Publicado em 10/08/2023
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Como divulgar sua massagem nas redes sociais
Neste artigo trazemos dicas exclusivas para você alcançar mais sucesso na sua profissão, atrair novos clientes, aumentar sua renda e se tornar referência na área da massoterapia.
Você tem novas ideias. Você domina técnicas. Você tem boa escrita e sabe criar conteúdos exclusivos. Você quer crescer e sua força de vontade te move. Você é um empreendedor.
Empreender é chave do sucesso de todas as profissões. A massoterapia, através das suas inúmeras técnicas, é uma área com crescimento gigantesco, pois o mundo está doente, cansado e estressado, e se você é um massoterapeuta, parabéns! Você está trazendo grande benefício para a vida das pessoas.
Para aumentar seu fluxo de cliente e, consequentemente, sua satisfação profissional e financeira (sim, é preciso valorizar seu dinheiro), é necessário especializar-se em alguma técnica específica para tornar-se referência no assunto, além de poder criar suas próprias técnicas, podendo adiante patenteá-las e tornar-se uma franquia, tendência na área.
WhatsApp
O contato via WhatsApp é a forma mais utilizada pelo seu cliente para chegar até você. E você precisa saber como iniciar o atendimento, com excelência.
A primeira dica é a mensagem de boas vindas. "Olá, bom dia, José. Tudo bem?" Aguarde a resposta do José. Geralmente ele irá perguntar se você faz massagem, e você responderá: "Sim, sou Maria, massoterapeuta.
Como posso ajudá-lo?" E o José responderá e vocês iniciarão um diálogo, gerando um relacionamento. Pois pessoas fazem negócio com quem as trata bem, e o primeiro contato é o ponto chave do início da sua venda.
Lembre-se sempre que pessoas com dores irão te procurar, demonstre empatia e respeito pelo outro, sempre.
Você pode também ter uma mensagem automática com mais dados do seu trabalho, como a cidade ou localização em que atende, quantos anos você tem de experiência na área, a estimativa de quantos clientes você já atendeu ao longo dos anos, e mais alguma informação que você julgar ser relevante.
Seja profissional mantendo sua humildade
Se você usa o WhatsApp comercial o ideal é ter o contato do cliente para que ele receba suas divulgações e promoções.
Mesmo que ele não tenha realizado a massagem com você num primeiro momento, pode surgir interesse numa segunda vez, por isso é interessante ter o seu contato salvo no grupo de clientes.
Lembre-se também que, atualmente, é muito comum os stories do WhatsApp, e como nas redes sociais, há interação. Portanto, tenha consciência dos seus posts, mantenha sua vida privada longe da sua vida pública, caso não queira que todos saibam detalhes sobre você.
Conta
Se seu objetivo é divulgar seu trabalho, ser reconhecido, alavancar a venda do seu produto (no caso massagem) e ter um fluxo financeiro maior, o Instagram é hoje a melhor rede de divulgação. Para um melhor aproveitamento, você deve optar pela conta comercial, e automaticamente seu perfil será público.
Agora, caso você seja mais reservado, não quer que seu perfil seja público e que todos tenham acesso as suas postagens, você pode ter seu perfil fechado. Apenas saiba que o fluxo de clientes será bem menor.
Foto de perfil. Escolha uma foto que remeta à imagem que você deseja passar para as pessoas.
Bio
Como está sua bio? Bio é a descrição, abaixo do seu nome, onde é possível incluir informações sobre você e seu trabalho. É possível você linkar seu WhatsApp na própria bio, para facilitar o contato dos clientes.
Sua bio deve ser clara e concisa, constar sua especialidade, seu local de atendimento (cidade ou cidade e bairro, ou ainda o nome do prédio ou do conjunto comercial em que você atende).
Pode conter sua formação acadêmica (massoterapeuta formada pela xxx), ou ainda, "especializado em massagem esportiva". O ideal é que o cliente se identifique com o seu trabalho logo na sua bio.
Frases em outra língua são aceitas desde que você fale fluentemente essa língua, para que possa se comunicar com clientes estrangeiros. Seja autêntico na sua descrição e extremamente profissional.
Feed
Feed são publicações permanentes no seu perfil. Só será alterado se você excluir ou arquivar o post. É no feed que as pessoas encontrarão conteúdos a respeito do seu trabalho.
Seus clientes precisam conhecer os benefícios do que você oferece. Então seus posts devem mostrar as técnicas que você usa, como você usa, quando você usa, com quais produtos, em qual local você atende, como é sua sala, como você se prepara para o atendimento, além de posts que se relacionam com a massoterapia, como técnicas complementares.
O brasileiro é recordista em automedicação, toda dor é resolvida com remédio, na visão da maioria. E muitas vezes não é um relaxante muscular que resolverá a dor nas costas, mas sim, fazer massagem terapêutica com frequência, e isso precisa ser levado às pessoas até elas criarem consciência.
Dicas de bem-estar também são de extrema importância, como alimentos funcionais, técnicas de respiração, mindfulness, a importância da atividade física, como aproveitar o tempo livre, as restrições de cada estação do ano.
Existe muito a ser explorado e divulgado. Lembrando que o conteúdo pode ser criado e escrito por você, assim como você pode usar os recursos da inteligência artificial, como o ChatGPT.
Se você não conhece o Canva, é hora de conhecer. É uma ferramenta gratuita de design gráfico para você criar seus posts. Algumas funções são pagas, mas você pode fazer coisas bem legais utilizando o que é disponível.
Dedique-se a aprender e não desista por nada. Quanto mais você fizer, melhor ficará.
Reels
É um formato de vídeo de até noventa segundos e funciona como um TikTok do Instagram. Você posta o reel no feed e lá ele fica, podendo ser fixado.
Você deve compartilhar na grade do seu perfil, para que a entrega seja maior. Ele é a ferramenta de maior retenção e mesmo depois de semanas ele continua sendo entregue.
Como massoterapeuta, você pode filmar seus atendimentos e editá-los. Você pode filmar detalhes das suas técnicas, além do seu espaço, você pode filmar-se falando sobre um assunto.
Como um bom empreendedor, você precisará pesquisar e estudar sobre as ferramentas da rede, como utilizá-las, além de aprender a editar vídeos, conhecer aplicativos para edição de fotos e vídeos.
Há muitas ferramentas disponíveis, gratuitas ou não, que se atualizam constantemente. Existem muitos perfis com tutoriais de como se tornar influente nas redes. Pesquise, explore, seja uma pessoa antenada.
Stories
Os stories são postagens de vídeo - com até sessenta segundos -ou foto, e tem visibilidade por menos tempo. É a ferramenta que mais aprofunda o relacionamento entre você e seu público, pois as pessoas curtem, comentam e interagem com você, e você, sempre educado, também irá interagir com as pessoas.
Os stories funcionam como um funil para alcançar o público alvo definido por você. No caso, quem deseja fazer massagem.
O público consegue ver seus stories clicando na sua foto de perfil e quando passa a ser seu seguidor, encontrará na parte superior do feed.
Stories são ótimos para compartilhar momentos do dia a dia, compartilhar post, coisas fofinhas, engraçadas e também frases de impacto.
TikTok
TikTok é definido como uma plataforma de entretenimento, criado para você "dar uma olhadinha" e passar horas. Com quinhentos milhões de usuários no mundo todo, o TikTok é para postagens de vídeos curtos, em forma de dancinhas, fotos, música, conteúdo explicativo, enfim, tudo que você imaginar está no TikTok.
Como massoterapeuta, você pode criar vídeos com suas técnicas e as transformações realizadas, como antes e depois. Quem procura massagem, busca resultado eficaz. Então você precisa provar virtualmente, através das suas postagens, os efeitos do seu trabalho.
As suas falas, mostrando seu rosto, onde você responde perguntas e tira dúvidas são essenciais para o seu crescimento profissional, em todas os canais de comunicação.
Também mostrar seu ambiente de trabalho e amenidades do seu espaço, como velas, plantas e incensos. Ou os aparelhos que você utiliza, caso utilize. Tudo isso valoriza sua imagem.
Para você se destacar na concorrência, o público precisa saber como é o seu trabalho. É a sua "indicação" virtual.
Depoimentos de clientes são apreciados em todas as redes sociais.
Quanto mais seu trabalho for respeitado, mais será valorizado e as pessoas não irão lhe pedir desconto, pois querem te pagar bem, tamanho o bem que você faz a elas.
Sobre outros caminhos, como o Facebook, Pinterest e o Threads, falaremos num próximo artigo.
Desejamos que essas dicas sejam úteis para você, iniciante, ou para você que está na profissão faz bom tempo.
Desejamos sucesso no seu trabalho. Massoterapia é cuidado, massoterapia é amorosidade.
Redação:
Silvia Delforno, psicanalista.
"Ajudando você a viver de forma mais leve, com mais plenitude e realizações".
Sessões on-line e presencial.
Informações: whatsapp - 11 971182440.