies para melhorar sua experiência no site.
Ao continuar navegando, você está ciente e de acordo com nossos Termos e Políticas de Privacidade.
Concordo

Hipertensão versus emoção

login
área do
anunciante
anuncie
divulgue
seus serviços!
pt
Idioma Atual
espaço
 
Topo menu
 
 
Cadastre seu e-mail para ficar informado sobre as novidades do Guia de Massagem.
Base menu
 
 
Selo Certificado SSL

espaço

Publicado em 05/10/2021
Compartilhar com o Facebook Compartilhar


Hipertensão versus emoção

 
Imagem 950 de Hipertensão versus emoção
A hipertensão é o aumento da pressão que o sangue faz contra as paredes das artérias, muito além do normal. Embora seja comum aparecer na idade adulta, por volta dos quarenta aos cinquenta anos, a pressão alta pode ocorrer em qualquer época da vida. Ela não tem cura, mas pode ser controlada. A medicina tradicional tem tratamentos eficazes com o uso de medicação. O cardiologista é o especialista nessa área.

As principais causas do aumento da pressão do sangue são: primeiramente o estresse, em conjunto com a alimentação pobre em nutrientes e rica em caloria. Fumo, consumo de álcool em excesso e droga. Sedentarismo e nervosismo. E também hereditariedade. A pressão alta não tratada é uma das maiores causas de problemas cardiovasculares.

Como tratamento, o principal ponto é diminuir o sal na comida, e se o açúcar estiver excessivo na alimentação, diminuir também. Seguido de exercício físico, uma simples caminhada diária ajuda. Dieta prescrita por profissional e controle do peso. Para o estresse, atividade zen como a meditação e o yoga. Respiração consciente e autoconhecimento, através do processo terapêutico.

A hipertensão vista pela metafísica.

A primeira palavra que a metafísica usa para a hipertensão é raiva. Emoção acumulada, guardada e não resolvida. A pressão sobe quando a cabeça não aguenta mais remoer o passado e os erros. A raiva e a culpa ocupa o corpo. O sangue ferve e a cabeça parece querer explodir. A pressão vai ao céu. É necessário libertar-se dessa raiva que está lhe matando aos poucos. Aliviar o coração da culpa, desapegando dos problemas que atormenta. 

A pressão alta também está ligada a ansiedade, o medo do futuro. Temor e sofrimento pelo que não veio ainda. É necessário “soltar” a vida – ela fluirá com ou sem a sua presença. A pessoa que sofre com a hipertensão tende a supervalorizar seus problemas e sofrimentos – é necessário terapia para sair do vitimismo e viver com mais leveza.

Insônia

Uma noite mal dormida antecede a alteração da pressão arterial, geralmente. A insônia aparece quando tentamos resolver, à noite, as pendências do dia. Os problemas povoam a mente, não permitindo o relaxamento do corpo. A primeira ação é um banho quente. Menos celular e mais conexão consigo próprio. Respiração profunda, deitado na cama com os olhos fechados. Faça carinho, lentamente, pelo seu corpo. Trate-se com afeto.

Hipertensão e Medicina Tradicional Chinesa

Para a MTC a primeira palavra por trás da pressão alta é o medo. Algo está ameaçando coisas básicas da vida. Você se sente ameaçado, desprotegido.

A primeira pergunta é: você tem medo de que? 

Mesmo que você se sinta protegido, positivo e confiante, seu subconsciente pode se sentir ameaçado. Daí o coração acelera e o volume de sangue aumenta. E a pressão arterial sobe. Você pode estar tendo uma crise de ansiedade. Respire profundamente.

Patologicamente, você pode estar com o colesterol alto, com excesso de gordura ou até mesmo com as artérias calcificadas. Consulte um cardiologista e siga com o tratamento.

Hipertensão e a psicanálise

Pense com carinho: eu me sinto realizado e respeitado?

Procure um psicanalista se a pergunta o intrigou.

Todas as hipóteses acima são válidas desde que primeiro você procure um médico especialista para amenizar os sintomas e, em seguida procure conhecer-se.



Redação:
Silvia Delforno, terapeuta corporal com abordagem tântrica.
Whatsapp 11 97118-2440






espaço vazio
espaço
 
Site Seguro Guia de Massagem ®