Ano velho se despedindo e ano novo chegando com promessas de amor, prosperidade, saúde, paz e realizações.
Adeus ano velho, damos graças ao novo ano que está chegando, renovando nossos votos de muita coisa boa para a nossa vida. Mais do que o pensamento positivo, segue abaixo algumas superstições, banho, crenças e puxões de orelha para entrar em 2023 com energia alta.
Boas energias para o novo ciclo.
Na mesa, a lentilha é o alimento que representa a fartura, e estará presente no cardápio de muitas festas. As aves estão proibidas na ceia de ano-novo: elas ciscam pra trás, lembrando o retrocesso. O porco e o peixe são as boas pedidas, pois "andam" pra frente.
Na vestimenta, as peças - íntimas ou não - coloridas ganham destaque: cor branca para a paz e a calma. Vermelho para o amor e a luxúria. Verde, esperança. Rosa, para o amor romântico e incondicional. Roxo, para aqueles que desejam o caminho da espiritualidade no novo ano. Preto, ao contrário do que se pensa, é a cor da purificação e proteção. Amarelo, prosperidade - o famoso "dinheiro no bolso". Laranja, sucesso. Na dúvida, use várias calcinhas novas durante a primeira semana e branquinha na virada do ano. Tudo se resolve na paz.
Sementinhas do bem. Na hora da virada, coma 12 gomos de uva branca e guarde as sementes na carteira o ano todo - diz a lenda que não faltará money. Três sementes de romã também é uma forma de atrair fortuna.
Das simpatias pelo mundo, escolho a britânica: nas badaladas da meia-noite, os britânicos abrem a porta do fundo da casa, permitindo que o ano velho vá embora. Em seguida, abrem a porta da frente, saudando o novo ano.
Cada religiosidade tem sua peculiaridade, ou nenhuma talvez. Faça o seu rezo, os seus pedidos, os seus agradecimentos. Abra os braços para o ano novo e agradeça a oportunidade de estar aqui e agora.
Fogos, gritos e buzinas "celebram" a entrada do novo ano, afastando maus espíritos. Pena que muito barulho pode afastar seus pets também - muitos se assustam, fogem, se perdem e não voltam. Cuide deles.
Eternos rituais. Pular sete ondinhas, herança da umbanda. Estourar um champanhe. Dar rosas brancas para Iemanjá, a rainha do mar. Usar uma roupa nova. Virar o ano com dinheiro no bolso e na carteira. Abraçar quem você ama, desejando que o universo lhe abençoe no ano novo.
Banho de ervas. Faça uma infusão com folhas de eucalipto, melissa e hortelã em dois litros de água. Deixe amornar, tome um banho de ervas - da cabeça para baixo - esse banho purifica o corpo e renova as energias. Você deve fazê-lo logo pela manhã do último dia do ano.
Limpe sua casa. Arrume sua bagunça, dobre suas roupas jogadas. Recolha livros e demais coisas espalhadas pela casa. Retire todo o lixo. Lave a louça suja. Passe pano com amoníaco para limpar espiritualmente o ambiente. Acenda uma vela branca e um incenso. Ano novo, vida nova.
Agora é com você... tenha um momento só seu, faça um balanço do ano que se finda e seja honesto consigo mesmo: eu fiz mal a alguém? eu roubei, traí ou maltratei? venho sendo um bom pai ou boa mãe? a preguiça me domina? eu sei que preciso, mas não faço terapia por achar que não sou louco? eu não tenho empatia pelo próximo? eu só penso no meu umbiguinho?
Comer lentilha é gostoso, mas lentilha sozinha não tira a maldade do seu coração. Pular ondinha é uma sensação incrível de liberdade, porém a água não cura a prisão da sua mente. Sua cueca branca é top, pena que ela não te dá caráter. As rosas brancas são lindas, mas você pode estar feio por dentro.
Eu lhe desejo amor, eu lhe desejo paz, eu desejo que você corra atrás dos seus sonhos e pare de achar que alguém te deve algo, nem Deus te deve. Eu desejo à você maturidade, perseverança e fé. Eu sonho com você livre e feliz.
Feliz Ano Novo.
Redação:
Silvia Delforno, psicanalista.
"Ajudando você a viver de forma mais leve, com mais plenitude e realizações".
Sessões on-line e presencial.
Informações: whatsapp - 11 971182440.