De início, segue dicas para a higiene anal diária: respeite a vontade de evacuar. Não fique sentado por muito tempo no vaso sanitário. Se possível, use ducha higiênica ou tome banho para a higiene – principalmente se já estiver com irritação local. Se necessário, use papel higiênico macio. Evite lenços umedecidos com cheiros na região anal se esta estiver ferida. Lave bem, com sabonete neutro e água quente, e seque com toalha macia. Tenha carinho com seu íntimo.
Doenças anais.
Hemorroida – doença anal causada pela dilatação de veias.
Fissura anal – ferida ou rachadura na região anal, causada por trauma local como dificuldade de evacuação, fezes endurecidas, sexo anal.
Abscesso anal – infecção com pus na região.
Fístula anal – espécie de túnel infectado entre a pele e o ânus.
Hemorroida é a dilatação de veias que pode aparecer no final do ânus e surge devido à má alimentação, obesidade, pouco consumo de água, excesso de açúcar, idade, tabagismo, cirrose hepática, desiquilíbrio da tireoide, pimenta em excesso. E também ao costume de “segurar” as fezes.
Os sintomas são dor local, coceira, dor nas pernas, desconforto e até sangramento. Quando ocorrer o sangramento é necessário, com urgência, procurar ajuda médica. Pode não ser hemorroida e sim algo mais grave.
A hemorroida pode ser interna – na parte de dentro do ânus, ou externa – quando o inchaço se projeta para fora.
Hemorroida e a metafísica.
A metafísica enxerga as doenças na região do ânus como a necessidade extrema de livrar-se do passado ou de situação atual insuportável. As situações tanto do passado quanto do presente podem se referir à pessoa ou acontecimento e representa o grande desejo de liberdade, respeito e paz.
Hemorroida é o inconsciente mostrando a resistência e o medo de algo. E também representa muita mágoa guardada. Uma grande mágoa é encontrada nas pessoas que foram traídas, mesmo que digam que não. A traição é uma espécie de tumor que se instala nas emoções da pessoa traída e o desejo de retaliação e até mesmo vingança é explícito. Tanto que a pessoa se sente fraca, se cobra muito por não ter sido reconhecida na sua doação.
No âmbito profissional, a hemorroida pode acontecer às pessoas que têm medos de prazos estabelecidos para a entrega de tarefas, assim como metas. Colaboradores que já tiveram essas questões com seus líderes, se cobram para cumprir seus deveres, muitas vezes não sabendo lidar com a grande pressão do mundo profissional.
Não importa qual a área da vida que causa ou causou traumas, é preciso se libertar desse peso. O processo terapêutico ajuda muito.
Situações emocionais que podem manifestar a hemorroida.
Pessoas que se doam demais aos outros ou a alguma causa e se frustram. Mulher que idealiza uma vida perfeita em família e isso não se concretiza. Planos de vida que não dão certo e a pessoa não consegue conviver com a frustração. Lembranças de situações mal resolvidas do passado que vem à consciência.
Hemorroida e medicina chinesa.
O ânus é um lugar quente, por isso hemorroidas são varizes. O bumbum é uma área para ser mantida aquecida. Evite biquínis e sungas molhadas por muito tempo.
Dicas da MTC: tomar banho de assento com água quente (temperatura adequada a pele) por uns dez minutos antes de dormir. Alecrim ou castanha-do-pará podem ser adicionados à água. Inclusive a castanha pode ser tomada duas cápsulas pela manhã – é o melhor remédio natural para varizes em geral. Se não for possível o banho de assento, a bolsa de água quente, assim como paninhos quentes (passados à ferro) são bem vindos para amenizar o desconforto anal. Exercícios de contração anal – “recolher” o ânus para dentro do corpo, assim como exercícios de agachamento, ajudam bastante a melhorar a dor e o desconforto.
Esse artigo sinaliza um ponto de vista sobre a doença, jamais substituindo o diagnóstico médico.
Redação:
Silvia Delforno, terapeuta corporal com abordagem tântrica.
Whatsapp 11 97118-2440