Publicado em 11/11/2022

Compartilhar
Mau hálito - causas, consequências e soluções
Presente em muitas pessoas, o mau hálito causa desconforto e pode ser evitado.
Comece percebendo se as pessoas se afastam, fecham ou coçam o nariz enquanto você fala. Se sim, é bem provável que você esteja com mau hálito. Muitas vezes não sabemos que sofremos desse mal e é indelicado alguém dizer à você, apenas pessoas muito próximas têm essa liberdade.
Principais causas:
Refluxo estomacal. Tabagismo e alcoolismo. Infecções respiratórias. Cáries. Má higiene bucal. Alimentos fortes como alho e cebola. Halitose matinal. Boca seca.
Refluxo - o refluxo gastroesofágico é causado pelo ácido que vem do estômago em excesso, causando forte queimação. O mau hálito é um dos sintomas do refluxo.
Tabagismo e alcoolismo - o cigarro atrapalha a produção de saliva e o excesso de bebida alcoólica descama células bucais, produzindo o cheiro de enxofre.
Infecções respiratórias - sinusite, amigdalite, pneumonia, tuberculose, abscesso pulmonar ou uma simples gripe ou resfriado pode desencadear um odor fétido que vem do pulmão ou da garganta.
Cáries - restos de comida podem ficar dentro das cavidades dos dentes tomados por bactéria e, por vezes, a cárie não dói, mas o odor exalado é ruim e demonstra falta de cuidado.
Má higiene bucal - a boa higiene bucal não deixa formar placa bacteriana e os restos de alimentos são removidos. Quando isso não acontece de forma satisfatória, há uma grande chance de cáries surgirem, denunciadas pelo odor desagradável.
Alimentos fortes como alho e cebola. Alguns alimentos causam mau hálito naturalmente, então, se for dia de entrevista de emprego ou encontro amoroso, o ideal é evitar o consumo.
Halitose matinal - essa questão é fisiológica, presente em todas as pessoas - o famoso "bafinho" ao acordar. É causado pelo aumento da flora bacteriana durante a noite, além dos leves casos de hipoglicemia, e da redução da saliva durante o sono.
Boca seca - também conhecida por xerostomia, causada pela redução da saliva. O estresse resseca a boca e como o seu humano está muito estressado, a boca seca. Também seca quando se fala muito, por isso é necessário a hidratação constante.
Higiene bucal correta. Dentes limpos, sem resíduos de alimentos são alcançados com uma boa escovação, com uma escova de qualidade, creme dental com flúor (preferencialmente), sempre escovando todas as faces do dente e também a língua, grande depósito de bactéria. Usar fio-dental diariamente. Usar enxaguante bucal com flúor se seu dentista aconselhar. Ter sempre na bolsa um kit de higiene bucal, para não passar horas com os dentes sujos.
Saúde bucal do brasileiro. O brasileiro tem ido pouco ao dentista - por vezes procura o profissional quando a dor aperta e não há escape. O financeiro apertado, a priorização de outras coisas além da própria saúde, a falta de informação e a falta de higiene lideram os motivos da precária saúde bucal de muitas pessoas. Como consequência, cáries e hálito fétido, e autoestima comprometida. Doenças cardíacas podem ser causadas por inflamações dentárias não tratadas, conforme dados do Incor (Instituto do Coração).
Dentes saudáveis transmitem boa aparência e a mastigação fica fácil. A prevenção é a forma mais econômica, menos dolorida e mais prática de se prevenir cáries e, consequentemente, o mau hálito.
E consultar um dentista, pelo menos duas vezes ao ano.
Redação:
Silvia Delforno, psicanalista.
"Ajudando você a viver de forma mais leve, com mais plenitude e realizações".
Sessões on-line e presencial.
Informações: whatsapp - 11 971182440.