Publicado em 08/08/2023
Compartilhar
Leituras recomendadas para o autoconhecimento
O caminho do autoconhecimento é longo e muitas
são as ferramentas que ajudam,
entre elas, os livros.
Para inicializar a jornada, o pontapé inicial é esse:
"O Poder do Agora", de Eckhart Tolle. Aquilo que nos traz sofrimento é a mente que nos tira do agora.
Esse livro oferece ferramentas e habilidades para permanecer no agora, que é somente o que existe - o passado já foi e o futuro é uma incógnita.
Seguido por:
"Co-dependência nunca mais", de Melody Beattie. Além do conhecimento sobre a dependência emocional, o livro também traz atividades práticas ao final de cada capítulo, tornando-o não apenas um livro, mas sim, um trabalho terapêutico.
A própria capa traz uma grande fase de impacto: pare de controlar os outros e cuide de si mesmo. Muitas pessoas ainda se sentem capazes de salvar aos outros, quando, na verdade, deveriam cuidar de si próprio.
Se você se vê nessa situação - sempre se atrai ou se aproxima de vítimas ou pessoas cheias de problemas - está aí uma boa dica de leitura para você avaliar seus atos, que se tornam um ciclo sem fim.
Seguido por:
"O lado sombrio dos buscadores da luz", da saudosa Debbie Ford. Se você já está na trajetória da espiritualidade, deve se lembrar que a autora é a mesma do documentário "O efeito sombra".
Debbie marcou seu "trabalho com a sombra", trazendo o nosso lado reprimido que, em algum momento da nossa vida, não nos permitiu viver alguma situação por medos e crenças.
E são essas nossas partes fragmentadas que se tornam recalques em nós, onde projetamos nos outros na forma de julgamento. Em toda energia negativa existe uma parte que pode ser canalizada como energia positiva.
Seguido por:
"Os quatro compromissos", de Don Miguel Ruiz. A ideia do livro é a proposta de quatro únicos compromissos para a nossa vida, tornando-a mais plena.
São eles: Seja impecável com sua palavra. Não leve nada para o lado pessoal. Não tire conclusões. Sempre dê o melhor de si.
Seguido por:
"O cavaleiro preso na armadura", de Robert Fisher. Esse livro questiona o quanto nós devemos ser fortes na vida e o quanto essa armadura pode enferrujar em nós. Na história do livro, a fragilidade e a vulnerabilidade são colocadas como necessárias na vida de uma pessoa que se fez sempre forte.
Seguido por:
"A jornada de ser humano", do Osho. Embora o mestre Osho nunca tenha escrito um livro, suas palestras foram organizadas e compiladas no formato de livro. Nesse, exclusivamente, Osho fala sobre a possibilidade real de se encontrar felicidade na vida cotidiana. Esse livro aplica teoria à prática, tornando-o excelente.
Seguido por:
"Aprendendo a silenciar a mente", do mestre Osho. Nesse livro, Osho fala que o estado meditativo é viver no aqui e agora, e essa é a nossa verdadeira natureza.
"O livro da sua vida", do mestre Osho. Sobre a importância de se conhecer e se encontrar nessa existência.
Sobre o Osho, são mais de cinquenta títulos, com temas abordados de suma importância e ensinamentos sensacionais para o caminho do autoconhecimento e da espiritualidade.
Esse artigo continua com mais dicas de leitura.
Boa prática!
Redação:
Silvia Delforno, psicanalista.
"Ajudando você a viver de forma mais leve, com mais plenitude e realizações".
Sessões on-line e presencial.
Informações: whatsapp - 11 971182440.