Precoce-mente – quando a ejaculação precoce está ligada aos pensamentos
Considera-se precoce a ejaculação que ocorre no início da penetração ou mesmo antes. Muitos homens são acometidos desse distúrbio sexual, comprometendo a sexualidade satisfatória, a autoestima, os relacionamentos e a satisfação pessoal, como um todo. Não há causa orgânica comprovada para tal, apenas algumas doenças neurológicas podem causar o dano.
Ejaculação – ato do jato do sêmen ser expelido em conjunto com o orgasmo masculino. Precoce – antecipado. A palavra precoce nos remete a ansiedade: “ele quer tanto que já acabou”. Então, acreditamos que o distúrbio comece na mente do indivíduo.
Vários motivos podem levar a antecipação: o sujeito começou sua sexualidade num contexto de ameaça (medo de ser descoberto fazendo “coisas”, muitas vezes em lugares públicos). Muitos homens não conhecem o próprio corpo e, consequentemente, o seu próprio prazer, e desconhece, muito mais, o corpo da outra pessoa; então a excitação fica prejudicada, e muitas vezes, pode levar a rápida ejaculação. A religião pode ser um tabu na sexualidade do homem, visto que algumas doutrinas pregam a masturbação e o sexo fora do casamento como pecaminoso, levando o sujeito a angústia e a vergonha. Longos períodos sem sexo podem contribuir, assim como muito tesão também: nem de mais, nem de menos, a sexualidade tem seu termômetro próprio. O medo de falhar na hora H também está na lista, assim como a excessiva preocupação em agradar a outra pessoa. A ansiedade está no topo das queixas, a ansiedade no sexo ou em outras áreas da vida (cobrança da sociedade, dos pais, do trabalho) - tudo pode causar reflexo no momento que seria apenas de prazer. O estresse, a culpa pela impotência e a insatisfação da outra pessoa completam os motivos que podem levar o homem a ter ejaculação precoce. Primeiramente, checar se a parte orgânica está em ordem, estando tudo ok, vamos ao mundo mágico da mente. Precoce-mente.
As terapias complementares podem ajudar, e muito, na questão:
Florais de Bach – “as doenças não são punições. São apenas uma maneira de a natureza nos mostrar aonde precisamos mudar”. Sábia frase do Dr. Bach para sinalizar como o corpo humano funciona. Uma boa receita para auxiliar na ejaculação precoce é Impatiens/Star of Bethlehem (relaxar o sistema nervoso, controlar ansiedade, liberar traumas passados). Lembrando que o ideal é consultar um terapeuta para ele avaliar e receitar o melhor floral para a situação.
Terapia corporal com abordagem tântrica
Exercícios respiratórios – aprender a respirar conscientemente. Relaxar o corpo e reconhecer emoções. O ambiente com luz baixa, músicas relaxantes e óleos essenciais ajudam no processo.
Exercícios de contração do assoalho pélvico e exploração do próprio corpo, apenas quem se conhece consegue entender suas emoções.
Lição de casa – começar a se masturbar e parar antes da ejaculação. Para, relaxa, continua, aprendendo a controlar o próprio corpo. O ideal é praticar com frequência, reconhecendo as sensações que antecedem a ejaculação, criando controle sobre essas sensações, reconhecendo-as. São sensações de medo? De prazer? De cobrança? De dor?
E nas relações, alternar as posições sexuais; reconhecendo se alguma posição ameniza ou agrava a precocidade. Além do uso do preservativo (aos que não usam): o látex ajuda a reduzir a sensibilidade, permitindo coito mais duradouro e prazeroso, além de toda proteção que oferece.
Se você se identifica com a questão, procure ajuda de um terapeuta. Tenha uma vida sexual muito satisfatória. Sexo é vida.