Para garantir um resultado satisfatório em sua pesquisa, utilize o filtro abaixo para especificar a localidade onde deseja encontrar hidroterapia.
Exercícios aquáticos, nos dias de hoje, estão sendo cada vez mais procurados com o intuito de trazer benefícios à saúde de seus praticantes. Os mais conhecidos são a hidroginástica e a hidroterapia.
A hidroginástica tem como objetivo melhorar a capacidade aeróbica e cardiorrespiratória, aumentar o fortalecimento e a resistência da musculatura, a flexibilidade, o gasto calórico, que é proporcionado de acordo com a intensidade dos exercícios praticados, podendo variar de 260 a 400 Kcal por hora e o bem-estar em geral.
É uma mobilidade de exercício em grupo, possuindo assim uma interação entre os alunos, é realizada em uma piscina comum, onde o educador físico é o responsável pela aula. Não é considerado um tratamento, mas uma forma de se exercitar sem causar danos à saúde de uma maneira mais relaxante.
Por ser na água, a hidroginástica diminui o esforço articular, assim esse exercício acaba se tornando mais agradável, eficaz e estimulante, podendo ser praticada por pessoas de qualquer idade.
Os mais indicados para a realização desta atividade são os que não têm costume em praticar exercícios físicos, os que possuam pouco condicionamento físico, os que não podem fazer exercícios de alto impacto (corrida, dança ou musculação), que tenham doenças como gonartrose, hérnia de disco e tendinite, as gestantes ou qualquer pessoa que tenha vontade e esteja apta para a prática.
A hidroterapia é um tipo de tratamento individual realizado por um fisioterapeuta, em uma piscina terapêutica aquecida de 32º a 34º graus célsius e de estrutura adequada para receber qualquer paciente. Ela é iniciada após uma avaliação minuciosa, que pode durar até uma hora anamnese, exame físico e avaliação dentro da água, onde são detectadas as patologias, o tipo e a frequência do tratamento.
A hidroterapia tem indicação na recuperação de diversas enfermidades entre elas à artrite, dores musculares, problemas respiratórios, problemas ortopédicos, inchaço nas pernas, patologias neurológicas e reumatológicas, podendo conseguir assim uma recuperação rápida e eficaz.
Tanto a hidroginástica, quanto a hidroterapia ajudam a melhorar a qualidade de vida dos seus praticantes. Elas precisam ser realizadas com o acompanhamento profissional e médico, para que não causem danos irreversíveis à saúde.