Publicado em 05/04/2023
Compartilhar
É tempo de ovo, inclusive o de chocolate
Símbolo da vida e do renascimento, o ovo é alimento nutritivo e saboroso.
Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha? Há controvérsias, mas o assunto de hoje é o ovo.
Ovo é alimento prático, versátil e de custo acessível a todas as pessoas. É um alimento amplamente consumido no mundo e um dos mais completos em valores nutricionais. O ovo ajuda na perda de peso (quando consumido sem óleo), aumenta a massa muscular, fortalece o sistema imunológico, diminui o colesterol ruim, fortalece os ossos, ajuda a diminuir anemia, cuida da pele. Ele pode ser consumido cru, frito, cozido, no molho. Com arroz e feijão, forma um dos pratos mais populares no Brasil.
O ovo é uma ótima fonte proteica de alta qualidade, assim como de minerais e vitaminas, sendo considerado um polivitamínico natural, pois possui vitaminas tipo A, D, E e complexo B, além de ferro, fósforo, zinco, manganês, selênio e potássio. Ovo faz parte do rol dos bons alimentos.
Deve ser armazenado dentro do refrigerador e não na porta, como a maioria faz. Deve ser lavado apenas no momento do consumo e não quando comprado, pois possui uma cutícula protetora em sua casca. Ovo que faz barulho de líquido quando balançado, não está bom. Ovo fétido é lixo. O ideal é colocá-lo num copo com água e ver se ele boia, se sim, está bom para consumo. Para bolos, massas, pães e cremes, o ideal é peneirar a gema para não ficar com o famoso "cheiro de ovo". Louças sujas de ovo devem ser lavadas com água quente, sabão ou detergente para que perca o odor característico.
Existe ovo vegano formado por substâncias naturais. Existe ovo enriquecido. Existe ovo orgânico. Existe ovo de todas as espécies que se reproduzam por meio do ovo, contudo o mais popular é o ovo da galinha. Existe ovas de peixe, alimento caro e raro. Existe joia no formato de ovo. Existe ovo de chocolate, que a gente cresceu achando que vinha do coelho.
Coelhinho da Páscoa, o que trazes pra mim?
O ovo, como presente, foi introduzido na Antiguidade, onde era visto como símbolo da fertilidade por várias culturas. Ovos eram decorados e pintados, e oferecidos como votos de vida próspera. Era normal presentear com ovos de pata, todo enfeitado, cheio de simbologia. Ovos coloridos, pintados à mão, ornavam as mesas comemorativas. Até hoje pessoas colorem ovos para enfeitar a mesa, principalmente na celebração da Páscoa, a festa cristã do renascimento.
Os primeiros ovos de chocolate surgiram na França, no século XVIII; vieram dos pâtissiers que recheavam ovos de galinha, depois de vazios, com chocolate, e pintavam as cascas com motivos delicados. Os ovos eram escondidos das crianças, como uma caça ao tesouro, na comemoração da Páscoa. O coelho se relaciona com a Páscoa, pois diz a lenda que ele foi o primeiro ser vivo a ver Jesus ressuscitado. E Maria Madalena foi até o imperador, com uma cesta de ovos, para comunicar a ressurreição e ele zombou, dizendo que era tão verdade quanto os ovos vermelhos que carregava, e os mesmos se transformaram em vermelho sangue naquele momento. Diante das histórias antigas, nascia aí o ovo de Páscoa.
Ovos que são joias.
Peter Carl Fabergé já havia conquistado os monarcas russos quando recebeu uma encomenda inusitada: o czar Alexandre III pediu ao joalheiro um ovo de Páscoa feito de joia para presentear sua esposa. Uma casca branca que por dentro tinha o recheio de joias belíssimas. Nascia aí o famoso ovo Fabergé.
Atualmente, joalherias nacionais se unem a grandes marcas de chocolates, criando ovos que são verdadeiras joias.
Páscoa é renascimento. O ovo é o símbolo da vida. O Guia de Massagem deseja a você muitos recomeços, muita saúde, alguns chocolates e muitas joias.
Redação:
Silvia Delforno, psicanalista.
"Ajudando você a viver de forma mais leve, com mais plenitude e realizações".
Sessões on-line e presencial.
Informações: whatsapp - 11 971182440.