A Representação do Sono

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Publicado em 08/03/2017
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A Representação do Sono em uma Visão Holística

 
Todo mundo sabe que uma boa noite de sono é fundamental para recarregarmos nossa energia, mantermos boa disposição, o bom humor, a mente atenta e a imunidade em alta.

O sono é o ato de desligar, de entrega. Simboliza desprendimento, permissão, abrir mão do controle. Assim, uma pessoa só consegue realmente se desligar e ter um sono profundo e reparador quando liberta-se das preocupações e acontecimentos do dia-a-dia. 

Um primeiro passo para essa libertação é acreditar em si mesmo e em seus potenciais para dar conta de todas as obrigações cotidianas. É ter autoconfiança e também uma boa dose de fé ao abandonar os medos e as dúvidas.  



Os fatores externos, como vimos, interferem diretamente em nosso sono. E não só os pensamentos e preocupações, mas os próprios ruídos externos e interferências no ambiente, como claridade, dormir com a TV ligada, odores muito fortes, ambientes quentes ou úmidos, etc., podem contribuir para um sono de má qualidade.

Problemas de saúde também devem ser considerados, como problemas respiratórios, cardíacos, excesso de peso, problemas digestivos e hormonais, podem levar à insônia.

De uma forma ou de outra, a insônia reflete claramente o modo como lidamos com os acontecimentos e como usamos nossos recursos internos para resolver as situações. Sem dúvida, é preciso sempre refletir sobre as questões que nos afetam, para que possamos tomar a melhor decisão. Entretanto, o ideal é tirar um tempo do dia para essa reflexão e não utilizar as horas de sono para isso.

Devem ser consideradas algumas mudanças de atitude, como passar a encarar os problemas e tentar resolvê-los o mais prontamente possível, não deixando para depois a solução do empasse, não fugir das situações, mas criar uma conduta de confiança em si mesmo, inclusive relembrando fatos passados que tenhamos conseguido superar com sucesso para que isso possa nos encorajar e empoderar.

A hora do sono é sagrada e deve ser respeitada. Para ajudar podemos fazer alguns rituais diários para que o corpo e mente se acostumem a desligar. É interessante procurar deitar em horários regulares, deixando o ambiente tranquilo, menos iluminado, fazer 

exercícios respiratórios para sentir a respiração mais lenta e profunda. Evitar também interferências de TV ou computadores ligados no local do sono.

Meditar também pode ser interessante para acalmar e afastar aos poucos a ansiedade.
Fazer refeições mais leves e não muito próximas do horário de deitar, para que não haja incômodo gástrico.


A Aromaterapia pode ajudar

Existem alguns óleos essenciais bem adequados para a tranquilização do sistema nervoso como a Lavanda, a Laranja Doce, o Cedro, o Olíbano, o Gerânio, a Bergamota, o Ylang Ylang, entre outros.


Imagem 11 de A Representação do Sono em uma Visão Holística
Dicas:

*É possível usar uma gota de óleo essencial de Lavanda no travesseiro antes de deitar para relaxamento.

*Um banho relaxante com sabonete líquido feito com óleos essenciais de Lavanda, Gerânio e Bergamota. Para cada 100ml de sabonete líquido base neutra, utilize 30 gotas de óleos essenciais no total. Exemplo: 10 gotas de Lavanda, 08 gotas de Gerânio e 12 gotas de Bergamota.
Misturar bem os óleos essenciais ao sabonete e utilizar para um banho noturno relaxante.



*Spray ambiental com Laranja Doce, Lavanda e Ylang ylang. Para cada 100ml, use 30 gotas de óleos essenciais no total. Exemplo: 20 ml de álcool de cereais, 80ml de água filtrada e 14 gotas de Laranja Doce, 12 gotas de Lavanda e 4 gotas de Ylang ylang.


Misturar os óleos ao álcool de cereais e acrescentar à água. Borrifar no ambiente um pouco antes de dormir.

*Exercício respiratório chamado 4-7-8. Deitado em posição confortável, feche os olhos e inspire pelo nariz por 4 segundos, depois prenda a respiração por 7 segundos e expire pela 

boca em 8 segundos. Essa respiração auxilia a oxigenar melhor o cérebro, acalma os pensamentos e, consequentemente, permite dormir melhor. Durante essa respiração, pode ser usado o óleos essencial de Olíbano (duas gotas em lenço de papel para inspirar) pois tem o poder terapêutico de aprofundar a respiração ou o óleo essencial de Cedro, que ativa a melatonina (hormônio do sono).

Lembre-se: toda mudança de hábito requer um tempo para que comece a fazer os efeitos necessários. Tenha paciência, confie em você. Faça também visitas ao médico regularmente para manter a saúde em ordem, cuide da alimentação e agregue um exercício físico ao seu cotidiano.


Colunista:   Silvia Pirré  – Psicoterapeuta

Atuação:   Florais de Bach, Aromaterapia, Reiki, Aurículoterapia, Reflexologia, Massagem Relaxante com Óleos Essenciais.

Endereço:  Rua Dr. José de Queiroz Aranha, 234 – Próximo ao metrô Ana Rosa

Telefone: (11) 5083-4482 – Atendimento com hora marcada

E-mail  -  silvia.pirre@yahoo.com.br







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