Utilizamos cookies para melhorar sua experiência no site.
Ao continuar navegando, você está ciente e de acordo com nossos Termos e Políticas de Privacidade.
Concordo
login
área do
anunciante
anuncie
divulgue
seus serviços!
pt
Idioma Atual
espaço
 
Topo menu
 
 
Cadastre seu e-mail para ficar informado sobre as novidades do Guia de Massagem.
Base menu
 
 
Selo Certificado SSL

espaço

  
Publicado em 27/10/2023
Compartilhar com o Facebook Compartilhar

O que fazer quando perder a fé

 
Imagem 1608 de O que fazer quando perder a fé
 
Fé é o que move o ser humano, contudo, em alguns momentos da vida, ela pode desaparecer e será preciso empenho para voltar aos eixos e seguir adiante

Ser terapeuta é emprestar a sensibilidade ao cliente; é doar esperança - mesmo que, por vezes, a esperança do terapeuta esteja em baixa; é lutar para fazer valer a sua palavra positiva, dentro de um quadro tão pessimista. 

Ser terapeuta é ter fé por si mesmo e pelo outro. E quando chegar no consultório um cliente que perdeu a fé na vida? Infelizmente, algo comum nos dias de hoje.

No dicionário, fé é crença absoluta na existência ou veracidade de certo fato. Na crença popular a fé move montanhas. Mas no intrínseco de cada um, a fé é algo impalpável, devagar demais na ânsia da conquista e da felicidade. 

Clientes que procuram por terapia constantemente chegam despedaçados, atropelados pela vida contemporânea, sem freios para o consumo excessivo, a necessidade de ter uma vida épica, fora do normal. 

Vivendo amores entrelaçados em dores e sem discernimento para as relações leves e sadias.

E como resgatar no indivíduo a esperança por dias melhores e semear condições alternativas para alcançar aquilo que foi objeto da desilusão, como forma de amenizar o sofrimento e gerar o mínimo de força para seguir adiante?

O primeiro passo o cliente já deu, que foi procurar ajuda. Estamos vivendo numa realidade individualista e escravocrata - somos reféns de uma lista de objetivos tida como imprescindível para uma vida satisfatória. 

O ato de olhar para dentro de si e tentar encontrar-se em meio ao turbilhão de emoção do momento, é o início para a grande mudança, a ressignificação. 

Contudo, até chegar o processo de ressignificar os fatos, momentos de dor serão vividos. Você, terapeuta, sabe que por meio das suas mãos, da sua técnica e das suas palavras você pode ser de grande valia na vida de alguém. 

Faça seu melhor - esteja em paz antes de colocar suas mãos no corpo de outra pessoa - sua energia transmutará a ela a calma e a clareza que ela tanto precisa. 

O seu Reiki ou outra técnica que você possa usar, terá o poder de amansar os pensamentos compulsivos e deploráveis que possam estar passando por sua mente. 

Com suas palavras de carinho e mansidão você poderá serenar o mal-estar insuportável que o cliente está sentindo.

Em busca da fé

Para voltar a ter fé, é preciso estar em paz interiormente. Para encontrar a paz interior é necessário conectar-se à uma força maior, dentro da espiritualidade de cada um. 

Outra opção para sanar dores emocionais é viajar. Grandes ou pequenas viagens - o singelo ato de sair do cotidiano, conhecer locais e novas culturas, gerará força que terá grande significado no aumento da energia vital. 

A filosofia tântrica, através do processo meditativo, contempla o indivíduo a interiorizar-se e encontrar dentro de si propósito para seguir adiante, encontrando a beleza e a grandeza da vida, através das pequenas coisas.

Retiros de autoconhecimento são de grande valia para quem atravessa um período de turbulência emocional. As tão procuradas respostas não estão no mundo externo, e sim, na essência da alma.

Empenho, foco, força de vontade e determinação são cruciais no processo de ressignificação de fatos da vida. É o amor por si mesmo, o famigerado amor-próprio, que servirá como alicerce, evitando a queda total.

"Andá com fé eu vou, que a fé não costuma faiá." Gil.

Os relatos de fé são abastados. A fé sustenta os pilares que mantém o ser humano em pé. Resgatar a esperança de vida é a condição para quem está sem chão. 

Você, terapeuta, tem o papel de contribuir e, habitualmente, iniciar a grande jornada da ressignificação.




Redação:

Silvia Delforno, psicanalista. 
"Ajudando você a viver de forma mais leve, com mais plenitude e realizações".
Sessões on-line e presencial.  
Informações: whatsapp - 11 971182440.






 
 

espaço vazio
espaço
 
Site Seguro Guia de Massagem ®