Utilizamos cookies para melhorar sua experiência no site.
Ao continuar navegando, você está ciente e de acordo com nossos Termos e Políticas de Privacidade.
Concordo
login
área do
anunciante
anuncie
divulgue
seus serviços!
pt
Idioma Atual
espaço
 
Topo menu
 
 
Cadastre seu e-mail para ficar informado sobre as novidades do Guia de Massagem.
Base menu
 
 
Selo Certificado SSL

espaço

    
Publicado em 05/07/2023
Compartilhar com o Facebook Compartilhar

Permita-se ficar triste

 

Imagem 1483 de Permita-se ficar triste
 

Tristeza não é depressão, ela é uma emoção, como  tantas outras.

Reconheça sua emoção - Ah, eu estou triste. Mas por que você está triste? Aconteceu algo? Você perdeu alguém querido? Houve um rompimento romântico? Você brigou com alguém? Perdeu seu emprego? Reprovou numa prova que era importante? Está doente? A tristeza está relacionada com algo do seu passado? 

Então permita-se sentir-se triste

O mundo moderno parece exigir uma felicidade - emoção contrária a tristeza - contínua, como se isso fosse possível a espécie humana. Os posts, fotos e anúncios diários cobram que você seja forte, determinado, que você tenha sucesso e alcance todos os seus objetivos. 

Mas não é bem assim que funciona. A cobrança pela felicidade constante, mesmo que forçada por medicamentos, sufoca qualquer pessoa. É preciso viver a tristeza, mas não é preciso fazer morada nela.

Quando triste, é absolutamente normal você querer ficar sozinho, quieto no seu canto, relembrando seu passado, ouvindo músicas, chorando, dormindo. 

Tristeza é um estado emocional que tem início e fim, mesmo que o fim demore, pois cada pessoa convive de uma forma com seus sentimentos. 

O importante é ter calma e observar - quando houver outros sintomas juntos, como apatia, falta ou excesso de apetite, dificuldade para dormir ou sono exagerado, dificuldade de socialização, é hora de procurar um profissional para ajudá-lo. 

A tristeza é saudável

A tristeza está entre os seis principais sentimentos que todo ser humano pode sentir, juntamente com o medo, a raiva, a felicidade, a repulsa e a surpresa. A tristeza é a resposta a algum evento que foi contrário ao seu desejo. 

Você fica triste por um tempo, um grande tempo, e depois ressignifica a dor como saudade, desapego ou passado. A vida segue, mesmo quando parece difícil de acreditar.

A tristeza não é saudável quando passa a ser uma doença, alterando a rotina e a qualidade de vida da pessoa. Tristeza é sentimento, depressão é doença e precisa ser tratada com profissional capacitado e, por vezes, medicamento.

As terapias complementares auxiliam nos momentos de tristeza

Através das massagens terapêuticas, através da aplicação do Reiki. Através do uso de cristais, óleos essenciais, luzes coloridas e incenso. O toque amoroso do terapeuta faz você se sentir acolhido, amenizando a sensação de solidão.

O esporte, mesmo quando você não está com vontade, é bem-vindo nos tempos tristes, pois irá gerar hormônios da felicidade no seu corpo e a sensação de bem-estar.

A alimentação saudável ajuda nesses momentos, pois não adianta empanturrar-se de açúcar e gordura, o efeito será pior. 

Saiba que todas as pessoas sentem-se tristes, em momentos diferentes. Procure encontrar dentro de si os reais motivos da sua tristeza, e se sentir uma tristeza profunda, enraizada em seu interior, procure por ajuda.

Tenha a sua fé ativa e lembre-se que a tempestade passa, assim como os dias de sol.



Redação:

Silvia Delforno, psicanalista. 
"Ajudando você a viver de forma mais leve, com mais plenitude e realizações".
Sessões on-line e presencial.  
Informações: whatsapp - 11 971182440.






                                

espaço vazio
espaço
 
Site Seguro Guia de Massagem ®