Faça você mesmo uma limpeza nos seus centros energéticos.
Os chacras, ou chakras, provém dos Vedas, as escrituras sagradas do hinduísmo, que data do século 2 a.C., ultrapassando as fronteiras e levando tais crenças para outras culturas. Na teoria são vórtices energéticas pelo corpo que limitam ou extrapolam crenças e emoções, surtindo efeito na saúde física e mental, além da harmonia e bem-estar do indivíduo. Na prática, o desarranjo dessas "rodas" energéticas limitam o percurso de energia vital, por isso a relevância do assunto.
Nesse artigo, vou demonstrar como sentir e alinhar tais energias; mesmo você não acreditando em tais crenças, esteja aberto para novas experiências e sinta suas emoções. Quando você para de pensar, você sente.
São sete chacras, percorrendo toda a coluna vertebral. Meditação é importante para fortalecer os chacras, assim como passar um tempo em meio à natureza, fazer silêncio, afastar-se do aparelho celular, deixar de "fuçar" nas redes sociais (ativa a cobiça, a inveja e a comparação, gerando a frustração), relaxar, investir na qualidade do sono, assim como na alimentação saudável. Evitar excessos, de tudo. E, para cada religião, sua forma de expansão: oração, louvor, passe, cântico, pregação. Cada um no seu barco e todos remando juntos.
Para iniciar a limpeza, tome um banho, sente-se ou deite-se num local que possa ficar sozinho, sem ser interrompido. Leia antes, execute depois.
O primeiro chacra é o básico. Coloque suas mãos em cima do seu sexo (como representação, pois o chacra base se localiza no períneo). Imagine a cor vermelha invadindo seu corpo, vindo da terra, com a energia para fixar seus pés na realidade. Diga em voz alta: "eu sou forte", "eu estou seguro", "eu sou saudável", "eu sou uma pessoa equilibrada". Respire profundamente várias vezes. Fique uns minutos em silêncio, apenas sentindo seu corpo - ele fala.
O segundo chacra é o umbilical e localiza-se abaixo do seu umbigo até o sacro. Esse chacra é o que mais sofre desequilíbrio devido à sua sensibilidade e por ser uma "porta" para as baixas energias. Você nunca ouviu falar de "tapar" o umbigo para não "pegar" energias pesadas? Visualize a cor laranja entrando por esse canal, limpando e purificando seus órgãos reprodutivos, além do aparelho digestório. Diga em voz alta: "eu sou feliz", "eu sou especial", "eu tenho inspiração", "eu estou no controle da minha vida". Respiração e silêncio. Seguimos.
O terceiro chacra é o plexo solar e fica na altura do estômago. Representa o seu centro de força e vitalidade. Quando equilibrado, você se sente em paz e se aceita. Imagine a cor amarela adentrar por esse centro e cancelar todo o controle que você quer ter sobre si mesmo, sobre as pessoas e sobre a vida. Solte, se solte. Diga em voz alta: "eu sou confiante", "eu tenho um propósito", "eu faço", "eu sou capaz". Respira e silencia. E desapega.
O quarto chacra é o cardíaco e se localiza no meio do peito. A solidão bloqueia a energia desse centro, pois você se isola da vida, perdendo a conexão com o sentimento mais nobre que existe: o amor. Problemas cardíacos e respiratórios aparecem quando você guarda mágoa, raiva, sede de vingança. A cor é verde, deixe-a invadir seu peito. Repita: "eu amo e sou amado", "eu aceito e perdoo", "eu aceito o passado e vivo o presente", "eu aceito o amor na minha vida", "eu me amo". Respira fundo, abraça a si mesmo - chega de se punir, você merece ser feliz.
O quinto chacra é o laríngeo, coloque as mãos na altura da sua garganta. Aí está suas verdades e mentiras, que você tanto sufoca. Esse chacra desequilibra quando você "engole sapos", ou quando você solta veneno pela sua boca. A cor é azul e as frases são: "eu consigo expressar as minhas vontades", "minha fala tem poder", "sou grato por expressar meus sentimentos com facilidade", "minha fala transmite minha verdadeira opinião, com gentileza e amorosidade", "eu vivo as minhas escolhas", "eu sei ouvir as pessoas", "eu falo o certo, no momento certo". Respira, silencia, acolhe e segue.
O sexto chacra é o frontal (também chamado de terceiro olho) e seus dedos irão para o meio das sobrancelhas. Em desequilíbrio, pode gerar insônia, dores nos olhos ou ouvidos, enxaqueca e sinusite. Confusão mental, pensamentos negativos e manipulação. Fanatismo e vícios. Quando equilibrado esse centro permite que você sinta e ouça a sua intuição além de você se sentir pleno. A cor que adentra o local é azul índigo e as frases de poder são: "eu penso com clareza", "eu crio a minha realidade", "eu confio nos meus dons". Respira e silencia. Entre em contato com seu verdadeiro eu.
O sétimo e último chacra é o coronário e está localizado no alto da cabeça, no "cucuruto". Esse chacra se refere ao campo espiritual, é a conexão entre você e o universo, entre a divindade que você acredita. É o chacra do caminho da iluminação, da elevação da consciência. Ele desperta a partir do momento que você deixa suas preocupações terrenas e se abre à espiritualidade. A cor que desce e entra na sua cabeça é a violeta e as frases de poder são: "eu sou, eu confio, eu compreendo", "eu estou em paz", "eu estou na luz". Silencie. Apenas sinta.
E continue sentindo, absorvendo e acolhendo pensamentos e emoções. Terapeutas holísticos são pessoas para ajudá-lo a realizar essa limpeza, caso você prefira.
Esse processo deve ser feito toda vez que você se sentir incomodado, triste, com baixa energia. Acredite nas medicinas integrativas, não há malefício algum em seguir o ritual acima. Há muitas informações e teorias à respeito dos chacras, procurei sintetizar para tornar prático.
Redação:
Silvia Delforno, terapeuta corporal com abordagem tântrica.
Whatsapp 11 97118-2440