Utilizamos cookies para melhorar sua experiência no site.
Ao continuar navegando, você está ciente e de acordo com nossos Termos e Políticas de Privacidade.
Concordo
login
área do
anunciante
anuncie
divulgue
seus serviços!
pt
Idioma Atual
espaço
 
Topo menu
 
 
Cadastre seu e-mail para ficar informado sobre as novidades do Guia de Massagem.
Base menu
 
 
Selo Certificado SSL

espaço

   
Publicado em 28/04/2023
Compartilhar com o Facebook Compartilhar

Por que as pessoas procuram terapias holísticas?

 

Imagem 1386 de Por que as pessoas procuram terapias holísticas?
 

Um breve olhar para a terapia que ajuda as pessoas a viverem melhor.

Luiz Felipe Pondé, respeitado filósofo contemporâneo, diz numa fala que pessoas que optam por terapias holísticas procuram se desestressar, harmonizar o corpo e relaxar. E que ninguém procura por terapia holística esperando a cura da bipolaridade ou do câncer. Sim, Pondé, você tem razão, em partes.

Para início, o termo terapia holística foi substituída por terapia integrativa, que olha para o indivíduo como um todo - físico, mental, emocional, espiritual. E a partir desse conceito a visão se expande.

A história da terapia holística. Ela inicia-se junto com o mundo. Os animais procuram as plantas para acalmar suas dores, mães instintivamente fazem chá de ervas para acalmar seus filhos. Corpos se alongam e movimentos com as mãos são feitos para diminuir dores pelo corpo. 

Nas antigas comunidades, a dor de um membro era sentida por todos e, em conjunto buscavam o remédio, através dos curandeiros, das danças e rezos - sabiam que a doença de um afetava a todos, pois tudo está conectado. Um bom exemplo dessa conexão é o filme Avatar.

Somos holísticos sem saber. O tratamento do câncer é feito com fortes medicamentos e nenhum paciente dispensa uma mão amiga para apoiar-se após as sessões de quimio. Os resfriados e gripes são contidos com inúmeros remédios, mas ninguém nega o prato de sopa quente ou o chazinho de erva-cidreira. 

As sessões de análise são essenciais, mas a massagem terapêutica cura a dor da alma reproduzida no corpo. A psicologia guia o paciente para um novo caminho, e a dança coloca pra fora o que a mente não consegue acessar. Uma sessão de Reiki pode tirar uma pessoa do transe da ansiedade e da depressão. 

Quando o susto é grande, o copo com água e açúcar é servido - o placebo mais doce e carinhoso que alguém pode oferecer. Esses são exemplos da medicina do amor e do amparo, onde tudo se integra com a mesma finalidade: o alívio.

Os conceitos. Quando é usado um aroma para acalmar os nervos, é trabalhado o sentido do olfato em conjunto com o cheiro da erva que acalma o sistema nervoso. Quando uma pedra de cristal é colocada no seu umbigo durante uma sessão, é invocada a força da natureza para reestabelecer a harmonia nos seus corpos. 

Quando um terapeuta toca, com suas mãos, o corpo a ser massageado, ele transfere a sua energia para o outro. Quando você entra numa sala holística e sente o cheiro de incenso, ele foi aceso pensando no seu bem-estar e o mantra que torna o ambiente musical, foi escolhido para acolher os seus sentimentos. 

Os resultados. Por vezes eles demoram a aparecer, até porque todo tratamento depende de quem se submete a ele. A força da cura está dentro de cada um, é preciso calma. Além do processo evolutivo, visto que cada pessoa é única. Uma coisa é certa, a vida é melhor quando a gente procura por aquilo que nos faz bem, mesmo sem comprovações científicas.

A melhora é integrativa.



Redação:

Silvia Delforno, psicanalista. 
"Ajudando você a viver de forma mais leve, com mais plenitude e realizações".
Sessões on-line e presencial.  
Informações: whatsapp - 11 971182440.






             

espaço vazio
espaço
 
Site Seguro Guia de Massagem ®