Publicado em 03/05/2022
Compartilhar
Parente da alfazema, a planta cujo nome deriva do latim Lavandus, significa limpeza. Presença constante nos tratamentos terapêuticos, a lavanda vem em forma de óleo, difusor de ambiente, creme, gel, sabonete, chá, vela e flor. A lavanda é a calma em forma de planta.
A lavanda está tão presente no dia-a-dia que nem percebemos: muitos produtos de limpeza têm cheiro de lavanda, flores desidratadas cheiram lavanda, assim como sachês de guarda-roupa. Água de passar roupa cheira lavanda, logo o cheirinho bom fica na roupa quando vestimos. Sabonetes têm o mesmo cheiro, cosméticos também.
Propriedades mais conhecidas da lavanda. Acalma, relaxa, cicatriza, desinfeta.
Fragrância e óleo. Embora a lavanda já tenha banhado até múmias no Egito, foi nos séculos XVI e XVII, no período do Renascimento, que a monarquia inglesa deu força à perfumaria, expandindo os óleos e fragrâncias, entre eles e lavanda. Também no mesmo período a lavanda francesa tornou-se referência e Paris inaugura sua primeira loja de parfum.
Dizemos que a essência de uma pessoa é a sua alma, logo concluímos que o óleo essencial é a alma de uma planta. Só de imaginar um campo lilás de plantação de lavanda já gera uma sensação de paz.
Benefícios do óleo de lavanda. Redução do estresse, melhora das dores de cabeça, acalma a ansiedade, ajuda na insônia, nos resfriados e nos problemas respiratórios
.
Óleo essencial de lavanda nas massagens. Acrescenta cinco gotinhas do óleo numa porção de creme específico para massagem (sem cheiro), ou em óleo mineral ou vegetal. Ideal para usar em massagem relaxante ou anti-estresse, nas dores musculares, acalmando e gerando bem-estar.
Para dormir melhor. Coloca ramos de flor dentro da fronha ou uma gotinha do óleo na fronha do travesseiro.
Lavanda na cromoterapia. A cor lilás remete à espiritualidade: limpeza e purificação.
Velas perfumadas e candle massage. Além das velas que perfumam os ambientes terapêuticos, a técnica da massagem com vela usa o óleo próprio da vela para massagear, e o aroma lavanda está entre os mais requisitados pela propriedade calmante.
Lavanda e o chacra laríngeo. O chacra laríngeo é um campo energético na altura da garganta, a cor lavanda imaginada nesse lugar ajuda na compreensão e aceitação das impermanências da vida, gerando a consciência, a calma e a aceitação. Também dissolve bloqueios das verdades e mentiras que paralisam o fluxo da vida.
Incenso de lavanda. Para o equilíbrio e as boas energias o incenso de lavanda está entre os mais recomendados, para todos os ambientes.
Onde encontrá-la. Pelo mundo todo. Os campos da região de Provence, na França, são os mais famosos lavandários do mundo. No Brasil, a cidade de Cunha possui campos de lavandas, assim como a cidade de Gramado.
Da cor lavanda. Desde que foi eleita pela Pantone como a cor do ano, a tonalidade Very Peri está presente nas roupas, calçados e acessórios, nas paredes, na decoração, nas mesas postas. A escolha da cor está ligada à criação do metaverso e ao bloqueio do corona-vírus. Prefiro ficar com a proposta de ser uma cor sútil, leve e extremamente feminina.Essa cor tem cheiro de lavanda!Redação:
Silvia Delforno, terapeuta corporal com abordagem tântrica.
Whatsapp 11 97118-2440