Publicado em 29/12/2022
Compartilhar
Envelhecer faz parte da vida. Mas como você está envelhecendo?
Ano-Novo, vida nova. Vamos viver uma nova vida, com mais saúde e vitalidade.
No dia 28 desse mês, a modelo Solange Frazão, primeira musa fitness - como se autodenomina, completa sessenta anos com corpo de fazer inveja às lolitas e balzaquianas. E revela que a disciplina de uma vida toda é o resultado da sua saúde e estética. Em recente entrevista questiona-se:" Vou envelhecer mesmo, então vou comer e beber a vontade!, muitos dizem. Ok, mas esse é o formato ideal do envelhecimento?"
Sim, Solange, você tem razão. Muitos usam de excesso e abuso para justificar o hoje, sem pensar no amanhã. E se tem algo que costuma cobrar é a saúde. Infelizmente quanto mais velhos ficamos, mais dores e doenças surgem - o corpo desgasta. Porém, é possível envelhecer com mais saúde e disposição, cuidando do seu corpo e da sua mente, dia após dia. Os resultados virão, tenha certeza.
O idoso no Brasil. Em 2060 serão mais idosos do que jovens no país, visto a desaceleração de crescimento e, como consequência, uma inversão na pirâmide etária do país. O envelhecimento da população é pauta para governantes, que cada vez mais devem criar programas de atividade física, atividade cultural e bem-estar do idoso, assim como soluções para reduzir o número de internações hospitalares dessa faixa etária.
Envelhecer é natural e inerente a toda espécie. Sim, mas é possível retardar o processo de envelhecimento com alguns cuidados que devem ser tomados desde bem cedo: usar filtro solar, mesmo com o tempo nublado ou em ambiente fechado. Fazer visitas regulares aos médicos para check-up. Repor as vitaminas e suplementos conforme sua idade. Banir da sua vida o tabaco e as drogas ilícitas. Ter vida social, encontrar atividades e grupos que lhe sejam agradáveis. Dedicar-se à família. Ter boas noites de sono, deixando o celular de lado bem antes de ir para a cama. Ativar o cérebro através da leitura, cadernos de palavras cruzadas, jogos no celular (cuidado no último ítem para não virar um vício com custos). Fazer terapia, não importa a idade. Atentar-se à postura corporal. Ter uma vida sexual saudável.
Atividade física regular e alimentação saudável, os pilares para envelhecer bem. A atividade física quando praticada regularmente reduz o risco de doenças, diminui o estresse, melhora o humor, assim como as noites de sono. Tudo melhora quando o corpo se movimenta - o sedentarismo é responsável por inúmeras algias. A caminhada, a corrida, o yoga e as ginásticas orientais, a musculação, natação, hidroginástica, ciclismo, as danças agitadas e o pilates estão entre as atividades mais procuradas - encontre o que mais lhe agrada.
Os bons alimentos devem se tornar uma escolha para a vida toda, como o feijão, as carnes magras, frutas, legumes e verduras em geral, cereais integrais, oleaginosas. Reduzir ao máximo o consumo de álcool, gorduras, alimentos industrializados, açúcar em geral. Desenvolver o prazer em cozinhar seu próprio alimento, mantendo uma relação sadia com a comida. Lógico que um churrasco vez em quando não tem problema, só não pode virar rotina.
Sentir-se bem, não importa sua idade. A juventude é encontrada nas pessoas que se gostam, do jeito que são; pois elas se aceitam e se respeitam. Pessoas bonitas são leves, não julgam nem fazem fofoca. Pessoas bonitas respeitam a si e aos outros. Pessoas bonitas trabalham com mérito, fazem o melhor que podem para ter uma vida com excelência.
Pessoas bonitas são tão bonitas por dentro, que a beleza transborda.
Não importa sua idade, importa o carinho com que você se trata. Envelhecer com saúde é um ato de amor-próprio.
Redação:
Silvia Delforno, psicanalista.
"Ajudando você a viver de forma mais leve, com mais plenitude e realizações".
Sessões on-line e presencial.
Informações: whatsapp - 11 971182440.