Publicado em 08/11/2023
Compartilhar
As variadas formas de comer peixe cru
Prato querido dos brasileiros, os peixes crus são encontrados na culinária japonesa e peruana, sendo ótima fonte de saúde e muito sabor
Dia primeiro de novembro foi comemorado o Dia Internacional do Sushi. A popularidade do sushi no Brasil é tão grande que os mercados estão investindo na venda do produto na prateleira.
O brasileiro aceita bem a comida japonesa, prova disso é o crescente número de restaurantes japoneses abertos nos últimos anos.
Óbvio que o país "abrasileirou" o sushi, inventando versão com bacon, queijo derretido, crispy de couve e cream cheese (esse criado pelos americanos).
Na versão doce, o sushi foi incrementado com banana, creme de avelã e goiabada. O jeitinho brasileiro está longe do berço do sushi, niguiri e sashimi, cujo peixe principal é o atum.
Foi a Noruega - uma das principais fornecedoras de salmão - que vendeu a ideia primeiro ao Japão e após, ao restante do mundo. O Brasil tornou-se freguês, consumindo, principalmente, o salmão chileno.
O benefício de consumir peixe cru
Antes de tudo é preciso certificar-se da procedência do peixe. Na embalagem deve haver o selo SIF - Serviço de Inspeção Federal, e nos estabelecimentos, o certificado da Vigilância Sanitária.
Dentre os peixes que podem ser consumidos crus estão o salmão, pois seu sabor e sua textura é perfeito para o corte do sushi, acompanhado por um bom molho shoyo. Salmão é rico em Omega 3, nutriente responsável por evitar doenças cardiovasculares.
Atum é uma excelente opção também, pois sua carne é suculenta e com alto valor nutricional com proteínas, vitaminas e Omega 4, auxiliando na prevenção de diversas doenças.
Linguado também é opção, com boa textura e sabor, além de propriedades antioxidantes, atuando na proteção de radicais livres.
Tilápia é um peixe muito bom para o ceviche (prato da culinária peruana), e além de sabor agradável é também fonte de vitamina B, potássio e fósforo, essenciais para ossos e dentes fortes.
O consumo regular da tilápia auxilia no processo de conter a osteoporose. Além desses peixes mais conhecidos, os frutos do mar, como polvo, lula e camarão também são usados para sushis e sashimis, sempre selecionados com cuidado.
O corte do peixe cru
São utilizadas até sete facas para o bom corte do sushi; inspirado nas espadas dos samurais. As facas usadas no preparo do peixe cru são amoladas constantemente e sempre de um lado só.
No corte do bom sushi não é usada a força e sim o deslizar perfeito da faca, sempre da esquerda para a direita, com a faca em diagonal.
Os pratos da culinária japonesa
Preparada de forma minuciosa, colorida e cheia de sabor, a culinária japonesa agrada o mundo e, em 2013, foi incluída pela Unesco na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
No passado a comida japonesa se inspirava na culinária chinesa, com o tempo foi recebendo a influência de outros países, incluindo verduras, arroz (gohan) e outros componentes.
Os principais pratos são sushi, bolinho de arroz envolto em alga, recheado com peixe, fruto do mar, legume e até fruta. Sashimi, em tiras finas de peixe cru.
Temaki, arroz e recheio (que pode ser de pepino, peixe cru e outras invenções), envoltos em alga. Niguiri, também feito de arroz e peixe cru e também pode receber outro complemento.
Hossomaki, uma espécie de enrolado de sushi, mais fina. Leva alga, arroz e recheio, que pode ser de peixe cru.
Uramaki, o famoso sushi invertido. Arroz por fora, alga e recheio, geralmente sua apresentação é revestida de gergelim.
Da culinária peruana veio o ceviche - peixe cru marinado em suco cítrico. Prato de sabor marcante.
Da culinária francesa veio o tartar, inspirado no steak tartar, feito de carne.
Peixe cuidadosamente cortado, servico cru, com uma série de tempero e condimento. Refinado, o tartar agrada ao paladar de gostos refinados.
Bom para a saúde e de agradabilíssimo sabor, o peixe cru está entre os preferidos dos gostos dos brasileiros.
Redação:
Silvia Delforno, psicanalista. "Ajudando você a viver de forma mais leve, com mais plenitude e realizações". Sessões on-line e presencial. Informações: whatsapp - 11 971182440.
,
|