Publicado em 12/09/2022
Compartilhar
Cromoterapia para equilíbrio energético
Na gama das terapias integrativas, a cromoterapia auxilia no equilíbrio do bem-estar físico, mental e emocional através das vibrações energéticas emitidas pelas cores.
Cromoterapia é um tratamento alternativo de cura através das cores. Atua nas células do corpo, melhorando o equilíbrio entre corpo e mente, gerando bem-estar e alívio de dores, de forma natural. Cada cor se interliga à um estado emocional, terapeuticamente falando. A aplicação dá-se por lâmpadas coloridas, roupas, alimentos, água solarizada, quadros, pintura de parede.
No caso de uma doença diagnosticada, o tratamento com a energia das cores não substituem o uso de alopático receitado pelo médico especialista.
O início.
O escritor alemão Johann Wolfgang Von Goethe publicou a Teoria das Cores, em 1810. Seguido de várias correntes que diziam que a vibração de uma cor seria percebida não apenas pela visão, e sim por todo o sistema humano.
Benefícios da terapia das cores.
Diminui o cansaço físico, melhora o sistema imunológico, melhora a qualidade do sono, estimula o sistema nervoso central, acalma, melhora a circulação sanguínea, ameniza dores, dissolve a energia estagnada.
Na cromoterapia cada cor tem um propósito.
Vermelho - cor quente estimulante, usada para ativar órgãos preguiçosos, além dos cinco sentidos, pois estimula o sistema nervoso central. Reduz a fadiga e o cansaço, aumentando a disposição.
Laranja - estimula a criatividade e as emoções positivas. Aumenta a energia dos pulmões, melhorando a respiração. Ajuda também no processo digestório.
Amarelo - melhora os estados apáticos e depressivos, ajuda a energizar e tonificar os músculos.
Verde - cor intensa e leve, que acalma, equilibra e harmoniza. Lembra a natureza. Auxilia também nos desarranjos hormonais, alivia gripes e resfriados. Age também nos processos infecciosos.
Azul - acalma, tranquiliza, alivia a raiva e a agressividade. Dá vitalidade e ativa a intuição. Azul da cor do céu transmite paz.
Violeta - relaxa os músculos.
As cores nas salas de massagem.
A cromoterapia está presente nas salas de massagem, assim como a musicoterapia e a aromaterapia, integrando o ambiente para um melhor aproveitamento e bons resultados. Não raro, há uma parede pintada numa cor que transmite calma e tranquilidade. Mais comum é o uso de bastões de luz, por vezes direcionados à região do corpo que está com energia parada, manifestada através de algias e emoções em desequilíbrio. Ou ainda, pelo banho de imersão, e também pelo alinhamento dos chakras.
Nas meditações dos chakras (centros de energia pelo corpo), cores que correspondem a cada centro energético são imaginadas, desbloqueando e harmonizando.
A cor e a mulher.
Mulher vestida de branco transmite confiança. Mulher vestida de amarelo irradia luz e otimismo. Mulher vestida de rosa se mostra calma, carinhosa, gentil e cuidadosa. Mulher vestida de laranja parece ser prática e espontânea. Mulher de vermelho transmite segurança e paixão. Mulher de cinza se mostra responsável. Mulher de marrom demonstra empatia. Mulher de verde fica jovial e leve. Mulher de azul, demonstra estabilidade, paciência e organização. Mulher de preto é sofisticada.
Curiosidades.
A cor mais popular que existe é o azul. Amarelo e vermelho são cores que lembram fome (lembra daquele famoso fast food) e azul é a cor que tira fome, sendo recomendado como cor do prato para quem está de dieta. Cores quentes, claras e alegres lembram aproximação, remetendo ao verão. Já as cores escuras remetem ao distanciamento, lembrando o inverno. Amarelo em excesso causa tontura. Uma mulher de preto pode ser clássica ou fatal. Um homem charmoso investe em cores claras na parte superior e escuras na parte inferior, reparem.
Redação:
Silvia Delforno, psicanalista.
"Ajudando você a viver de forma mais leve, com mais plenitude e realizações".
Sessões on-line e presencial.
Informações: whatsapp - 11 971182440.