Utilizamos cookies para melhorar sua experiência no site.
Ao continuar navegando, você está ciente e de acordo com nossos Termos e Políticas de Privacidade.
Para garantir um resultado satisfatório em sua pesquisa, utilize o filtro abaixo para especificar a localidade onde deseja encontrar podologia.
Ainda não temos serviços cadastrados nesta categoria para região selecionada.
Gostaria de ser o primeiro? Clique aqui e cadastre seu serviço.
0 resultados
O podólogo
O estudo dedicado ao tratamento e bom funcionamento dos pés atende pela denominação de podologia. A técnica exerce influência a toda e qualquer enfermidade envolvendo os pés no corpo humano. Estuda, analisa, previne, diagnostica e trata qualquer problema que alguma pessoa venha a apresentar nos pés – nos aspectos anatômicos e patológicos.
A palavra podologia decorre do idioma grego e significa basicamente “pés tratados”. A técnica se baseia no estudo de tudo que envolve essa parte importantíssima de nosso corpo, que são os nossos pés, o nosso apoio para encarar as obrigações de cada dia. O estudo proveniente do próprio pé, do tipo de calçado ideal para cada um dos casos e os estudos das doenças, propriamente ditas, que assolam essa área são algumas das responsabilidades do podólogo, especialista neste ramo.
Base de sustentação do corpo humano, os pés não podem ser estudados de maneira solitária, pois são apenas mais uma parte do aparelho locomotor, necessitando do funcionamento correto de todas as outras, para se mostrarem na mais perfeita ordem. Pelo fato de serem desgastados quase todos os dias, por consequência do próprio calçado, mas também de um solo irregular, por exemplo, os pés merecem uma atenção especial por parte de todas as pessoas, pois suportam o peso do corpo e estão expostos a diversos tipos de tensão diariamente.
É exatamente nesses conceitos que o podólogo atua. Dotado de noções de anatomia, fisiologia e patologia, ele reprime e trata complicações nos pés humanos, tais como calos, pés diabéticos, micoses, rachaduras, unhas encravadas, correção das unhas, etc. O conceito de aliviar qualquer tipo de dor, decorrente dessas enfermidades, é o retrato da função de um podólogo.
Força no Brasil
A podologia no Brasil teve no ano de 2008 uma de suas grandes conquistas no âmbito da medicina. Uma Universidade de São Paulo foi a grande expoente do primeiro curso de graduação da área. Consequentemente, o leque de estudos na área estava aumentando consideravelmente, pois, além de formar pessoas preparadas para atuar na função, abria espaço para estudos posteriores nas escolas de pós-graduação, mestrados e doutorados, funções inexistentes em outrora. O curso carece de três anos de estudos e aprimoramentos.