Utilizamos cookies para melhorar sua experiência no site.
Ao continuar navegando, você está ciente e de acordo com nossos Termos e Políticas de Privacidade.
O taoísmo é uma filosofia milenar da cultura chinesa, formulada por Lao Tsé no ano VI a.C. Sua principal característica é a vida em harmonia com a natureza.
Lao Tsé deixou grandes ensinamentos, aqui cinco deles:
1. Siga o fluxo natural das coisas. A modernidade leva você a crer que está "perdendo" a hora para muita coisa e, na verdade você não está, porque tudo tem sua hora certa. Não adianta entrar na faculdade pensando no doutorado se você nem conseguiu seu primeiro estágio. Não adianta mágica para emagrecer seu corpo: é preciso observá-lo, entendê-lo e reeducá-lo para se tornar magro. Um passo de cada vez.
2. Não se sobrecarregue. Faça suas atividades mas também descanse. A correria faz com que seu metabolismo entre em declínio além do envelhecimento precoce. Cada coisa no seu tempo. Coma alimentos saudáveis, exercite seu corpo, realize seu trabalho com êxito, estude e não gaste à toa. Tudo isso te ajudará numa doença, numa mudança de emprego e também ajudará a atravessar um período de crise financeira.
3. Ter controle excessivo é pedir para sofrer. A boa liderança é feita nos bastidores, observando o que está acontecendo. Não tente controlar ninguém nem nenhuma situação, nada está sob o seu controle.
4. O que é suficiente, basta. O exemplo mais atual para esse ensinamento é a influência das redes sociais na vida da maioria das pessoas. Você compara, inveja e se frustra. Não basta ter um bom celular, é preciso ter o modelo mais atual com mais recursos que está bem fora do seu orçamento. E assim nunca será o bastante, porque você sempre irá comparar com o outro.
5. Busque o autoconhecimento. Ele te liberta.
O Tao é representado pela figura do Yin e Yang, tão presente nas terapias holísticas. O símbolo forma as dualidades que se completam, como o frio e o quente, a noite e o dia, o bem e o mal, e assim por diante.
Abaixo segue um pouco mais da sabedoria do Tao tão importante e tão atual para ajudar a todos a viver uma vida com mais plenitude:
Pense no que irá falar, pois cada vez que pronuncia uma palavra você deixa escapar sua energia Chi (força vital).
Não use palavras que remetam ao negativo, se não tiver nada de bom para falar, mantenha o silêncio.
O universo age como um espelho, se você se identifica com o êxito, alcançará êxito. Se você se identifica com o fracasso, conhecerá o fracasso.
Não se dê tanta importância, seja humilde.
Seja discreto e preserve sua vida íntima.
Ajude o outro a reconhecer suas virtudes e qualidades - todos tem.
Ganhe confiança em si mesmo, tenha um momento de silêncio interno. Considere tudo que se apresenta e só então tome uma decisão.
Não prometa o que não pode cumprir.
Um espiríto competitivo faz com que o ego cresça e gere conflitos. Se você não entender algo, aceite o fato de não entender. "Não saber" é muito incômodo para o ego porque ele gosta de saber tudo. Faça silêncio para educar o seu ego.
Evite julgar ou criticar - cada julgamento é uma perda de energia. Julgar é uma maneira de esconder as suas próprias fraquezas.
O sábio tolera tudo sem dizer uma palavra. O que incomoda nos outros é uma projeção do que você não consegue resolver em si mesmo.
Deixe que cada um resolva os seus problemas. Ocupe-se de si mesmo. Quando tenta se defender, está dando demasiada importância às palavras dos outros. Não force, não manipule e não controle o próximo.
Se estás deprimido, estás a viver o passado. Se estás ansioso, estás a viver o futuro. Se estás em paz, estás a viver o presente.
Redação:
Silvia Delforno, terapeuta corporal com abordagem tântrica.