Florais

login
área do
anunciante
anuncie
divulgue
seus serviços!
pt
Idioma Atual
espaço
 
Topo menu
 
 
Cadastre seu e-mail para ficar informado sobre as novidades do Guia de Massagem.
Base menu
 
 
Selo Certificado SSL

espaço


Publicado em 19/05/2016
Compartilhar com o Facebook Compartilhar
 

Florais


Os Florais de Bach

 
Imagem 148 de Os Florais de Bach
Criados por Dr. Eduard Bach, médico inglês, especialista em bacteriologia, imunologia e saúde pública, os Florais de Bach são um método de tratamento natural e sem qualquer contraindicação. Dr. Bach descobriu 38 remédios florais entre 1928 e 1935.

Por sua observação e experiência no cuidado com os doentes, concluiu que o equilíbrio emocional é fundamental na cura das doenças. Em 1917, Dr. Bach adoeceu gravemente, tendo uma hemorragia digestiva, sendo dada a ele uma expectativa de vida de apenas 3 meses. Porém, não se abateu com o diagnóstico e voltou às suas pesquisas e trabalhos, acabando por curar-se. Assim, compreendeu que quando se tem um forte querer, uma grande determinação, um objetivo sólido na vida, tudo fica mais fácil de se concretizar, pois esses são fatores decisivos para a saúde e bem-estar de todos os seres humanos. 

O sistema dos Florais de Bach é baseado nas propriedades vibracionais e terapêuticas das flores, que visa curar o ser humano como um todo, não só fisicamente, mas emocional, mental e espiritualmente. De forma geral, as doenças relacionam-se às características negativas que acabam por gerar desequilíbrios emocionais e que são somatizados, ou seja, sintomas físicos mas que tem uma origem emocional. A doença é a última manifestação de que algo não vai bem e está em desarmonia. O equilíbrio mente, corpo e espírito gera saúde.

A Terapia Floral propõe-se à harmonizar as pessoas, trazendo-as a um ponto de maior autoconhecimento, reencontrando o caminho da felicidade e saúde que já está dentro de cada um de nós, tratando não apenas o sintoma, como a medicina tradicional, mas o ser como um todo.

Dr. Bach acreditava que a doença era como um aviso de que algo precisa ser feito, de que algo não vai bem. É a possibilidade de se purificar, se conhecer melhor e, assim, retomar o equilíbrio saudável. Tudo depende de nossa postura perante os acontecimentos da vida, como reagimos perante eles. Os Florais não modificam a situação, logicamente, mas alteram a nossa perspectiva, reação e atitude diante dos fatos.

Em seu livro “Cura-te a ti mesmo”, Dr. Eduard Bach, afirmou que as causas das doenças eram os estados emocionais negativos (egoísmo, ódio, orgulho, vaidade, vingança, etc.). A energia dos Florais reverte os movimentos negativos buscando dentro de nós o lado positivo. As doses dos Florais reduzirão aos poucos a negatividade até neutralizá-la, aprimorando as nossas virtudes. 

Diferente da Fitoterapia, os Florais de Bach possuem somente a energia curativa das flores. A essência-mãe é preparada com flores frescas colocadas em água pura e mineral e expostas aos raios solares durante várias horas. Outro método utilizado é o de ebulição ou fervura. Assim, por esses métodos, as flores deixam sua energia, sua vibração e identidade impregnada na água. Por ser um preparado energético, deve-se tomar o cuidado de manter os florais longe de aparelhos eletrônicos ou ultravioletas.

Por ser um tratamento sutil, pode ser utilizado junto com outros métodos, sem qualquer problema. Pelo contrário, os Florais complementam os demais tratamentos, inclusive os alopáticos. Os Florais podem ser utilizados por todos, inclusive por bebês, crianças, idosos, gestantes, animais e plantas.

Dr. Bach dividiu os remédios Florais em 7 Grupos Emocionais e criou ainda uma fórmula para situações de emergência, o Rescue.



Grupo da Solidão: Heather, Impatiens, Water Violet

Grupo da Hipersensibilidade a Opiniões: Agrimony, Centaury, Holly, Walnut

Grupo da Preocupação Excessiva com os Outros: Beech, Chicory, Vervain, Vine, Roch Water

Grupo do Medo: Mimulus, Aspen, Cherry Plum, Red Chestnut, Rock Rose

Grupo da Indecisão: Cerato, Gentian, Gorse, Scleranthus, Hornebean, Wild Oat

Grupo do Desinteresse pelo Presente: Chestnut Bud, Clematis, Honeysuckle, Mustard, Olive, White Chestnut, Wild Rose

Grupo do Desalento ou Desespero: Crab Apple, Elm, Larck, Oak, Pine, Star of Bethlehem

Para todas as situações emergenciais: Rescue Remedy

No próximo artigo, descreverei cada um dos remédios Florais do Dr. Bach e mais detalhes sobre as possibilidades de   utilização, inclusive em conjunto com outras Terapias Complementares, como a Aromaterapia.



Referências:

 
  • Florais de Bach – os remédios da alma – Elizabeth Coneza – Ed. Alfabeto
  • Florais de Bach – O livro das fórmulas – Dra. Jessica Bear e Dr. Wagner Bellucco – Ed. Pensamento
  • Os Remédios Florais de Dr. Eduard Bach – Incluindo Cura-te a Ti Mesmo e Os Doze Remédios – Dr. Eduard Bach – Ed. Pensamento
  • Cursos sobre Florais de Bach – Atmam Espaço Vivencial 


Colunista: Silvia Pirré – Psicoterapeuta

Atuação: Florais de Bach, Aromaterapia, Reiki, Aurículoterapia, Reflexologia, Massagem Relaxante com Óleos Essenciais.

Cursos: Aromaterapia

Endereço: Rua Dr. José de Queiroz Aranha, 234 – Próximo ao metrô Ana Rosa

Telefone: (11) 5083-4482 – Atendimento com hora marcada

E-mail - silvia.pirre@yahoo.com.br




 

espaço vazio
espaço
 
Site Seguro Guia de Massagem ®