Publicado em 03/03/2023
Compartilhar
Toda mãe ou vó tem um chazinho milagroso que auxilia em diversas dores. São as plantinhas milagrosas que nos ajudam de maneira natural a viver melhor.
Tomar chá acalma. Tranquiliza a mente e concede melhoria no sono. Alguns chás emagrecem. Outros aliviam mal-estar estomacal, dores nos rins e na vesícula. E outros auxiliam nas dores-de-cabeça e enxaquecas. Além dos que tranquilizam os ansiosos. E acalmam bebês.
Chá é cuidado com a saúde no formato de planta.
Abaixo, as principais e mais conhecidas ervas para chá:
Camomila. Acalma ao mesmo tempo que estimula o sistema imunológico. Recomendado para quem tem a imunidade baixa e para quem está ansioso, agitado, nervoso e impaciente. Pode ser ingerido de uma a duas xícaras ao dia.
Hortelã ou menta. O vapor do chá melhora a respiração. O chá auxilia na constipação intestinal, auxiliando também na secreção dos sucos digestivos e acalmando dores no estômago. Também alivia náuseas e enjoos matinais. Pode ser ingerido de uma a duas xícaras ao dia.
Boldo. Facilita o trabalho da vesícula biliar, estimulando a glândula da bílis e auxiliando na digestão de gorduras. Combate os males do fígado e diarreias, assim como auxilia na liberação de gases intestinais. Pode ser ingerido de uma a duas xícaras ao dia, sem nenhum tipo de adoçante.
Erva cidreira. Chá que acalma e relaxa. Combate a insônia e tranquiliza a cólica menstrual nas mulheres. Também é um chá que combate os gases intestinais e os desajustes estomacais, além de acalmar torções musculares.
Erva doce. Auxilia no funcionamento intestinal, estimulando a digestão. É expectorante, estimula o apetite, contribui na formação dos ossos e dos dentes. É o chá que muitas mães recomendam pra tudo - é o famoso "toma esse chazinho que logo passa".
Os chás verde, branco, preto e outras cores são formados a partir da planta Camellia sinensis, combinada com outros ingredientes.
Chá verde. Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. Tem ação anti-inflamatória e antigripal. Ativa o sistema imunológico. Regenera a pele, combatendo o envelhecimento precoce da pele e evitando vários tipos de câncer. Fortalece vitaminas e sais minerais, acelera o metabolismo e a queima de gorduras. É energético, como a cafeína. Recomendação de até cinco xícaras ao dia, sem adição de açúcar.
Chá branco. Entre todos os chás, a combinação do chá branco é a que possui maior concentração de polifenóis, que neutraliza os radicais livres, além de acelerar o metabolismo e ajudar na eliminação de gordura do corpo. ajuda a prevenir cáries, em ação antigripal e ativa o sistema imunológico. Recomendação de duas a três xícaras ao dia.
Chá preto. Auxilia na respiração de pessoas com asma. Auxilia no metabolismo de proteínas. Bom para os ossos, para os batimentos cardíacos, músculos e nervos. Duas a três xícaras ao dia, sem açúcar.
Esses são apenas alguns de muitos, inclusive os chás de frutas. O mercado está repleto de opções de combinações. Mas sempre que possível, opte pela planta in natura. Lave-a bem, deixe-a secar e use na infusão.
O chá veio da China e é bem difundido no Oriente. No Brasil vem ganhando espaço após a conscientização das pessoas em diminuir refrigerantes e cafeína. A água é o líquido mais ingerido, após o suco e o chá estão entre as principais preferências.
Chá não é apenas medicinal, não. Chá é chique. Sai as dores e entra o prazer.
It’s five o’clock! It’s tea time! São cinco da tarde na Inglaterra, todos param, monarquia e plebeus, para uma xícara de chá e um biscoito, desde o século XIX. Hora de exibir lindas xícaras e prataria; a Europa ainda possui salões especializados na hora do chá.
Deixando a realeza de lado, a hora do chá pode existir em qualquer casa ou situação, é uma pausa entre o almoço e o jantar que pode se transformar num momento muito agradável.
Redação:
Silvia Delforno, psicanalista.
"Ajudando você a viver de forma mais leve, com mais plenitude e realizações".
Sessões on-line e presencial.
Informações: whatsapp - 11 971182440.