Ondas Cerebrais

login
área do
anunciante
anuncie
divulgue
seus serviços!
pt
Idioma Atual
espaço
 
Topo menu
 
 
Cadastre seu e-mail para ficar informado sobre as novidades do Guia de Massagem.
Base menu
 
 
Selo Certificado SSL

espaço


 
Publicado em 25/02/2016
Compartilhar com o Facebook Compartilhar
 

Ondas Cerebrais


O funcionamento das Ondas Cerebrais – E os Óleos Essenciais:

 
Imagem 119 de O funcionamento das Ondas Cerebrais – E os Óleos Essenciais:
A atividade elétrica gerada pelo coração é registrada por um eletrocardiograma (ECG) e a atividade elétrica gerada pelos músculos é registrada pela eletromiografia (EMG). Já a atividade elétrica gerada pelo cérebro é medida e registrada pelo eletroencefalograma (EEG).

As ondas elétricas cerebrais, como todas as ondas, são medidas de duas maneiras. A primeira é a frequência ou a velocidade dos impulsos elétricos. Frequência é medida em ciclos por segundo (Hz), variando de 0,5 Hz a 38 Hz. A segunda medida é a amplitude, ou seja, o quão forte é a onda cerebral. Ondas cerebrais são classificadas por frequência em cinco tipos: BETA, ALPHA, TETA, DELTA e GAMA. As correntes elétricas dos hemisférios esquerdo e direito do cérebro são registradas graficamente pelo eletroencefalograma, através de eletrodos aplicados no couro cabeludo.



E como são as Ondas do nosso cérebro?

 
Ondas Beta: É o estado como você se encontra agora, o máximo da mente consciente. Um ritmo rápido e irregular de 13 ou mais ciclos por segundo ou (Hertz). Alterações emocionais como medo, stress e ansiedade, entre outras, podem elevar esse índice até 60 ciclos por segundo (Hertz), ou mais, gerando um estado de frequência alterado e consequentes doenças psicossomáticas.

É um estado de mente agitada e alerta de uma pessoa comum, mas que permite a solução de problemas intelectuais e psicomotores que exigem elevada concentração como o trabalho, esportes, estudos, etc.


Imagem 122 de E como são as Ondas do nosso cérebro?
O óleo essencial de Alecrim (Rosmarinus Officinalis) é conhecido como o “óleo dos estudantes”, pois aumenta a frequência das ondas Beta, o que em uma situação de estudo, é necessário pois aumenta a concentração, foco e capacidade de memorização.

Mas a elevação e a alteração frequente desse estado promove a geração de distúrbios psicossomáticos e físicos, pois são determinantes na regulação das funções do sistema cardíaco e sanguíneo. Pode desencadear processos de insônia, stress, ansiedade elevada, pânico, fobias e processos disfuncionais com relação ao metabolismo, pressão arterial, tensão muscular, respiração, problemas circulatórios, hormonais, e arritmias cardíacas. Todos considerados processos degenerativos, ou seja, um caminho contrário à saúde e vitalidade.

Ondas Alpha: são ondas cerebrais mais lentas, vão de 7 a 12 Hertz. A onda Alpha é estável e rítmica, com mais amplitude e mais energia. É emitida pelo cérebro durante o sono e no estado mental de serenidade. São bem mais baixas que as ondas Beta e podem ser utilizadas para organizá-las. As ondas Alpha referem-se ao todo, enquanto as Beta referem-se às partes.


Imagem 123 de E como são as Ondas do nosso cérebro?
Quando se está sob muito stress, os dois hemisférios do seu cérebro não trabalham coordenadamente. Em estado tranquilo ocorre a integração e eles funcionam de forma sincrônica, havendo mais chances de sucesso com relação à vitalidade e nas atividades a serem realizadas.

Em ondas Alpha, embora a mente esteja tranquila e equilibrada, ela não está fraca ou passiva; está serena e alerta. Durante a meditação e o relaxamento, as ondas cerebrais são imediatamente transformadas, passando do ritmo acelerado de Beta para o ritmo tranquilo de Alpha. E, com a concentração contínua em um mantra, por exemplo, o nível de energia de ondas alpha aumenta.

Podemos citar o óleo essencial de Lavanda (Lavandula augustifolia) para aumentar a frequência das ondas Alpha, o que levaria o cérebro a um estado de mais relaxamento. Outros óleos essenciais que ativam as ondas Alfa são Laranja-Doce, Bergamota, Camomila-Romana e Melissa. 

Ondas Teta: Na Meditação profunda e no relaxamento profundo as ondas Alpha são gradualmente transformadas em ondas mais lentas e poderosas, de ritmo Teta, entre 4 e 7 Hertz. Nesse estado Teta de consciência, a mente é inundada, como foi comprovado por cientistas, com insights criativos e alegria interior, como se estivesse no limiar da Consciência Cósmica.


Imagem 124 de E como são as Ondas do nosso cérebro?
Quanto mais baixa é a frequência em estado de consciência, maior é a energia mental. Quanto mais diminui a fronteira entre a mente consciente e a subconsciente, mais nos aproximamos da Sabedoria Infinita, do Eu Superior e da Mente Cósmica. É o estado da Co-criação.

É também considerada a onda do sono com sonhos. Uma onda que possibilita insights e tem muita força criativa. Elas retém memórias e sensações, e governa nossas atitudes, comportamentos e crenças. Elas são produzidas pela mente subconsciente. Estão presentes antes de adormecer e ao acordar de um sono profundo.

É o local de armazenamento de nossa inspiração, criatividade, como também material psicológico reprimido. É a onda das experiências mais elevadas e esclarecedoras.



Ondas Delta: Acontece em alguns momentos de sono profundo.

 
Imagem 120 de Ondas Delta: Acontece em alguns momentos de sono profundo.
É uma onda de variação lenta e de menor frequência, entre 0,1 e 4HZ. Está associada à meditação profunda e ao sono profundo. Algumas frequências na faixa Delta liberam o hormônio do crescimento humano (human growth hormone), o HGH, que é muito benéfico para a regeneração e cura.

A Onda Delta é ótima para acessar o inconsciente, onde a intuição pode aflorar facilmente. Nesse estado, o nível de energia aumenta e o êxtase interior torna-se cada vez mais intenso e a mente se aquieta. 

As ondas cerebrais gradualmente se tornam mais lentas, mais sutis e a mente funde-se à Consciência Suprema no interior de cada um, atingindo estados de êxtase, contentamento e paz profunda. É a meta do yoga: o estado de Samadhi, a união com Deus.

Alguns óleos essenciais, por suas características e propriedades, nos permitem contato com um estado meditativo mais profundo. Dentre eles, podemos citar: Olíbano, Mirra, Cipreste, Sândalo, Patchouli, Cedro.

O nosso cérebro é maravilhoso, mas usamos apenas um pequeno percentual de sua capacidade. Além disso, costumamos envenenar nosso corpo com sentimentos e emoções negativos e com alimentação e hábitos inadequados: como tensão, drogas, álcool, cigarro, alimentação pouco saudável, sedentarismo, e outros hábitos que prejudicam nossa saúde global e a clareza e fluidez de nossos pensamentos. Portanto, a saúde global influencia em muito nosso estado de concentração, tranquilidade mental e equilíbrio orgânico. 



Mente e corpo não se separam!

 
Alimentos processados e enlatados possuem frequência 0 e levam nosso corpo e cérebro à uma baixa de frequência, o contrário ocorre quando ingerimos alimentos frescos.

Os óleos essenciais de origem natural comprovada, por serem elementos de energia da natureza, possuem alta vibração. Atualmente há comprovação de que pessoas doentes possuem vibração baixa. Mantendo a vibração de nosso corpo em alta, diminuímos os riscos de ficarmos doentes.

Abaixo estão as vibrações de alguns óleos essenciais, dos quais, o de maior vibração é o de Rosas, seguido pelo de Lavanda:


Rosa (Rosa damascene).....................320 MHz                                          Lavenda (Lavendula angustifolia)........118 MHz
Mirra (Commiphora myrrha)................105 MHz                                        Camomila Alemã (Matricaria recutita)..105 MHz
Junípero (Juniperus osteosperma)............98 MHz                                   Sândalo (Santalum album)...................96 MHz
Angélica (Angelica archangelica)...........85 MHz                                        Hortelã Pimenta (Mentha peperita)........78 MHz
 



Referências:

 
Aromaterapia e as Emoções – Shirley Price – Editora Bertrand Brasil
Estudo sobre os óleos essenciais e as ondas cerebrais por John Steele.




Colunista: Silvia Pirré – Psicoterapeuta

Atuação: Florais de Bach, Aromaterapia, Reiki, Aurículoterapia, Reflexologia, Massagem Relaxante com Óleos Essenciais.

Cursos: Aromaterapia

Endereço: Rua Dr. José de Queiroz Aranha, 234 – Próximo ao metrô Ana Rosa

Telefone: (11) 5083-4482 – Atendimento com hora marcada

E-mail - silvia.pirre@yahoo.com.br




 

espaço vazio
espaço
 
Site Seguro Guia de Massagem ®