Utilizamos cookies para melhorar sua experiência no site.
Ao continuar navegando, você está ciente e de acordo com nossos Termos e Políticas de Privacidade.
Concordo
login
área do
anunciante
anuncie
divulgue
seus serviços!
pt
Idioma Atual
espaço
 
Topo menu
 
 
Cadastre seu e-mail para ficar informado sobre as novidades do Guia de Massagem.
Base menu
 
 
Selo Certificado SSL

espaço

     
Publicado em 23/10/2023
Compartilhar com o Facebook Compartilhar

Qual tipo de cansaço você está sentindo?

 

Imagem 1602 de Qual tipo de cansaço você está sentindo?
 


Reclamação unânime nas salas terapêuticas, 
o cansaço tem várias versões

A psiquiatra Saundra Dalton-Smith, autora do livro Descanso Sagrado: Recupere sua vida, renove sua energia, restaure sua sanidade (Sacred Rest: Recover your life, renew your energy, restore your sanity), sem tradução em português, revela que o descanso não é mais opcional, e sim necessário. 

E agrupou os principais cansaços que ela encontrou em suas pesquisas e atendimentos. O desequilíbrio entre esses cansaços reflete diretamente na saúde física e emocional, nos relacionamentos, no processo criativo, felicidade e produtividade. 

Dra Saundra mostra o descanso como algo sagrado, valiosíssimo e digno de respeito. Ela combinou insights pessoais com ciência, espiritualidade, benefícios e frutos resultantes do ato de descansar, tão simples e complexo ao mesmo tempo. 

Descanso não é mais luxo para poucos, e sim, necessidade de todos. Observe todos os cansaços para entender onde está sua deficiência.

Descanso físico

É o tipo de cansaço que alivia com o ato de dormir até o corpo se recuperar. Tirar cochilos e fazer pausas durante o dia para descansar os músculos e reduzir a fadiga física. 

O cansaço físico é intenso nas pessoas que cansam mais do que descansam, pois é uma conta que não fecha.

Descanso mental

É o cansaço que ameniza dando uma pausa para a mente, reduzindo o estresse e o cansaço mental. As técnicas de mindfulness, respiração consciente e meditação auxiliam no descanso mental. 

A meditação é uma técnica ao alcance de todos, esforce-se para começar e agradeça quando sentir-se mais tranquilo.

Descanso emocional

É o descanso necessário para gerenciar as emoções e diminuir o desgaste emocional. Para esse descanso é preciso reservar tempo para si mesmo, para atividades prazerosas. 

Cuidar de si, da aparência e da saúde. Cuidar das emoções, procurando um profissional que o ajude a gerí-las. É aquele desabafo com uma pessoa de confiança. É o silêncio, o pertencimento.

Descanso sensorial

Esse descanso é obtido deixando de lado os inúmeros estímulos que chegam a todo momento. Deixar de lado telas, ruídos, barulho em geral. 

Para descansar os sentidos é necessário silêncio, paz, harmonia, natureza. Esse é o cansaço que a maioria das pessoas acumula nesse momento.

Descanso social

O descanso social é necessário quando estar no meio de pessoas aborrece, pelo tanto de vezes que o convívio se repete. Ficar em casa é bom. A própria companhia é necessária para se conhecer. 

O excesso de atividade social pode ser uma fuga da própria companhia. Esse cansaço também se encontra nas pessoas que trabalham com o público e precisam se "desligar" de "todos" para recuperar energias e voltar a rotina menos cansado.

Descanso criativo

Em miúdos, esse descanso desenvolve a criatividade. É dedicar-se a uma atividade prazerosa, que pode ser em grupo e funciona como uma terapia, ou ainda o voluntariado, que tanto engrandece a alma. 

Ou ainda, fazer algo pela primeira vez, arriscando o talento na cozinha, no artesanato, na decoração, e em tantas outras atividades que dê prazer e satisfação.

Descanso espiritual

O descanso espiritual é necessário quando não há conexão entre corpo, mente e alma. Esse descanso é obtido junto à natureza, em rituais de celebração, na prática religiosa, na meditação, no cântico, numa mensagem sábia. É necessário criar uma ligação a algo maior para nutrir o interior, e sentir-se conectado e centrado.

Você não é um robô

Agora que você sabe que o cansaço social não passa apenas dormindo, que a falta de criatividade não se cura somente indo ao templo, que o cansaço sensorial não tem como curar no shopping, você tem ferramentas para viver melhor e recuperar sua energia. 

Ter a completude da saúde, dos relacionamentos satisfatórios, a alegria de viver e a prosperidade.

Você, terapeuta, que sabe o quanto as pessoas estão cansadas sem saber, compartilhe seu conhecimento com seus clientes, para que eles possam viver melhor, com mais disposição.




Redação:

Silvia Delforno, psicanalista. 
"Ajudando você a viver de forma mais leve, com mais plenitude e realizações".
Sessões on-line e presencial.  
Informações: whatsapp - 11 971182440.






 
 
 
 

espaço vazio
espaço
 
Site Seguro Guia de Massagem ®