Publicado em 13/02/2023
Compartilhar
O OM é o amém, a frequência do equilíbrio.
"Se você tiver uma orelha musical, se tiver um coração que possa entender a música - não só entender, mas sentir, então o mantra será útil, pois você se unificará ao som interior, poderá mover-se com esses sons para níveis cada vez mais sutis. Chegará então o momento no qual todos os sons irão parar e apenas o som universal permanecerá. Esse som é o OM." Mestre Osho.
Mantra é uma palavra de origem sânscrita, de gênero masculino e seu significado é controle da mente, aquietamento e ainda, uma forma de silenciar o pensamento. Man é mente, tra é trava. Seu plural é mantram, mas no ocidente usa-se mantras.
Pesquisas revelam que os mantras originaram-se nos povos de culturas arcaicas e em sociedades primitivas, na época em que os curadores eram os xamãs.
O homem tem o sistema fonético evoluído faz mais de sessenta mil anos e as primeiras palavras foram usadas para transmitir conhecimentos como o fogo, terra, água, ar, água, trovão, o sol e a lua, por meio de sons sagrados, sons de poder, e desses sons nasceram os mantras. Os xamãs, em seus rituais, se comunicavam com a mãe natureza através de repetições de palavras.
Na Índia de milhares de anos, os yoguins que viviam em profunda meditação, criaram sons para a própria identificação e repetiam a exaustão, aproveitando os que surtissem resultados. Desde os princípios, os mantras são considerados a grande chave para a consciência e iluminação. Além de muitos deles proporcionar amor, saúde, bens materiais, prosperidade. Também tem os sons que acalmam, e ajudam a afastar o que perturba.
Os principais objetivos de um mantra são o poder de remover a ignorância, o poder de revelar verdades, o poder de purificar e libertar os presos em seus egos. A alma carrega a experiência do ego.
Modelos de mantras poderosos.
Om Namah Shivaya (Alegria e poder. Saudação a Shiva e sua egrégora)
Om Shanti (Paz)
Om Tat Sat (Encontro com sua real natureza)
Om Shiva Prenam Shakti. Om Shiva Om Shiva (União dos aspectos femininos e masculinos).
Om Ganesha Om Ganesha Om Ganesha Om (Limpeza energética, prosperidade, despertar do pensamento positivo).
Om Sri Gam (Poderoso mantra de Ganesha para concretizar um pedido).
Om Klim Krom Namah (Autoestima e amor).
So Ham (Eu sou).
Om Mani Padme Hum (Mantra de Iluminação).
Escolha um mantra que lhe agrade ou construa o seu mantra - uma escrita que represente você - e repita, diariamente, pelo mínino de dez minutos. Esteja num ambiente tranquilo, onde exista uma conexão sua com o meio. Seja no seu quarto, em frente ao seu local de orações, como o seu santuário particular, que represente você e a sua fé, independente no que ou em quem seja. Construa a prática de mantrar aos poucos, mas seja assíduo. As palavras tem poder.
Existem várias formas de recitar um mantra: em voz alta, voz baixa, mentalmente. A fala em voz alta cria a comunicação - quando você ouve a sua fala, soa para o seu cérebro como algo positivo. O mantra é um instrumento do pensamento. Num nível mais profundo, o mantra se relaciona com sua respiração e sua energia.
Se a prática de mantrar sons e palavras lhe agrada, então conheça o japamala, que pode te ajudar na prática.
Japamala. (Jap, sussurrar. Mala, cordão de contas). Como um colar, a exemplo de um terço católico, o japamala é um cordão sagrado. Possui 108 contas e pode ser feito em diferentes materiais, diferenciando cor e tamanho. Muito conhecido nas culturas hindus e usado nas meditações, no yoga, pelos praticantes de mantra e do H’ooponopono. Pode ser usado por você também, basta querer.
No ocidente ele é o rosário. Usado como amuleto de proteção e sorte. E como símbolo de espiritualidade.
Como usar seu japamala. São 108 contas e o meru, nome da peça central, que liga o cordão ao pingente (tassel). Quando você chegar no meru, completou o ciclo do japamala.
Segure o cordão com a mão direita, e vá escorregando as contas conforme pronuncia o mantra, entre o dedo polegar e o dedo do meio. Não toque o japamala com o dedo indicador, deixe-o esticado durante a recitação. Comece pela primeira conta após o meru e vá recitando até completar todo o colar, finalizando no meru. Respire conscientemente durante o seu mantra e entre num estado de elevação de consciência.
Com a prática, você sentirá necessidade de mantrar, porque faz muito bem.
Uma dica de mantra cantado é você conhecer Krishna Das, cantor americano, de religião hinduísta, conhecido por seus cantos devocionais, o kirtan. Procure-o no Youtube ou Spotify, será uma surpresa, caso você não o conheça. Deva Premal também é grande nome. E muitos outros.
Redação:
Silvia Delforno, psicanalista.
"Ajudando você a viver de forma mais leve, com mais plenitude e realizações".
Sessões on-line e presencial.
Informações: whatsapp - 11 971182440.