Utilizamos cookies para melhorar sua experiência no site.
Ao continuar navegando, você está ciente e de acordo com nossos Termos e Políticas de Privacidade.
Concordo
login
área do
anunciante
anuncie
divulgue
seus serviços!
pt
Idioma Atual
espaço
 
Topo menu
 
 
Cadastre seu e-mail para ficar informado sobre as novidades do Guia de Massagem.
Base menu
 
 
Selo Certificado SSL

espaço

Publicado em 14/02/2023
Compartilhar com o Facebook Compartilhar

Faça do hábito um ritual

 

Imagem 1276 de Faça do hábito um ritual
 

O artigo de hoje cancela a palavra produtividade, por hora. Nesse momento o que vale é a presença e a devoção.

"Memórias de uma Gueixa" é um antigo filme que relata a história de uma menina transformada em gueixa, com auxílio das mais experientes. Gueixa é a personagem feminina japonesa que é considerada patrimônio no país: são horas dedicadas a dança, ao canto, aos instrumentos musicais, a vestimentas, a etiqueta e, principalmente, em como agradar um homem. Gueixa não é uma prostituta propriamente dita, é algo a mais - é a mulher que o homem quer como prêmio para si, tamanho seu magnetismo e poder pessoal, juntamente com sua delicadeza e educação. E, numa cena do filme, onde é ensinada a cerimônia do chá, toda minimalista, é fácil entender o significado da frase "faça do hábito um ritual".
Produtividade, otimização de tempo, criação ou perda de hábitos, relacionamentos líquidos, dentre outros termos da vida atual,  ficaram fora, só por hoje. 

É tempo de valorizar o banho, o momento de deitar-se, o almoço para a visita ou para si, a lembrança material para alguém especial. É tempo de estar presente na ação, deixando o celular de lado. Estamos vivendo numa bolha de cobranças que dormimos e acordamos no piloto automático, programado para alcançar metas e cumprir papéis impostos pela sociedade capitalista.

Enfim, hoje não. Hoje falaremos de rituais. Ritual é cerimônia, acontecimento com história, afeto e entrega. Mães fazem da gestação um acontecimento e cada detalhe até o nascimento, um ritual. Amantes transformam a noite num ritual aconchegante e prazeroso, esquecendo quantidade e priorizando qualidade. O almoço de domingo na casa da avó é um ritual - macarrão, frango assado, maionese e pudim. Todos à mesa ao meio-dia, em ponto. 

Ritual combina com calma, dedicação e intimidade. Um ritual é algo restrito e não é para todo dia. É especial e marcante.

Numa noite de sexta-feira, após a semana exaustiva, coloque um prosecco para gelar, combine queijo gorgonzola, figo, nuts e mel. Arrisque-se num petit gateau - não há segredo: os bolinhos são vendidos congelados, combine com um sorvete de qualidade sabor creme e decore com morangos. Transforme sua noite a sós ou acompanhada num ritual de sabores prazerosos.

Numa manhã de domingo, permita-se ficar na cama até mais tarde, no máximo, faça um café e volte ao cafofo. Esqueça a rua logo cedo, curta a sua cama, a sua preguiça e, quem sabe, a pessoa ao seu lado. Se não houver, saiba que rituais independem de companhia, e sim, depende de presença. A sua.

No aniversário de uma pessoa querida, observe-a antes de escolher seu presente. Não pergunte o que ela quer e não mande uma cartão da Amazon - isso é vida no automático, por vezes necessária. Mas hoje não, hoje você encontrará o livro que tem a cara do aniversariante. Ou a cerveja artesanal fabricada na sua cidade natal. Ou ainda um ingresso para o show do cantor preferido. Não é sobre dinheiro, é sobre valor - são coisas distintas. É entrar na alma da pessoa e tirar de lá um pouquinho dela.

É a mesa do café da manhã com a amiga que não vê faz tempo e você decora com o guardanapo das meninas super poderosas, uma brincadeira íntima entre vocês. É sobre a valorização do encontro e de uma época importante da vida.
Transforme seu banho, o cuidado com seu corpo e sua skincare num ritual. É uma lição de amor-próprio e autocuidado. Aprenda a gostar de você e querer-se bem através de rituais de beleza.

Eu sei que falta tempo, mas, se sobra vontade, já basta. Quando houver oportunidade, transforme pequenos atos da sua vida em rituais. Serão eternos na sua memória.


Redação:

Silvia Delforno, psicanalista. 
"Ajudando você a viver de forma mais leve, com mais plenitude e realizações".
Sessões on-line e presencial.  
Informações: whatsapp - 11 971182440.







 

espaço vazio
espaço
 
Site Seguro Guia de Massagem ®