Utilizamos cookies para melhorar sua experiência no site.
Ao continuar navegando, você está ciente e de acordo com nossos Termos e Políticas de Privacidade.
Concordo
login
área do
anunciante
anuncie
divulgue
seus serviços!
pt
Idioma Atual
espaço
 
Topo menu
 
 
Cadastre seu e-mail para ficar informado sobre as novidades do Guia de Massagem.
Base menu
 
 
Selo Certificado SSL

espaço

   
Publicado em 08/05/2023
Compartilhar com o Facebook Compartilhar

Copo cheio, copo vazio. Abundância e escassez

 

Imagem 1401 de Copo cheio, copo vazio. Abundância e escassez
 

Tudo é uma questão da visão que você tem da sua vida.

A metáfora do copo "meio cheio, meio vazio" refere-se a perspectiva que a pessoa tem da vida dela e do mundo, na totalidade. Se apenas os pontos negativos forem focados, o copo estará vazio e a mentalidade da escassez sempre predominando. Se o copo estiver mais cheio, com olhar otimista, a vida se apresenta com uma visão de abundância. 

Mais do que a opinião se o copo pela metade está mais cheio ou mais vazio, o que se observa é a capacidade de ver a vida pelo ângulo esperançoso e confiante, mesmo sabendo que o ser humano é, na sua essência, pessimista. Para muitos, copos sempre parecem vazios, mesmo transbordando. Ingratidão.

Sobre a abundância e a escassez, cada qual tem uma crença enraizada dentro de si, como o olhar sobre o copo. A primeira questão a ser trabalhada é a relação que a gente tem com o dinheiro. Por ser uma energia forte, ela precisa movimentar-se, e para isso, é preciso dar e receber.

Embora essa teoria seja massacrada nos "manuais da vida", a certeza é que quando a bondade, através da caridade, é praticada, a energia flui. Energia essa da prosperidade, fonte de luz dentro ser humano. Contudo, esperar o retorno sentado no sofá ou se engrandecer por ser caridoso, não é a chave para a mudança da crença: é necessário continuar fazendo aquilo que o dia pede pra gente fazer, sem preguiça e com primor. 

Uma mente pessimista é aquela que pensa que "tudo" é mais fácil para os outros, menos pra si, e aí entra uma outra questão, o merecimento. Trabalhar o merecimento dentro da gente envolve ter amor-próprio e autoconfiança. Deixar o mimimi de lado e fazer o que precisa ser feito. 

A vida moderna traz a falsa ideia de que tudo tem que ser bom em todos os campos da vida: ótimo emprego, ótimo salário, ótimo amor, ótima família, ótimo carro, ótima casa, ótimos amigos. Difícil essa concepção de vida perfeita - a vida não é perfeita, nem justa; porém ela é muito boa, estando o copo vazio ou cheio. 

A abundância está conectada a liberdade - ter ciência dos verdadeiros propósitos de vida, conhecer a verdadeira essência e ser uma pessoa realizada com a realidade. A prisão da escassez envolve a inveja, o medo, a incapacidade de realizar os sonhos e a crença de sobreviver apenas, e não viver, de verdade.

A sobrevivência pode ser exemplada com aquele brinquedo que é uma roda onde o ratinho fica correndo, sem fim. Ele não sabe como parar e nem onde vai chegar. Um exemplo clássico da mentalidade capitalista.

A dica para enxergar o copo mais cheio, sem ser Poliana, e ter uma mentalidade de abundância é viver com leveza. Ser gentil, fazer caridade, ser voluntário nas associações próximas, ter objetivos, ser centrado na sua história de vida. Viver com os pés no chão. Viver com os seus pés, não com os pés do outro.




Redação:

Silvia Delforno, psicanalista. 
"Ajudando você a viver de forma mais leve, com mais plenitude e realizações".
Sessões on-line e presencial.  
Informações: whatsapp - 11 971182440.






                

espaço vazio
espaço
 
Site Seguro Guia de Massagem ®