Publicado em 03/11/2023
Compartilhar
O que podemos aprender com Bruna Marquezine
A famosa atriz de 28 anos é exemplo do quanto a terapia pode ajudar a viver melhor
A semana iniciou com as manchetes de uma entrevista da Blogueirinha, do talk show "De frente com Blogueirinha", com a atriz Bruna Marquezine, e viralizou quando a Blog, num pingue-pongue, perguntou "um livramento?" na vida de Bruna.
E a entrevistada caiu na gargalhada, sendo acompanhada pela entrevistadora. Nada foi dito, mas os internautas deduziram que o maior livramento de Bruna foi tirar o jogador de futebol Neymar de sua vida - seu antigo namorado, pivô de muitas polêmicas negativas.
Mas afinal, o que é livramento? Essa palavra vem sendo muito usada no sentido de livrar-se de algo ruim. No dicionário a palavra é definida como "ato ou efeito de livrar-se", "soltura de alguém que estava preso".
A palavra livramento é bíblica - um livramento de Deus é: "algum episódio em sua vida que algo ruim poderia ter acontecido, mas por algum motivo ou pela intervenção de Deus aquilo não aconteceu".
Bruna tinha dezessete anos quando se apaixonou pelo jogador Neymar, naquela época jogando no Brasil, no time dos Santos. O namoro veio a público no carnaval de 2013 e o primeiro término foi em fevereiro de 2014, ano da copa no Brasil, e a reaproximação aconteceu, porém logo veio o segundo rompimento.
Passaram o ano de 2015 separados e reataram em 2016, terminando em 2017. Voltando em meio ao réveillon de 2018. Em outubro de 2018 Bruna admitiu o término definitivo, que partiu do jogador. A relação durou cinco anos e, entre muitas idas e vindas, Bruna tornou-se meme nas redes.
Bonito de se ver, Marquezine admite ter procurado por ajuda psicológica para entender os motivos de estar envolvida num relacionamento claramente tóxico. Se você identifica sua história com a da Bruna, a pergunta a fazer é: o que te atrai no outro que você não consegue se libertar?
Pois o jogador demonstra, até hoje, claros sinais de imaturidade, não conseguindo manter-se fiel em um relacionamento. Aliás, o recém-papai da menina Mave, fruto da relação com a influenciadora Bruna Biancardi, está nas notícias da semana - Biancardi postou, sobre uma possível festa na mansão de Neymar: "Não espere que uma pessoa mude se ela não consegue ver problema naquilo que faz".
E, mais tarde, Neymar postou: "Viva sua vida", entre as palavras escritas. Pessoas imaturas trocando farpas pelas redes, ao invés de sentar e dialogar.
Em 2020, após um tempo sozinha, Bruna envolveu-se com Enzo Celulari, e chegou a declarar o quanto uma relação pode ser leve e saudável. Sim, Bruna fez a lição de casa.
O romance acabou um ano depois, mas sem polêmicas. Hoje, a atriz é cotada para papéis internacionais - deslanchou em sua carreira, está leve e muito bonita, tem amigos, curte sua vida, sem aparente estresse.
Aprendemos com Bruna que boas relações não vão e voltam - isso significa que um dos dois, ou os dois, não estão prontos para relacionar-se. Também aprendemos que é preciso analisar o real motivo dessas voltas e a dificuldade de desapegar-se definitivamente do jogador - bem provável envolver feridas da rejeição e abandono.
E por último, Neymar mudou várias vezes de namorada, mas nunca de comportamento, o que aponta sua imaturidade emocional e seu egocentrismo. Ele só irá mudar quando ele próprio sentir necessidade e não existe nada que confirme que isso acontecerá.
Sempre existirão super-mulheres que desejam "mudar" homens, querendo validar seu valor. E sempre existirão homens que irão se validar relacionando-se com uma mulher de baixa autoestima.
Porém, Bruna Marquezine está aí, gargalhando frente às câmeras, após muito sofrimento, livre do apego. E certa do seu valor.
Redação:
Silvia Delforno, psicanalista.
"Ajudando você a viver de forma mais leve, com mais plenitude e realizações".
Sessões on-line e presencial.
Informações: whatsapp - 11 971182440.