Publicado em 15/06/2023

Compartilhar
Como ressignificar crenças negativas
Crenças negativas precisam ser transformadas em crenças positivas.
Dá um pouco de trabalho, mas é possível. Afinal, assim como foi trabalhoso as crenças negativas terem significado na sua vida, você tem o pode de ressignificá-las.
As crenças são, geralmente, desenvolvidas na infância, e no decorrer da vida são reafirmadas, ou ainda, as crenças são resultado de situações traumáticas.
Elas fazem parte do conjunto de valores que você adota para sua vida, e muitas vezes você alimenta essa crença, inconscientemente.
O ser humano possui em sua mente tanto crenças negativas quanto crenças positivas. As negativas costumam ser super generalizada, transformando um caso isolado em algo em algo absoluto e rígido.
A principal atitude para a negativa perder a força é exaltar a crença positiva.
Em que você acredita?
Você inicia sua vida fitness e adquire uma bike. No primeiro pedal você se desequilibra e vai ao chão.
Logo, você crê que o esporte não é para você, que a compra foi um erro, que você é um desastre e nunca mais sentará na bicicleta.
Você pode pensar assim e continuar numa frequência negativa. Ou, pode levantar, sacodir a poeira e continuar seu rolê, certo de que novos tombos poderão acontecer e que faz parte.
Quanto mais praticar, mais irá se sentir seguro
Você cresceu vendo seus pais brigarem e se desrespeitarem, logo você crê que relacionamento é algo ruim e você não deseja relacionar-se com ninguém.
Isso é mentira, pois cada pessoa é única, relacionamentos são mantidos com admiração, companheirismo e respeito. E a situação de seus pais pode melhorar, se ambos desejarem.
Você encontra um novo emprego em que seu salário seja cinco vezes maior que o atual e, automaticamente, você crê que algo está errado, pois a diferença é grande e as horas trabalhadas, menores.
Logo, isso não está certo. Pode ser que não esteja mesmo, e antes de aceitar a proposta, você deve analisar a identidade do local, e não correspondendo ao imaginado, você declina.
Porém, pode ser uma proposta autêntica e você estar sendo reconhecido pela sua capacidade profissional.
Coisas boas e saudáveis podem acontecer na sua vida, sim. Desde que você seja mais positivo e menos negativo.
No mês passado, uma famosa blogueira deu à luz seu primeiro filho, e duas semanas depois, estava dentro de uma calça jeans.
Uma seguidora questionou-a sobre sua posição sobre a maternidade - atualmente o puerpério é visto como um período doloroso e a blogueira estava na direção contrária as outras mamães.
Prontamente ela respondeu que não iria postar algo que não era verdade, que existia sim os perrengues, mas o geral era ótimo e ela estava muito bem após o parto. E ressaltou que sua visão perante a vida é muito positiva.
Ou seja, por vezes as crenças nascem do movimento midiático e cria adeptos limitados. Preste atenção ao que você está tomando para sua vida como crença e que não lhe pertence.
Não entre numa frequência negativa que acarretará em crenças negativas.
Sua vida corresponde as suas crenças?
Faça uma análise da sua realidade e veja se ela está condizente com suas crenças. Se você acredita que ganhar muito dinheiro não é possível pra você, você não ganhará mesmo.
Se você acredita que não é merecedor de um relacionamento afetivo saudável, você viverá relações meia-boca.
Se você acredita que não pode ter sucesso, ele não acontecerá.
Se você acredita que não merece respeito, você não será respeitado.
Ressignifique seus pensamentos, suas ações e sua positividade perante a vida. Mude suas crenças, mudando sua vibração energética.
Redação:
Silvia Delforno, psicanalista.
"Ajudando você a viver de forma mais leve, com mais plenitude e realizações".
Sessões on-line e presencial.
Informações: whatsapp - 11 971182440.