Banho - terapia relaxante para todas as pessoas de todas as idades
Água, fonte da vida. Por dentro e por fora.
O ritual de limpeza e purificação nos acalma,
nos ajuda nas tensões do dia-a-dia,
na prevenção e manutenção da nossa saúde e é terapia gratuita.
O bebê está quente ou choroso – vamos dar um banho. Estamos muito cansados – vamos tomar um banho para relaxar. Sentimo-nos apáticos e febris – banho para revigorar e normalizar a temperatura. Estamos tristes, abatidos, deprimidos – banho quente, chá e cama. O banho nos acompanha desde que nascemos e assim será por toda nossa vida.
A água tem propriedades curativas, a hidroterapia. Ideal para o alívio do cansaço, desânimo, dores musculares, tristeza, decepções.
Sem água não vivemos – 70% do nosso corpo é água. Mantermos a hidratação por dentro e por fora é essencial para nossa saúde. Água é vida!
A importância da água em nosso corpo, internamente, é mais do que nossa conhecida: regula nosso intestino, garante o funcionamento de nossos rins, auxilia no emagrecimento, hidrata unhas e cabelos, termina com inchaço, mantém nossa pele viçosa. Devemos ingerir dois litros de água por dia, na sua forma natural, chás e sucos. Esqueça o industrializado. Tudo natural por aqui!
O estresse e a competitividade no trabalho agridem nosso plano mental, nosso plano físico e energético. Sentimo-nos sugados no final de um dia ou de uma jornada de trabalho ou estudo. O banho representa um marco no final do dia, acaba o que já foi e inicia um próximo dia, com uma noite de sono no meio.
Chuveiro. A forma mais “normal” de banho que conhecemos. Tem para todos os gostos e bolsos. Esses dias até vi um chuveiro com música, estação de rádio. Tecnologias a mil. Lembrando que água na temperatura fria espanta o calor nos dias quentes, e um jato frio
após o banho morno, “desperta” nosso corpo – técnica ideal para o banho matinal, que nos iniciará para mais um dia. O banho quente, para quem gosta, deve ser tomado à noite, antes de dormir, para um relaxamento. O banho quente demorado em contato seguido com intempéries como a chuva, frio, e o vento pode gerar resfriados e gripes. Além de retirar a camada protetora da pele, causando ressecamento, coceiras e grosseiros. No banho morno, estará a temperatura natural do nosso corpo, em torno de 37º, sendo o ideal.
O banho não deveria passar de dez minutos, mas tem aqueles dias que fazemos confissões para a água: hidroterapia.
Temperatura ideal para o banho – água morna - estimula os poros a abrirem-se em grandes “dutos”, que eliminam as toxinas e nos relaxa.
Banheira. Para quem possui, a banheira é um privilégio no relaxamento. Principalmente com o acréscimo de sais de banho existentes no mercado. Momento de relaxamento sozinho ou acompanhado.
Bacia.
Escalda-pés, água em abundância para mergulharmos nossos pés.
Dica para o ambiente se tornar relaxante: playlist agradável, velas, toalha macia (nada de guardar a toalha gostosa para visita, você é sua melhor visita!), incenso para quem gosta.
Existem spas que oferecem o banho-terapia – um momento único de relaxamento.
Aproveite o momento do banho para relaxar, seja qual for sua opção de contato com água, externamente. Tome dois litros de água por dia. E faça terapia com um profissional. Somos plantinhas com emoções.
Mar – presente da natureza para nosso relaxamento e bem-estar, principalmente pelo sal presente na água – estimula o sistema nervoso, relaxando o corpo. Além da melhora de dores musculares, reumáticas e renovando as energias. Por isso todas as crenças relacionadas à água do mar.
Cachoeira – analgésico e estimulante natural para nosso corpo e nossa psique.