Os benefícios da dieta mediterrânea
Países do sul da Europa seguem a dieta mediterrânea. Muito azeite, muito legume,
pouca carne. Pouquíssimo doce.
Previnem doenças e sobrepeso
Ela nasceu entre os países que contornam o mar Mediterrâneo, ao sul da Europa, como a Espanha, Itália, Mônaco, Portugal, Grécia dentre outros. Citamos esses por serem berços gastronômicos.
A dieta mediterrânea é um conjunto de conhecimento e tradição que gerou a base da alimentação e modo de vida desses povos. Sendo o grande segredo por viverem mais e melhor.
A dieta mediterrânea é voltada para o controle de doenças cardiovasculares, que são as que mais matam no mundo, direta ou indiretamente, incluindo o tabagismo e a obesidade.
Essa dieta está associada à longevidade e excelente qualidade de vida. Também vinculada a melhora da fertilidade, além da saúde da mulher numa forma geral.
Dieta mediterrânea é um estilo de vida
A dieta está vinculada ao exercício físico e a qualidade de vida em família. Ao consumo de água, alto consumo de futas, legumes e verduras. Seguido pelo consumo de cereais, pela gordura de boa qualidade, como azeite de oliva - principal ingrediente na preparação do alimento, e abacate.
Peixes, como fonte de Omega 3. Castanhas como alternativa de lanche. Ovos com moderação. Moderado consumo de carne vermelha, derivados do leite (embora iogurte e queijo apareçam no café da manhã) e doces. Vinho de forma modesta.
Evitar ao máximo o consumo de produtos industrializados.
A salada que equivale a uma refeição
Essa salada é estilo mediterrâneo e é excelente para desinflamar o corpo. Junte pepino, cenoura, repolho, coentro, tomate - cortados da forma que lhe agrada.
A parte, faça um molho com abacate amassado, uma colher sobremesa de mostarda em pasta, um pouquinho de lemon pepper, orégano, sal, uma espremida de limão - misture bem até virar um molho. Junte aos legumes, mexa bem.
Sirva com folhas de sua preferência e frango desfiado. Equivale a uma refeição.
Almoçando em Santorini, Grécia
Começar o dia na Grécia é sinônimo de iogurte grego, mel e granola.
Para uma alimentação com a privilegiada vista, comece com uma salada grega à base de tomate, pepino, pimentão, cebola roxa, azeitona preta, pedaços de queijo feta, alcaparra.
Temperado com sal, orégano e muito azeite. Siga com pratos a base de frutos do mar, carne com berinjela, moussaka (cozido de grão de bico com berinjela), cordeiro com feta e legumes, burrata com tomates. Polvo grelhado. Peixe grelhado. Frutas e uns docinhos.
Você pode optar por um pita gyros, famoso lanche grego, feito com pão pita, carne - geralmente porco ou cordeiro, cebola, tomate, batata frita, servido com um molho de iogurte natural. Esse é o fast food grego. Ideal para momentos de pressa e pouca grana.
Almoçando em Amalfi, Itália
A entrada é composta por pães, azeite temperado para molhar o pãozinho. Burrata com tomate e folha. Burrata assada. Bolinho tipo arancini, o famoso bolinho de risoto. Massa com frutos do mar e molho trufado. Camarão em todos os pratos. Risotos com carne assada na brasa. Gelato, a sobremesa italiana, servido com biscoito.
Tartufo Nero, um dos fungos comestíveis mais caros e raros do mundo, encontrados ao sul da Europa. Prepare os bolsos.
Almoçando em Madrid
Entrada, melão e jamon. Camarão com legumes. Croquetes de presunto. No principal, carne com batata, polvo a la gallega, frutos do mar grelhados, ensopados, omelete de batata.
A cereja da dieta mediterrânea
Em toda costa mediterrânea o principal ingrediente para a qualidade de vida é o bom senso, come-se de tudo, sem exageros. As pessoas levam a sério o descanso e o lazer e, consequentemente, vivem melhor.
Redação:
Silvia Delforno, psicanalista.
"Ajudando você a viver de forma mais leve, com mais plenitude e realizações".
Sessões on-line e presencial.
Informações: whatsapp - 11 971182440.