Utilizamos cookies para melhorar sua experiência no site.
Ao continuar navegando, você está ciente e de acordo com nossos Termos e Políticas de Privacidade.
Concordo

Narciso você trincou o meu espelho

login
área do
anunciante
anuncie
divulgue
seus serviços!
pt
Idioma Atual
espaço
 
Topo menu
 
 
Cadastre seu e-mail para ficar informado sobre as novidades do Guia de Massagem.
Base menu
 
 
Selo Certificado SSL

espaço

 
Publicado em 13/06/2022
Compartilhar com o Facebook Compartilhar

Narciso, você trincou o meu espelho

 
Imagem 1074 de Narciso, você trincou o meu espelho
 

Você conhece ou se relaciona com alguém que se acha o melhor, é arrogante e gosta de te inferiorizar? Talvez você conheça um narcisista.

Ele é sedutor, encantador e transmite confiança à você. Ele fala muito sobre si próprio e seus feitos são os melhores. Ele tem mania de grandeza e acredita ser o melhor. Não reconhece seus próprios defeitos, não faz brincadeiras sobre si próprio -  humor não é seu forte, mas o sarcasmo, sim.

Ele tem pouca empatia e te ouve tanto quanto seu cachorro, aliás seu cachorro te ouve, tenha certeza. Você percebe que ele inveja os outros e quer sempre ter alguma vantagem quando se aproxima de alguém. Ele é o famoso "dominador".

Fuja, ele trincará o seu amor-próprio!

Transtorno de personalidade narcisista.

Diz a mitologia grega que o jovem Narciso, nascido de deuses, era dono de uma beleza estonteante. A mãe questionou aos sábios se Narciso viveria com tão grande beleza; a resposta foi que quando ele conhecesse a si próprio, se perderia na sua arrogância.

O jovem cresceu um caçador que atraia o olhar de todas as mulheres, rejeitando-as. Ninguém era sufuciente para ele. Até visualizar-se num espelho d’água e apaixonar-se pelo seu reflexo. Sua paixão foi tamanha que ele quis tocar a imagem, mergulhou em busca de si próprio e morreu afogado. Afogado no próprio ego.

A psicanálise e a arte tomaram o mito de Narciso para nomear o transtorno de personalidade daqueles que enxergam apenas a si próprio - acreditam ser o mais importante, precisam ser admirados e rodeados de atenção, são pouco ou nada empáticos e seus relacionamentos são conturbados, pois apenas a voz dele é ouvida e apenas suas vontades são feitas.

É que Narciso acha feio o que não é espelho.

Emprestando essa máxima poética da música Sampa, de Caetano Veloso, consegue-se interpretar como seria relacionar-se com um narcisista: a verdade dele prevalece, assim como os gostos e desejos. Então, você o obedece e se anula, para tentar viver em paz. Mas as cobranças continuarão pois ele nunca estará satisfeito, ninguém é bom e suficiente para o seu espelho. Apenas ele.

O narcisismo pode ser encontrado nas amizades, no trabalho e no relacionamento amoroso.

As vítimas preferidas.

I preferiti são as pessoas empáticas, dóceis e sensíveis, porque são as mais fáceis de ser dominadas. Elas acreditam piamente que um narcisista mudará - doce engano. Ele irá piorar.

Um exemplo recente: o perverso rei Joffrey Baratheon de Game of Thrones, consagrada série da HBO, um exemplo clássico de narcisista.

Redes sociais - a praia do narcisismo.

Em busca de aceitação e admiração muitas pessoas exibem suas vidas como sendo a vida perfeita - uma exposição contínua da privacidade em troca de seguidores. As redes sociais ajudam a elevar a autoestima, mas é preciso cuidado para não "se achar" melhor que os outros.

Ajuda.

Se você está envolvido com um narcisista percebe que está afetando sua autoestima além da sua segurança, procure por ajuda.

Se você se encontrou no texto acima, procure por ajuda. Até porque você não é Narciso e, pode sim, se ajudar.

Redação:
Silvia Delforno, terapeuta corporal com abordagem tântrica.
Whatsapp 11 97118-2440







espaço vazio
espaço
 
Site Seguro Guia de Massagem ®