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O pilates vem ganhando cada vez mais adeptos no País. Criado na Alemanha por Joseph Hubertus Pilates, a técnica é uma mistura de estilos como o Polestar, Power Yoga, Gyrokinesis, Rolfing e Fisioball. Elas, assim como o pilates, tem o objetivo de proporcionar uma maior conscientização corporal. 

A técnica criada pelo alemão se baseia na filosofia de que músculos bonitos e saudáveis devem ser fortes e flexíveis e, por isso, seus exercícios servem exatamente para esse intuito. O pilates nada mais é que uma série de exercícios que permitem o alongamento de músculos encurtados, a maior mobilidade nas articulações e, consequentemente, a fortificação dos músculos para os adeptos da prática esportiva. 

Como funciona o pilates

 
Para tornar o músculo mais forte e torneado, a técnica do pilates utiliza de exercícios de baixo impacto que são feitos em poucas repetições. Desse modo, pode ser realizado por qualquer tipo de pessoa - das mais sedentárias, aos atletas de elite - já que não desgasta músculos e articulações.

Ministrado por profissionais de fisioterapia, a prática tem uma gama de benefícios. Os adeptos do Pilates têm sua flexibilidade aumentada, alongamento e maior controle do corpo, correção postural, estimulação do sistema circulatório, aumento na concentração, melhor coordenação motora e, também, o aumento da resistência mental. 

O pilates pode ser praticado de duas maneiras, em aparelhos ou no solo. Com a prática em aparelhos, que em sua maioria são compostos por molas, o aluno encontra uma maior resistência, mas, ao mesmo tempo, acaba por reduzir o esforço de quem o usa, tudo dependendo do tamanho da mola usada no aparelho.

Já para quem prefere o pilates de solo, o esforço é maior, já que não existe nenhum tipo de apoio. Apesar de mais difícil, ele acaba por ser o método mais procurado pelos frequentadores das academias, já que é oferecido como aula em muitos lugares.

Como possui diversos exercícios, o pilates é a escolha para quem não gosta de rotina. Ele proporciona um maior uso do corpo e não provoca dores. Mesmo com o inúmero esforço colocado nas aulas, os praticantes saem mais relaxados e têm até mesmo uma melhora significativa na hora de dormir.

O importante é saber que antes de se aventurar no exercício, se certifique que o professor é treinado para dar a aula e, no caso do uso de aparelhos, que você vai ser orientado por um profissional de fisioterapia.


 


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