Publicado em 26/02/2021
Compartilhar
Como simples ações do dia-a-dia podem trabalhar e acolher nossas emoções.
Por vezes ouço pacientes relatarem a dificuldade em procurar terapia, por questão financeira, falta de tempo, ou vergonha. Pois venho, através desse artigo, desmistificar a palavra terapia. De origem grega, a palavra remete a cuidar, curar e reestabelecer. Como terapeuta, finco minha carreira em estudo, observação, técnicas, resultados. Como ser humano, venho me esforçando a focar na presença - o grande obstáculo do mundo moderno.
Imagine a cena: você acorda pensando quando voltará dormir à noite. Você se veste pensando na reunião que se iniciará em breve. Toma café pensando no trânsito e no trânsito você pensa na moça que pretende sair. E quando sai com ela pensa no futebol e nos boletos. Come o tão sonhado pastel na feira pensando no sushi que virá à noite. Em resumo, você esteve em todos os lugares e ao mesmo tempo em nenhum. Não viveu nem sentiu o momento presente, sua mente estava em outro lugar.
Mindfulness, ou atenção plena é uma técnica de desenvolvimento pessoal ou técnica terapêutica para atingir a consciência plena. Ou seja, estar presente na ação, estar presente no presente. A maior causa da ansiedade é pensar no futuro, no que ainda vai acontecer, muitas vezes nem acontecendo.
Momentos do dia-a-dia que ajudam no cuidado necessário para manter-se mentalmente sadio:
✔ Sentir o sabor dos alimentos. Fazer a refeição à mesa, sem a TV ligada ou celular em mãos. Sem música ou outra distração. Comer é um grande prazer – quando comemos conscientemente, comemos o quanto nos sacia; não descontamos na comida nossa ansiedade, comendo desesperadamente muito mais do que necessitamos.
✔ Degustar uma sobremesa. Um pequeno brigadeiro, uma fatia de abacaxi, um pote de gelatina. Doce é muito bom, desde que ingerido sem exagero. Deguste como se fosse o último doce da face da Terra. Isso vale para bebidas e tudo que ingerimos com exagero, como forma de validar as emoções.
✔ Trabalhe com concentração. A eficácia pertence àqueles que se dedicam ao trabalho, aos que gostam do que fazem e são reconhecidos. Quando estiver trabalhando, apenas trabalhe. Esqueça o restante. Aliás, se você não dá conta do seu trabalho e precisa de muitas horas a mais, você pode estar sobrecarregado ou distraído durante o expediente. Repense sua carreira.
✔ Quando estiver de férias, esqueça e-mails, celular e ligações; responda apenas o necessário. Relaxe e passeie. Curta sua família ou amigos. Você trabalhou um ano para chegar esse momento.
✔ Quando estiver com sua família, seja namorada ou esposa e filhos, ou com seus pais e irmãos – esteja presente. Sinta prazer estando na companhia dos seus familiares e seja simpático com todos. Brinque com as crianças e dê atenção aos mais velhos. São ápices que valem ouro.
✔ Cultive os seus momentos: faça seu esporte preferido, um das melhores terapias que existe. Cuide de plantas, cozinhe, limpe e organize. Esteja consciente do seu ato, aproveite todo conhecimento e bem-estar; usufrua da sua companhia, embora isso seja um grande obstáculo para alguns.
✔ Passe um tempo no Sol. Passe um tempo sem fazer nada - terapia do vazio. Permita-se a preguiça.
✔ E sempre que precisar de ajuda, procure por ela. Um profissional capacitado mostrará a você outra forma de olhar para sua realidade. Ajudará você a sanar dores físicas, psíquicas, emocionais.
Pratique a atenção plena a todo o momento – vigie-se. Conheça a meditação. Pratique uma religião – a vida com fé se torna mais fácil.
Seja você. Para você. E por você. Sempre.