A região da baixada fluminense é um conjunto de municípios do estado do Rio de Janeiro que engloba regiões como Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Nilópolis, Belford Roxo, Queimados e Mesquita, algumas fontes também incluindo as cidades de Magé e Guapimirim, Paracambi, Japeri, Itaguaí, Seropédica e Mangaratiba como parte da baixada fluminense. Os municípios da baixada fluminense compõem grande parte da população do estado do Rio.
Porém são alguns dos destinos menos procurados pelos turistas que visitam o RJ, que geralmente procuram destinos como a capital do estado e municípios próximos à baixada fluminense como Ilha Grande, Paraty e Angra dos Reis.
A massagem, na baixada fluminense, é uma terapia muito procurada por quem deseja aliviar dores no corpo, complementar algum tratamento como a fisioterapia ou simplesmente relaxar. Por não ser uma região tão turísticas como os bairros da zona sul da capital, boa parte do público que procura pela massagem são os próprios moradores da região. O público feminino se interessa bastante por técnicas de massagem estéticas como a massagem redutora ou drenagem linfática, enquanto o público masculino costuma se interessar pelas técnicas de massagem relaxante ou estilos mais íntimos como as massagens sensuais.
De modo geral, a massagem pode proporcionar benefícios diversos como o relaxamento e alívio de dores. Entretanto, quando for procurar pela massagem, opte por profissionais que geralmente atuam em consultórios próprios, clínicas, ou spas especializadas nos diversos tipos de terapia.
Por não ser uma terapia invasiva, a massagem não possui tantas contraindicações, mas ainda assim, em alguns casos é importante ter alguns cuidados e se for o caso, consultar um médico antes. A massagem envolve movimentos que podem agravar lesões e ferimentos recentes e por estimular a circulação sanguínea não é indicada para pessoas com problemas de pressão, febre, infecções ou trombose.