Utilizamos cookies para melhorar sua experiência no site.
Ao continuar navegando, você está ciente e de acordo com nossos Termos e Políticas de Privacidade.
Concordo
login
área do
anunciante
anuncie
divulgue
seus serviços!
pt
Idioma Atual
espaço
 
Topo menu
 
 
Cadastre seu e-mail para ficar informado sobre as novidades do Guia de Massagem.
Base menu
 
 
Selo Certificado SSL

espaço


Publicado em 08/11/2023
Compartilhar com o Facebook Compartilhar

As variadas formas de comer peixe cru

 
Imagem 1629 de As variadas formas de comer peixe cru
 


Prato querido dos brasileiros, os peixes crus são encontrados na culinária japonesa e peruana, sendo ótima fonte de saúde e muito sabor

Dia primeiro de novembro foi comemorado o Dia Internacional do Sushi. A popularidade do sushi no Brasil é tão grande que os mercados estão investindo na venda do produto na prateleira. 

O brasileiro aceita bem a comida japonesa, prova disso é o crescente número de restaurantes japoneses abertos nos últimos anos.

Óbvio que o país "abrasileirou" o sushi, inventando versão com bacon, queijo derretido, crispy de couve e cream cheese (esse criado pelos americanos). 

Na versão doce, o sushi foi incrementado com banana, creme de avelã e goiabada. O jeitinho brasileiro está longe do berço do sushi, niguiri e sashimi, cujo peixe principal é o atum. 

Foi a Noruega - uma das principais fornecedoras de salmão - que vendeu a ideia primeiro ao Japão e após, ao restante do mundo. O Brasil tornou-se freguês, consumindo, principalmente, o salmão chileno.

O benefício de consumir peixe cru

Antes de tudo é preciso certificar-se da procedência do peixe. Na embalagem deve haver o selo SIF - Serviço de Inspeção Federal, e nos estabelecimentos, o certificado da Vigilância Sanitária.

Dentre os peixes que podem ser consumidos crus estão o salmão, pois seu sabor e sua textura é perfeito para o corte do sushi, acompanhado por um bom molho shoyo. Salmão é rico em Omega 3, nutriente responsável por evitar doenças cardiovasculares. 

Atum é uma excelente opção também, pois sua carne é suculenta e com alto valor nutricional com proteínas, vitaminas e Omega 4, auxiliando na prevenção de diversas doenças. 

Linguado também é opção, com boa textura e sabor, além de propriedades antioxidantes, atuando na proteção de radicais livres. 

Tilápia é um peixe muito bom para o ceviche (prato da culinária peruana), e além de sabor agradável é também fonte de vitamina B, potássio e fósforo, essenciais para ossos e dentes fortes. 

O consumo regular da tilápia auxilia no processo de conter a osteoporose. Além desses peixes mais conhecidos, os frutos do mar, como polvo, lula e camarão também são usados para sushis e sashimis, sempre selecionados com cuidado.

O corte do peixe cru

São utilizadas até sete facas para o bom corte do sushi; inspirado nas espadas dos samurais. As facas usadas no preparo do peixe cru são amoladas constantemente e sempre de um lado só. 

No corte do bom sushi não é usada a força e sim o deslizar perfeito da faca, sempre da esquerda para a direita, com a faca em diagonal. 

Os pratos da culinária japonesa

Preparada de forma minuciosa, colorida e cheia de sabor, a culinária japonesa agrada o mundo e, em 2013, foi incluída pela Unesco na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. 

No passado a comida japonesa se inspirava na culinária chinesa, com o tempo foi recebendo a influência de outros países, incluindo verduras, arroz (gohan) e outros componentes.

Os principais pratos são sushi, bolinho de arroz envolto em alga, recheado com peixe, fruto do mar, legume e até fruta. Sashimi, em tiras finas de peixe cru. 

Temaki, arroz e recheio (que pode ser de pepino, peixe cru e outras invenções), envoltos em alga. Niguiri, também feito de arroz e peixe cru e também pode receber outro complemento. 

Hossomaki, uma espécie de enrolado de sushi, mais fina. Leva alga, arroz e recheio, que pode ser de peixe cru. 

Uramaki, o famoso sushi invertido. Arroz por fora, alga e recheio, geralmente sua apresentação é revestida de gergelim.

Da culinária peruana veio o ceviche - peixe cru marinado em suco cítrico. Prato de sabor marcante.

Da culinária francesa veio o tartar, inspirado no steak tartar, feito de carne. 

Peixe cuidadosamente cortado, servico cru, com uma série de tempero e condimento. Refinado, o tartar agrada ao paladar de gostos refinados.

Bom para a saúde e de agradabilíssimo sabor, o peixe cru está entre os preferidos dos gostos dos brasileiros.


Redação: 

Silvia Delforno, psicanalista. 
"Ajudando você a viver de forma mais leve, com mais plenitude e realizações".
Sessões on-line e presencial.  
Informações: whatsapp - 11 971182440.

 





,


espaço vazio
espaço
 
Site Seguro Guia de Massagem ®