Corpo e Movimento

login
área do
anunciante
anuncie
divulgue
seus serviços!
pt
Idioma Atual
espaço
 
Topo menu
 
 
Cadastre seu e-mail para ficar informado sobre as novidades do Guia de Massagem.
Base menu
 
 
Selo Certificado SSL

espaço


 
Publicado em 18/12/2015
Compartilhar com o Facebook Compartilhar
 

Corpo e Movimento


Com movimentos, ganhamos vida!

 
 
Imagem 57 de Com movimentos, ganhamos vida!
“Se as pessoas dançarem um pouco mais, cantarem um pouco mais, tornarem-se um pouco mais loucas, as energias delas fluirão mais, e seus problemas desaparecerão pouco a pouco. Desse modo, eu insisto na dança. Deixe toda a energia tornar-se dança e, de repente, chega um momento em que seu corpo não mais é algo rígido, ele se torna flexível, fluente. Quando você dança, chega um momento em que suas fronteiras não estão mais tão claras: você se dissolve e se funde com o cosmo, as fronteiras se misturaram." (Osho).



O Corpo é uma máquina feita para estar em movimento

 
Atualmente, com os hábitos da vida moderna, muitas pessoas preocupam-se somente em trabalhar e ganhar dinheiro. Passam a maior parte de suas vidas nas empresas, sentadas em frente a um computador e, nos raros momentos de descanso, preferem assistir a um filme ou, novamente, fazer alguma atividade no computador, no celular, assistir televisão. Sempre sem muito movimentar o corpo. Com a evolução tecnológica, tudo ficou mais fácil, as fronteiras e distâncias diminuíram e os corpos vão ficando cada vez mais sedentários. Quantas pessoas conhecemos que preferem ir à padaria que fica logo ali, perto de casa, de carro, ao invés de fazer uma caminhada, por pequena que seja? Ou usar a escada rolante ou elevador ao invés de subir um ou dois andares de escada?

Com o tempo, esse hábito provoca doenças osteomusculares, dores por movimentos repetitivos (LER), obesidade, elevação da pressão arterial, aumento do colesterol, problemas de circulação (principalmente dos membros inferiores), diabetes, constipação, perda da capacidade respiratória, atrofia e perda de massa muscular, etc. Isso sem mencionar as questões psicológicas, pois todo esse desgaste, sem tirar um tempo para cuidar do corpo, pode gerar também estresse e depressão, entre outras questões.

No momento de buscar um exercício físico, é importante realizar algo que esteja de acordo com o tipo físico e características individuais. Cada pessoa é única e o que vale para um, pode não ser bom ou adequado para o outro, e nada de exageros, pois o excesso pode causar lesões e pode ser perigoso para a saúde. É interessante começar a fazer pequenas alterações diárias e ao invés de usar carro ou transporte coletivo para se locomover em curtas distâncias, procure ir a pé, troque a TV ou o computador por uma caminhada no parque, suba e desça dois lances de escada ao invés de usar o elevador. Faça exames médicos para avaliar a condição física e, se possível, passe a se exercitar pelo menos três vezes por semana.

Os exercícios físicos possibilitam aumentar a agilidade, a flexibilidade e a força, melhorar a frequência cardíaca e respiratória, a coordenação motora, o sono e a memória, trazem mais disposição e permitem até mais contatos interpessoais. Praticar exercícios físicos ajuda a liberar endorfina (neuro-hormônio), que dá sensação de prazer e alegria. Aliado a isso, a sensação de se cuidar e de estar usando parte de seu tempo para melhorar sua condição de saúde, trará muitos benefícios emocionais!

Quando nos submetemos aos cuidados das Terapias Complementares, além do trabalho terapêutico, devemos olhar também o cliente como um todo, fazendo ajustes em sua alimentação e orientando quanto aos exercícios físicos mais adequados. O que estamos visando é o bem estar integral e a prevenção de problemas futuros.


Referências:

 

Colunista: Silvia Pirré – Psicoterapeuta

Atuação: Florais de Bach, Aromaterapia, Reiki, Aurículoterapia, Reflexologia, Massagem Relaxante com Óleos Essenciais.

Cursos: Aromaterapia

Endereço: Rua Dr. José de Queiroz Aranha, 234 – Próximo ao metrô Ana Rosa

Telefone: (11) 5083-4482 – Atendimento com hora marcada

E-mail - silvia.pirre@yahoo.com.br





espaço vazio
espaço
 
Site Seguro Guia de Massagem ®