Utilizamos cookies para melhorar sua experiência no site.
Ao continuar navegando, você está ciente e de acordo com nossos Termos e Políticas de Privacidade.
Concordo
login
área do
anunciante
anuncie
divulgue
seus serviços!
pt
Idioma Atual
espaço
 
Topo menu
 
 
Cadastre seu e-mail para ficar informado sobre as novidades do Guia de Massagem.
Base menu
 
 
Selo Certificado SSL

espaço

   
Publicado em 20/01/2023
Compartilhar com o Facebook Compartilhar

Massagem bioenergética

 
Imagem 1231 de Massagem bioenergética
 

Originária na técnica corporal de Lowen, a massagem trabalha as emoções "escondidas" no corpo.

Meu corpo, meu esconderijo emocional.

Wilhelm Reich foi um psiquiatra e psicanalista austríaco, pioneiro na Psicologia Somática e apresentou, através de obras e experimentos, o conceito de potência orgástica. Na teoria reichiana corpo e mente apresentam um funcionamento integrado - são expressões da mesma realidade energética. O corpo guarda as memórias do passado entre suas células; ele fala mais vivamente do que as próprias palavras ditas. Não mente e também não esquece. Logo, as emoções de uma vida toda estão presas ao corpo.

Reich analisava seus pacientes também pela história revelada pelos seus corpos, e criou o termo couraça, para designar a armadura criada, como defesa, nos músculos (corpo) e nos pensamentos (psique), inconscientemente. Essas couraças se formam em situações de medo e dor, e quanto mais repetitivas, maior o enrijecimento - a pessoa se torna dura e na defensiva frente as mazelas da vida. Quanto mais encouraçado for, menos livre se sentirá, preso às teias de uma criação rígida - as defesas emocionais começam logo que o bebê nasce. 

Relacionando esse endurecimento emocional a teoria reichiana sobre o encouraçamento, vê-se que a rigidez emocional leva ao bloqueio do livre fluxo da energia corporal, criando tensões decorrentes da estagnação energética. As dores são manifestações patológicas, no sentido em que bloqueiam a energia vital - a pessoa sofre por falta de energia, não consegue ter relacionamentos satisfatórios com o seu meio, com outras pessoas e, até mesmo com seus órgãos internos.

Alexander Lowen foi um dos primeiros discípulos de Reich, além de cliente, e, a partir de todo conhecimento reichiano, criou a técnica corporal chamada bioenergética. Segundo Lowen, análise bioenergética é uma forma de entender a personalidade em termos do corpo e de seus processos energéticos que se relacionam à vitalidade. Lowen criou técnicas como o grounding, que faz o indivíduo entrar em contato com o chão. O trabalho da respiração é fundamental na bioenergética.

 "Através dos maneirismos, postura, atitude e cada gesto, o organismo está falando uma língua que antecede e transcende sua expressão verbal". Lowen, 1977.

Massagem bioenergética.

Com os conceitos de Reich e a posteriori de Lowen, a massagem bioenergética auxilia na quebra de couraças pelo corpo, trazendo energia, força e calor para as áreas frias e sem vida. Libertando o corpo das amarras do passado e tornando-o livre, na sua essência. Trazendo o amor por si e pelo outro, e a alegria da vida. 

A massagem bioenergética deve ser realizada por um profissional que conheça a terapia bioenergética, para que as manipulações no corpo ocorra de acordo com as necessidades individuais. Os movimentos como pressão, deslizamento e vibração auxiliam na soltura da musculatura, rompendo as imaginárias couraças que prendem emoções tóxicas, decepções, pesos desnecessários, culpa, medos e inseguranças. Os benefícios são bem-estar, sensação de liberdade e pertencimento, melhor performance sexual e maior capacidade de viver a sexualidade, sem tabus e julgamentos. Além de amenizar os sintomas depressivos e de ansiedade. Melhora as dores musculares, cria conexão entre corpo e mente. O indivíduo sente-se mais afetuoso e começa a ter relacionamentos mais satisfatórios.

É normal durante a massagem chorar e rir - manifestações de um corpo que está se soltando de emoções enraizadas.

Os óleos essenciais são bem-vindos na massagem.

Bioenergia corresponde a energia de vida, a força motora que alavanca a existência humana. Se você se sente "preso" a sentimentos e emoções que não consegue dar nome, se você não vive sua vida de forma plena e, muitas vezes, não encontra alegria para viver, procure pela terapia bioenergética. Faça massagens energéticas.

E viva livremente a sua vida.



Redação:

Silvia Delforno, psicanalista. 
"Ajudando você a viver de forma mais leve, com mais plenitude e realizações".
Sessões on-line e presencial.  
Informações: whatsapp - 11 971182440.






    

espaço vazio
espaço
 
Site Seguro Guia de Massagem ®