Nesse artigo vamos desmistificar o porque procuramos ajuda somente na dor e não no amor, quando as coisas estão bem. Podemos sim procurar por terapias quando estamos bem, para vivermos ainda melhor.
Do grego, tharapeia, que significa "ato de curar ou se reestabelecer". Muitas vezes não estamos dormindo bem, ou nossas relações afetivas não estão satisfatórias. Ou ainda sentimos que não temos conexão com o nosso corpo, ou nossa libido está baixa ou estamos muito estressados e pouco criativos. Nesses momentos estamos precisando de ajuda. E podemos querer procurar por ajuda sem ter problemas, pois temos o direito de ter apoio para vivermos mais saudáveis, livres e felizes.
"A busca por ajuda não é um sinal de fraqueza."
Michelle Obama.
A frase acima foi escrita pela ex-primeira-dama estadunidense num ato de incentivo às pessoas procurarem por ajuda sempre que sentirem necessidade. Muitas vezes, por vergonha ou por falta de conhecimento, adiamos um cuidado que precisamos e merecemos. O tratamento terapêutico costuma ser longo e desprende dinheiro, mas o retorno vem em forma de liberdade, leveza e conexão consigo mesmo.
Freud criou a terapia pela palavra, pela fala. E o resultado é muito satisfatório. A terapia cognitiva, baseada na observação de comportamentos, crenças, pensamentos, emoções e sentimentos é a mais procurada no mundo. Psicólogos, psicanalistas, especialistas e afins estão disponíveis para recebê-lo.
Porém o cuidado pode começar pelo seu corpo: muitas técnicas de massagem, além de gerar bem-estar, liberam pontos de tensão e acúmulo de energia que bloqueiam o corpo, daí nascem as dores.
A terapia tântrica trabalha a respiração, auxilia na conexão corpo-mente-emoção, desbloqueando traumas. Não espere estar dependente da pornografia para conhecer o tantra.
A massagem relaxante, com o tempo, permite uma conexão plena com o corpo - você aprende a ouvi-lo e entendê-lo. Não espere dores crônicas ou noite mal dormidas para alinhar sua energia.
Muitos profissionais optam pela terapia integrativa, integrando modalidades terapêuticas num mesmo espaço, num mesmo tratamento. Florais, aromaterapia, Reiki; técnicas unidas integrando o ser.
A história da terapia.
Toda forma de terapia tem a intenção de ajudar.
No início eram os curandeiros, as rezas, as danças e os chás. Desmistificado o poder do toque, as massagens ganharam notoriedade para além das contusões e dores nas costas.
Freud iniciou o processo da terapia pela fala e muitos estudiosos contribuíram com suas teorias e comprovações. Hoje a terapia mais procurada é a cognitiva, baseada em identificar comportamentos, pensamentos, crenças, sentimentos e emoções. Divãs e poltronas esperam por você para juntos, dividir emoções.
Toda forma de cura é válida se a intenção for o amor. Procure por um terapeuta se estiver com problemas que atrapalham seu dia-a-dia e procure também se você não estiver com problemas: invista no seu autoconhecimento, na sua qualidade de vida e no seu amor-próprio.
Terapia on-line.
A modalidade é coerente para a terapia falada e, se popularizou com o início da pandemia. É fruto da coletividade de aparelhos eletrônicos e internet. Funciona muito bem, além de ser cômoda e segura.
Profissionais.
Todo profissional apto ao processo terapêutico lhe trará calma e segurança. Cobrará valores justos pelo seu trabalho e irá se dedicar para que o resultado seja o melhor.
Terapias mais do que alternativas que fazem muito efeito.
Com o intuito de deixar o texto leve e harmonioso, vamos citar também as "terapias" mais exercidas: esporte, cada vez mais adeptos pelo mundo afora se renovam colocando o corpo em movimento, muitas vezes em contato com a natureza, renovando os ares e os pensamentos. Mesa de bar, quantos adeptos se reúnem na "terapia de bar" para conversar, rir e se distrair. Jogos on line, cada dia aumenta os jogadores pelo mundo, vivendo uma vida paralela quando sentam pra jogar noite afora. E por aí vai...
Procure o que te faz bem. Socialize, todos estamos no mesmo barco. Apenas não se isole no seu mundinho.
Redação:
Silvia Delforno, terapeuta corporal com abordagem tântrica.
Whatsapp 11 97118-2440