Publicado em 20/09/2023
Compartilhar
Usado com frequência na meditação
e no Yoga, os mudras ganharam
notoriedade no dia a dia, trazendo
consciência aos gestos das mãos
Cada parte e cada órgão do nosso corpo está conectado as nossas mãos. Os mudrás são movimentos manuais, posturas de mão que estimulam diretamente os processos de cura no nosso corpo. Conectam-se com o sistema nervoso simpático e parassimpático, criando sintonia entre o nosso corpo e a energia do Universo.
O povo hinduísta chama o mudra de gesto de poder pelo fato de que sua prática cria um estado alterado de consciência, pode também elevar a Kundalini e a consciência do próprio eu. Estar consciente, na visão hinduísta, é sair do estado mental robótico que a vida moderna exige.
Os mudras aparecem em tradições influenciadas pelo Tantra - budismo, hinduísmo, teosofia, gnose, sendo bastante usado na meditação. No ocidente, o ato de unir as palmas das mãos num gesto de oração e gratidão, é o mudra mais usado.
Os 7 Chakras
Básico (Muladhara) - Equilíbrio físico, saúde perfeita, vigor sexual. Centro de vida e força.
Umbilical (Swadhisthana) - Criatividade. Autoconfiança.
Plexo Solar (Manipura) - Força física e mental.
Cardíaco (Anahata) - Controle das emoções.
Laríngeo (Vishuddha) - Ligação do mundo interior com o exterior. Verdades e mentiras passam por esse Chakra.
Frontal (Ajna) - Terceiro olho. Intuição. Consciência do Ser.
Coronário (Sahasrara) - Controle do ego. Consciência de si e do Universo.
A relação dos dedos das mãos com os chakras
Dedo polegar - Chakra Plexo Solar (Manipura). A pura energia.
Dedo indicador - Chakra Cardíaco (Anahata). O movimento.
Dedo médio - Chakra Laríngeo (Vishuddha). A expansão.
Dedo anelar - Chakra Básico (Muladhara). A solidez.
Dedo mínimo - Chakra Umbilical (Swadhisthana). A adaptabilidade.
Os principais mudrás
Mudra do despertar - Posição que auxilia corpo e mente se acalmar, além de uma maior percepção do campo espiritual. É a posição das mãos que auxilia na superação de medos, relaxa o corpo e restaura o equilíbrio energético. Ideal para conexão com o Divino, e também para desligar e relaxar o corpo e a mente.
Mudra do esclarecimento - Essa posição com as mãos acalma o sistema nervoso, ficando mais fácil controlar os sentidos. Melhora as habilidades de comunicação e desenvolve a consciência interior. Posição das mãos ideal para voltar ao equilíbrio, no caso de crise nervosa.
Mudra de Iluminação - Desacelera os pensamentos e torna-os mais conscientes dos comportamentos repetitivos que todos temos. Também melhora a memória, limpa a mente de pensamentos indesejados, auxiliando na concentração.
Mudra de confiança - Com as mãos e dedos nessa posição, você se sentirá confiante, inabalavelmente confiante. Sua fé o moverá. Personalidades costumam ser vistos com as mãos nessa posição de mudra, para alcançarem seus objetivos.
Kali Mudra - Posição das mãos para livrar-se das bagagens desnecessárias que você carrega dentro de si, e também coragem para enfrentar momentos difíceis. Desbloqueia os canais energéticos, promovendo o otimismo.
Shiva Mudra - Expressa respeito à ancestralidade, assim como sinceridade e receptividade. Esse mudra é usado para agradecimentos.
Pronâm Mudra - Gesto de reverência unindo as duas palmas das mãos. O famoso gesto de namastê. Usado também como gratidão.
Esses são alguns dos mudras existentes, mas há outros. Os mudras devem ser usados com respeito e sabedoria. Eles fazem parte de estudos e tradições sagradas.
Se você quiser saber mais sobre os mudras e como levar o uso correto para o seu dia a dia, recomendamos os livros "Yoga, Mudras e Chakras: Os Movimentos da Energia Vital".
Também o "Mudras: A Sabedoria do Yoga Na Ponta Dos Dedos". No Instagram, o perfil @dailymudra exemplifica bem o assunto.
Redação:
Silvia Delforno, psicanalista.
"Ajudando você a viver de forma mais leve, com mais plenitude e realizações".
Sessões on-line e presencial.
Informações: whatsapp - 11 971182440.