Publicado em 14/10/2022

Compartilhar
Criança gosta de massagem!
Na semana do dia da criança vamos conversar sobre os benefícios do toque das mãos no corpo do pequenino. Momento de conexão e afeto.
Muito falamos aqui sobre técnicas e benefícios da massagem no corpo adulto e nesse artigo vamos explanar sobre a importância do toque no corpo da criança - um momento de amor e afeto. Além dos benefícios da Shantala, técnica indiana de massagem em bebês.
Shantala
A Shantala é uma antiga técnica indiana de massagem em bebês, que foi difundida no mundo pelo médico francês Frédérik Leboyer, que observou numa viagem à Índia o cotidiano das massagens que as mães aplicavam em seus bebês e como esses eram beneficiados com os momentos de atenção.
Comumente a massagem é feita pela mãe ou pelo pai, ou também por cuidadores. Mas qualquer pessoa pode executar, desde que seja num ambiente tranquilo, limpo e, se necessário, aquecido. E com muita atenção e responsabilidade.
Para receber a massagem, o bebê precisa ter pelo menos um mês de vida e o ideal é deixá-lo peladinho, por isso o ambiente na temperatura ideal para o seu conforto. A melhor posição é aquela em que a pessoa que realizará a massagem senta no chão, coloca um tecido sobre coxas e joelhos, com as pernas retraídas. O bebê é colocado com a cabeça apoiada nos joelhos e o corpinho nas coxas, e com as mãos em movimentos leves e amorosos, a mamãe massageia seu bebê, por todas as dobrinhas. Fazendo os movimentos de dentro para fora. Na barriguinha, movimentos circulares no sentido anti-horário. No rostinho, o contorno de cada membro, e na cabecinha, bastante carinho. Movimente as perninhas flexionando os joelhos, exercitando-as e impulsionando os movimentos do pequeno. Pode virar o bebê sem medo, deixando-o de barriga para baixo. Massageia as costinhas com cuidado. Tudo isso num tempo de quinze a trinta minutos. Jamais force o ato e respeite os limites do neném.
Benefícios da Shantala. Ativa a circulação sanguínea. Relaxa e promova bem-estar. Alivia cólicas. Ajuda na digestão. Tranquiliza o bebê, transmitindo segurança a ele. Melhora a qualidade do seu soninho - isso se ele não dormir enquanto é tocado. Ajuda também a abrir os pulmões, melhorando a respiração. E, principalmente, cria vínculo emocional com a pessoa que o massageia e o faz sentir amado e querido.
Lembrando que o neném precisa se sentir muito seguro e os toques devem ser muito, muito leves. É o início de uma vida recebendo toque sutis de amorosidade.
A massagem em bebê é indicada por pediatras e psicólogos para o bem-estar e para a comunicação entre quem cuida e quem é cuidado.
Massagem e relaxamento infantil
A criança quando cria independência de movimentos recebe a massagem deitada na cama, com toda higiene e conforto.
Toques leves e lentos, começando pelos pés, subindo pelas pernas, percorrendo o abdômen - com movimentos circulares, auxiliando o sistema digestório. Braços, rosto, cabeça. Costas, com muita delicadeza.
A massagem numa criança tem por objetivo acalmá-la, afastá-la dos estímulos visuais, principalmente do celular, causador de excitação excessiva nos pequenos. Também alivia dores pelo corpo, além de auxiliar no alívio de cólicas e dores abdominais. O ato da mãe, pai ou responsável massagear seu filho aumenta o vínculo afetivo entre ambos, tornando o momento gratificante para ambos.
A concepção de novas formações familiares muitas vezes deixa a criança vulnerável à problemas físicos e emocionais. Crise de choro constante, déficit no aprendizado, dificuldade de relacionamento, agressividade ou timidez em excesso são expressões que requer atenção. Com massagem e relaxamento, por vezes em conjunto com o trabalho terapêutico de um profissional especializado, faz com que a criança se acalme, pense mais tranquilamente e reduza seus conflitos. Ela passa a ter um maior controle emocional e suas dores físicas cessam, além do seu melhor comportamento.
Meditação infantil. A meditação é um caminho saudável para o relaxamento, inclusive para os bambinos. Encontre meditações guiadas feitas especialmente para eles, ou pesquise livros com histórias que levam ao relaxamento. Uma boa dica é o livro Soprinho, de Fernanda Lopes de Almeida, à venda nos principais sites e livrarias. Outra dica é playlist própria para o relaxamento infantil - coloque para tocar e deite-se ao lado da criança, especialmente quando ela estiver agitada.
Crie um momento relax com seu filho imitando os animais - os movimentos do gato, a velocidade do bicho-preguiça e da lesma, a leveza da borboleta, a tartaruga encolhida dentro do seu casco. São ações aceitas pela criança e que remetem às técnicas de relaxamento infantil.
Enfim, para que sua criança seja calma e sadia, seja você calma e sadia. Invista seu tempo no bem mais precioso do mundo, as crianças.
Redação:
Silvia Delforno, psicanalista.
"Ajudando você a viver de forma mais leve, com mais plenitude e realizações".
Sessões on-line e presencial.
Informações: whatsapp - 11 971182440.