Publicado em 17/01/2023

Compartilhar
Otimização das mulheres modernas
O dia tem 24 horas, mas para uma mulher é preciso rebolar para dar conta de todas as obrigações diárias.
Difícil encontrar uma mulher que não tenha rotina de academia ou treino em casa, longas horas de trabalho e estudo, por vezes dois empregos. Além da casa, dos pais, parceiro, filhos, pets. Ainda precisa sobrar tempo para o trânsito, para o social, para o mercado, salão de beleza, compras, dormir gostoso e momentos para fazer nada, imprescindível na vida de uma mulher. Aqui, em consultório, tempo ocioso virou receita médica.
Para iniciar o processo de otimização do seu tempo, você precisa repensar sua rotina. O que você realmente faz que impacta na sua vida? O que está fazendo hoje que refletirá daqui cinco anos? O que você faz no seu dia a dia que te faz sentir-se plena?
Nós, mulheres, temos a mania de nos encher de compromissos e atividades que, no momento em que marcamos, parece caso de vida ou morte, mas, quando analisamos com coerência, pouco nos agrega. Percebo que ainda gastamos nosso dinheiro pelo emocional e não pelo racional. Assim como queremos tapar buracos do passado no nosso presente, e, quando sondamos em terapia, essas lacunas nem existiam mais. Lembro-me com vergonha quando me vesti toda de rosa para minha aula de ballet aos trinta anos, desnecessário. Risos.
Hoje temos a mão tantos recursos como aplicativos, ferramentas de gerenciamento de tempo e tarefas, post it diversos, enfim, comece a se organizar com a boa e nostálgica agenda - parceira fiel da mulher. Seja adepta das listinhas, recados na porta da geladeira ou no espelho. O que importa é você visualizar e mensurar o que tem que ser feito.
Não se sobrecarregue. Se necessário faça uma tatuagem para fixar em você. Para que se sobrecarregar nessa vida? Toda vez que você se sobrecarrega, alguém está deixando de fazer, porque você está fazendo a parte dela. A sobrecarga faz com que a gente faça tudo meia boca, sem excelência. Tirando bebês e crianças que necessitam de cuidados e orientação, o restante você pode levar com mais calma. Trabalho é preciso planejamento. Estudo idem. Lute para trabalhar, ter boa remuneração e delegar tarefas como as domésticas - somos anjos na vida uma da outra. Sem contar que hoje em dia tudo você consegue pedir para entrega, use esse serviço a seu favor.
Planeje sua semana e seu dia. Aprenda a dormir num dia já sabendo quais as atividades do outro. Uma mulher prevenida vive com mais tranquilidade. E, é claro, planeje viagens e passeios. Deixe de tomar cervejas no final de semana (em excesso, dá barriga!) e guarde para conhecer novas praias. Viva uma vida satisfatória.
Dicas simples: Tenha um grupo solo ou envie mensagem para si mesma no Whatsapp - muitas vezes você quer anotar algo que possa esquecer mais tarde - o nome de um livro, uma atriz, um blog, um perfume - crie o hábito de escrever e enviar áudio para si mesma. Enquanto você vai à manicure, deixe seu dog no banho e depois já passe para pegar suas marmitas fits que tanto te ajudam no dia a dia. Enquanto responde e-mails, use uma máscara hidratante no cabelo. Toda noite, religiosamente, besunte seu pé de creme e coloque uma meinha para dormir - pés femininos hidratados não têm preço. E fuja de relacionamentos que tiram a sua paz.
E, principalmente, para viver melhor, faça terapia. E tenha um vibrador. Ou vários.
Redação:
Silvia Delforno, psicanalista.
"Ajudando você a viver de forma mais leve, com mais plenitude e realizações".
Sessões on-line e presencial.
Informações: whatsapp - 11 971182440.