Os buxixos começaram e a verdade veio à tona: Gerard Piqué traiu Shakira, que caiu em prantos. Verdade ou mentira, sensacionalismo ou não, o mundo constatou que até a Shakira pode ser traída.
Diz a lenda que os homens traem para sair da rotina e a mulher trai por vingança a um homem que não a enxerga. A realidade é que a traição machuca, rompe um contrato de confiança e respeito estabelecido no início da relação. A pessoa traída passa por um período de luto, como a perda de um ente querido.
A traição gera raiva, insegurança, tristeza, culpa, descrença na vida e no futuro. Os estragos emocionais são muitos: quando a mulher é traída, ela pode perdoá-lo como prova do quão grande e forte é o amor entre eles - apenas é preciso tomar cuidado para que isso não vire rotina. Ouço muito em consultório mulheres que suportaram muitas traições e/ou maus tratos até terem coragem para se separar.
Outro estrago, seja no homem ou na mulher, é que o traído achará que toda relação será assim e temerá entregar-se novamente. E quem trai também pode ficar com sequela: passará a ser achar sujo, rejeitado e não ser digno de ser amado e querido - a culpa o consome.
Mas por quê isso foi acontecer?
Em primeiro lugar é preciso analisar a situação: foi uma única traição ou foram várias traições ao longo dos anos? Como vai a vida sexual do casal? O sexo vem em primeiro lugar na lista das razões que um homem olha para o lado e a mulher tem como motivo principal a falta de atenção e carinho. Óbvio que existe um caminho de sedução até a cama, mas é nela que a traição se concretiza. Ambos relatam que muitas vezes "pulam a cerca" para salvar o casamento, uma vez que renovam as energias no flerte. Então a rotina está entre os primeiros motivos para procurar fora o que se perdeu dentro.
Outro motivo que leva um dos dois à traição, além da busca de afeto, sexo e compreensão, é a parte financeira. O homem se sente muito cobrado por prover sua família e irá descontar essa pressão em outros braços, muitas vezes ajudando financeiramente a "outra". Isso geralmente acontece quando, no casamento, a mulher ganha mais do que o homem ou cobra dele valores que ele não consegue suprir. Parece doido, mas é a realidade.
Relacionamentos esfriam com o tempo - a rotina e as obrigações, além dos filhos, são fatos da vida adulta e não há como viver só de love, por isso é preciso estar muito consciente das responsabilidades de um relacionamento, além de ter maturidade emocional.
Traição pelas redes sociais é traição?
A pandemia transformou as redes sociais em verdadeiros botes salva-vidas durante o isolamento social. Conhecer pessoas - mesmo que virtualmente - e fazer novos amigos tornou-se muito fácil, mesmo para os tímidos e inseguros. A amizade virtual leva estranhos a trocar segredos e confidências, unindo neuroses e carência. Daí é um passo para curtir e comentar fotos, trocar fotos no privado, ou seja, disneylândia perfeita para a traição. E como explicar para a outra pessoa toda a diversão que ela encontrou mexendo no seu celular? A verdade é que celulares viraram armas nas mãos de crianças brincando com os sentimentos alheios.
Relacionamentos abertos.
Todo esse caos não existe nas relações abertas, onde, um dia, foi especificado o que poderia ou não ser feito. Houve um comum acordo e o casal segue com seus encontros fugazes apoiados pelo parceiro. Certo ou errado, cada casal tem a sua vida. E aqui cabe o ditado que diz " o combinado não sai caro".
Foi traído ou traída? Respire, sua vida continua.
Procure por ajuda terapêutica. Tenha esperança e fé. Não faça chantagem emocional com o parceiro, seja adulto (tipo, afastar um filho do pai que traiu). Chore, mas crie força para superar a dor, não se entregue. Invista em você: uma roupa nova, um novo corte de cabelo, uma sessão de cinema e uma comida gostosa - você é seu melhor investimento.
Traiu e se arrependeu? Pense o que levou você a trair e não se julgue, todos somos passíveis a erros.
Castelos desmoronam. Ou não.
Existem relações que se fortalecem após uma traição: o marido começa a enxergar a esposa. A esposa se cuida mais para agradar seu marido. Ambos passam a dialogar - o que deveria ser feito constantemente.
Nem sempre é necessário a separação, e sim, é preciso entender o que está acontecendo. Para isso a terapia de casal existe, para identificar o que pode ser modificado e a disponibilidade do casal em mudar. A orientação profissional auxilia muito nesse momento.
O segredo está no diálogo.
O diálogo é a melhor solução para uma vida conjugal saudável. Pouco adianta esconder-se no sofá, na academia, nos aplicativos de relacionamento, na casa da mãe ou na barra da saia da sogra - é preciso maturidade para sentar e conversar sobre o que está incomodando. E mais importante ainda é ouvir, de verdade, o que o outro diz. A traição começa nos sinais que não são percebidos ou valorizados.
Não adianta desabafar com a turma do futebol ou com a manicure, eles podem te ouvir, mas é preciso que seu parceiro ou parceira te ouça.
Senta e conversa. Procura ajuda. Já as decisões pertencem à você.
Redação:
Silvia Delforno, terapeuta corporal com abordagem tântrica.
Whatsapp 11 97118-2440