Publicado em 30/09/2022
Compartilhar
Exercício físico - mexendo o corpo e a cabeça
Continuando a série "Autocuidado", após o sono e a alimentação, o exercício físico é o tema de hoje.
O assunto de hoje é interessante para muitos, porém enfadonho para outros. A atividade física é recomendada por todos os profissionais da área da saúde, além da OMS (Organização Mundial de Saúde) salientar a importância e colocar a falta de exercício físico como causa indireta de muitas mortes. O sedentarismo traz consequências.
Bora mexer o corpo?
Difícil é começar. Encontre dentro de você força de vontade e determinação para iniciar uma atividade física que lhe pareça agradável. O prazer em realizá-la virá com o tempo. É bastante difícil sair da zona de conforto - falta tempo, falta dinheiro, falta roupa apropriada, sobra desânimo, preguiça e flacidez. Comece caminhando na sua rua, na próxima semana você acrescenta mais duas ruas e após um mês, já inicia uns trotes de corrida.
Comece a se mexer, por amor à sua vida.
Quando o corpo se movimenta, ele libera hormônio que gera bem-estar. A mente se mexe também, ampliando as percepções que você tem do seu corpo e equilibrando suas emoções, mais facilmente.
Endorfina. É um neuro-hormônio produzido naturalmente pelo corpo, responsável pelas sensações de prazer e bem-estar. Sua liberação equilibrada acontece quando a prática das atividades físicas são regulares e constantes. As reações decorrentes da liberação da endorfina são: maior relaxamento, melhora o humor, maior concentração, ajuda no processo depressivo e na ansiedade. Reduz o colesterol, auxilia na regulação do sono, diminui o estresse, dentre outras.
Corpo. Cuidar do corpo, além de gerar saúde, promove um novo olhar para o seu corpo - mais amoroso, menos depreciativo. As atividades, quando praticadas com segurança, protegem a coluna vertebral e as articulações, pois quando os músculos estão trabalhados e fortalecidos, eles sustentam melhor o corpo.
As consequências do sedentarismo. Alteração da postura. Excesso de peso. Problemas nos ossos e na circulação sanguínea. Dores musculares. Estresse e mal humor. Baixa autoestima.
As vantagens da prática. Diminui o estresse. Melhora o sistema respiratório. Auxilia na perda de peso. Reduz dores em geral. Deixa a pele mais vistosa. Melhora a produtividade do dia-a-dia. Dá energia. Melhora o sono.
Deixa você mais alegre, de bem com a vida. Você se sente mais bonito e desejável. A paquera rola com mais facilidade, pois sua segurança aumenta. As roupas vestem melhor. O sexo fica mais gostoso. Você não se priva de contato social, porque sua autoestima eleva. Você faz novas amizades.
Algumas das inúmeras atividades prazerosas. Caminhada, corrida, musculação, natação, treino funcional, dança, ioga, ciclismo, lutas, pilates.
Onde fazer: - Junto à natureza - praia, montanha, trilha, mata, cachoeira.
- Lugar público - rua e praça.
- Academia.
- Em casa - na sala, no quarto, na garagem, na laje.
O importante é se mexer.
Observação. Agora que você está convencido da importância de mexer seu corpo, o ideal é procurar um médico para avaliar sua saúde. Inicie quando tiver certeza que está tudo bem. Atividade física é sinônimo de prazer. A dorzinha após os exercícios é conhecida como a "dor boa", que a você sente, mas reconhece os benefícios.
Coloca uma roupa confortável, tênis no pé e vai se exercitar. Já se exercita? Continue! Você é o seu maior patrimônio.
Redação:
Silvia Delforno, psicanalista.
"Ajudando você a viver de forma mais leve, com mais plenitude e realizações".
Sessões on-line e presencial.
Informações: whatsapp - 11 971182440.