Publicado em 15/05/2023
Compartilhar
Cuidando dos pets com as terapias holísticas
As terapias naturais ajudando no bem-estar dos animais.
Os animais são reflexos de seus tutores e, por vezes, ficam doentes pelo desequilíbrio físico, mental, espiritual ou emocional. Também podem estar em desarmonia com o ambiente em que vivem. Podem se sentir abandonados pela família quando esta passa muito tempo fora, o que pode ser demonstrado através da alimentação escassa ou excessiva, ou ainda pela carência emocional, distanciamento ou ainda pelas "artes" que aprontam. É a forma de demonstrarem seu descontentamento com a realidade.
Muitos veterinários - nomeados como "veterinário holístico", ou terapeutas holísticos especializados em animais - conhecidos como "terapeuta pet" ou "pet terapeuta", se especializam em terapias alternativas para o cuidado dos animais, geralmente cães e gatos, porém adaptáveis a outras espécies. Sempre trabalhando em conjunto com os tratamentos convencionais, avaliando o histórico da saúde, as medicações e as vacinas aplicadas.
As terapias complementares para os pets não possuem contraindicação e podem ser aplicadas independente da idade do bichano. O diagnóstico, assim como a prescrição do tratamento mais indicado é feito após uma consulta detalhada, geralmente em clínica especializada (muitos profissionais atendem também em domicílio), levando em conta a aparência física, a saúde, a rotina, o comportamento do animal com seu tutor e com pessoas estranhas. Por vezes o bichinho demonstra descontrole e medo, o que é normal quando sai da sua zona de conforto.
Dentre as terapias indicadas estão o Reiki, a acupuntura, os florais, a argiloterapia, dentre outras; sempre certificando se o profissional está apto ao atendimento animal. E levando em conta também o ambiente em que será aplicado tais cuidados: deve ser silencioso, com luz amena, limpo e higienizado.
O Reiki, transmissão de energia universal através das mãos, auxilia no controle do medo, da ansiedade, da agressividade e da apatia causada pela dor e idade. A acupuntura pode ajudar no tratamento de dores em geral e problemas específicos, além do auxílio emocional. Idem a argila e aos florais, esse último manipulado e manuseado na boca do animal, em casa.
Quanto aos chakras, os dos pets são diferentes dos humanos, e o principal chakra de um animal fica na escápula, que funciona como um centro de distribuição de energia para o corpo todo.
Outro chakra que merece atenção está relacionado com o sentimento da raiva, o chakra básico do pet. O ideal é trabalhar o chakra básico dos tutores também, pois o animal reflete o estresse e os sentimentos negativos da pessoa que ele tanto confia e dedica todo seu amor.
As terapias holísticas ajudam e muito no bem-estar, na saúde e na tranquilidade do seu animal de estimação. Contudo, faz-se necessário um ambiente onde ele se sinta querido e acolhido, e não um fardo, podendo até sofrer algum tipo de violência física. Com certeza ele desenvolverá algum transtorno comportamental.
Comprovadamente o pet de estimação melhora a vida do seu tutor, pois é uma companhia. Muitos miaus e auaus dormem na mesma cama que seus papais e mamães e são muito amados. Quando chega um novo membro na casa, o ideal é uma adaptação entre todos.
Pets adoram bebês e vovós
Existe no mercado profissionais que auxiliam no entrosamento entre animais, e entre animais e pessoas.
Animais são presentes de Deus na terra - cuide deles, com carinho.
E procure sempre o cuidado das terapias.
Redação:
Silvia Delforno, psicanalista.
"Ajudando você a viver de forma mais leve, com mais plenitude e realizações".
Sessões on-line e presencial.
Informações: whatsapp - 11 971182440.