Publicado em 13/04/2023
Compartilhar
13 de abril, dia do beijo, o gostoso beijo.
Nos tempos antigos, acreditava-se que o ato de beijar era quase um suicídio, a alma poderia sair pela boca e entrar no outro corpo.
Contudo, não seria essa a melhor definição de um beijo apaixonado? O reflexo da alma na boca. O coração usando os lábios para dizer o que sente.
Catorze de abril, dia do beijo.
Diz a lenda que um beijoqueiro italiano saiu, no século XIX, beijando todas as mulheres que encontrava pela frente, sem pensar no estado civil de cada uma. Mais tarde, num catorze de abril, o padre da região ofereceu recompensa a mulher que não havia sido beijada por Henrique Porcelo, o morador beijoqueiro da vila. Nenhuma apareceu, e dizem que até hoje a recompensa está guardada em algum lugarejo da Itália.
A história do beijo.
"Amo beber o vapor de seus lábios". Registro hinduísta, datado de 1200 a.C.
A história é longa, cheia de detalhes, e o beijo expandiu suas definições chegando a liberdade atual. Pais beijam filhos, amigas se beijam, amigos se beijam, casais se beijam. O beijo no rosto continua como sinal de carinho. O beijo na mão, tão raro, é sinal de respeito. O beijo na boca tomou proporções maiores e atingiu uma conotação adversa à voz da alma. Banalizou-se.
Há quem beije cinco ou dez numa noite de festa. Há quem beije muitos no carnaval; claro que a frequência é maior entre os mais jovens. Os maduros são mais contidos e seletivos, assim acreditamos. Os beijos de amor existem, e seguirão existindo, porque é o amor que permeia a existência humana. E existem os beijos por obrigação, para cumprir protocolo.
O beijo é íntimo. É preciso higiene bucal para beijar. Manejo, se aprende com a prática. Medo de ter um beijo negado? Enquanto estivermos vivos, assim como existe o medo de não sermos aceitos. Ah, ia me esquecendo dos beijos roubados, que delícia.
Beijar é bom, beijar une duas pessoas que se gostam.
O beijo, como melhorá-lo.
Na primeira vez que beijamos alguém, ficamos afobados e podemos bater os dentes um no outro. Encare com normalidade, você está conhecendo uma nova boca. Aja com naturalidade, relaxe os músculos da face e use seu abraço, seu corpo e suas mãos para deixar o beijo ainda melhor.
Queima calorias beijar, embora sejam poucas. Portanto, beije muito e emagreça.
Tenha bom senso, escove seus dentes, passe fio-dental e use enxaguante antes de se encontrar para beijar. Não permita que a outra pessoa perceba qualquer sinal de má higiene e falta de cuidado em você. Você é o seu cartão postal.
Mesmo após muitos encontros ou até mesmo anos de convívio, beije sua pessoa. Deseje-a e não permita o toque no seu corpo sem ao menos alguns beijos carinhosos e sedentos de desejo. Não admita que o namoro esfrie com o tempo, reacenda a paixão entre vocês.
Os beijos inesquecíveis da telinha.
O macarrão que termina em beijo, no desenho "A Dama e o Vagabundo". O beijo entre dois mundos, em "Ghost - do outro lado da vida". Rose e Jack na ponta do navio de "Titanic", eternizando um dos beijos mais românticos do cinema.
E o seu beijo, que tenha certeza, é o melhor do mundo.
Nesse dia do beijo, celebre beijando quem você tanto ama.
Doença do beijo, a saliva que transmite doença.
Seu nome é mononucleose, doença infecciosa causada pelo vírus Epstein-Barr, da família da Herpes. Sua transmissão ocorre pela saliva, podendo ser transmitida através do beijo, tosse e espirro, além do uso comum de talheres e copos. O mais comum se dá pelo beijo. E é mais propício nos adolescentes, a fase do beija-beija.
Os sintomas são: febre alta, dores no corpo, sudorese, gânglios inflamados, fadiga, inflamação na garganta. A cura se dá pelo repouso e controle dos sintomas. O ideal, em caso dos sintomas acima, é procurar por ajuda médica.
Vale ressaltar que o beijo não transmite o vírus do HIV.
Redação:
Silvia Delforno, psicanalista.
"Ajudando você a viver de forma mais leve, com mais plenitude e realizações".
Sessões on-line e presencial.
Informações: whatsapp - 11 971182440.