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Publicado em 10/03/2020
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Adeus, preguiça!

 
Imagem 590 de Adeus, preguiça!

Como o simples ato de se espreguiçar pode ajudar a espantar a moleza do corpo e fazer a mente funcionar melhor.

Preguiça – estado de prostração e moleza, de causa orgânica ou psíquica.

Tudo parte de uma boa noite de sono, pilar da nossa saúde física e mental. Uma boa noite de sono começa por um bom colchão e um bom travesseiro, para quem usa. Existem opções para colunas e bolsos diversos no mercado. Começa também por limite no horário de dormir: sem tevê e sem celular. Luz apagada, quarto escuro, limpo e arejado.

Pernilongos? Opções de como espantá-los não faltam, inclusive a vela de citronela. Calor? Ventilador ou ar-condicionado. Frio? Uma coberta bem aconchegante. Problemas? Não os leve para a cama, eles estarão esperando no próximo dia. Desespero? Oração. Pensamento positivo e gratidão. Chás calmantes ou leite morno.

Quando acordamos precisamos avisar nosso corpo que o “corre” do dia exigirá energia e movimento e que precisaremos estar alertas, porém centrados e relaxados para dar conta dos “leões” do dia, sem altos níveis de estresse. E o ato de espreguiçar é a resposta do nosso corpo que quer despertar. Esticar o corpo da cabeça aos pés por minutos pela manhã ou quando ficamos por muito tempo numa mesma posição, reinicia nosso corpo e nossa psique. O alongamento deve ser de forma espontânea e relaxante. Até os animais se espreguiçam, faz parte da natureza. Devemos alongar nossos braços, pernas, costas, abdômen e pescoço.

Vantagens do espreguiçar (o espreguiçamento deve ser lento e progressivo, evitando câimbras e espasmos musculares):
  • desperta o cérebro.
  • dá a sensação de bem estar, leveza e disposição.
  • alonga os músculos, tendões e toda estrutura articular, estimulando a circulação sanguínea.
  • diminui as dores nas costas e nas juntas e é muito benéfico aos portadores de fibromialgia.
  • lubrifica as articulações.
  • alivia dores de cabeça, tipo enxaqueca, pois relaxando os músculos, aliviamos as dores.
  • flexibilidade corporal.
Se doer é porque passou da conta, exagerou no alongamento – o músculo tem estruturas que regulam o comprimento da fibra, gerando dor quando ultrapassado.

Tontura ao se levantar – a sensação de desmaio ou tontura ocorre como consequência do baixo fluxo sanguíneo para o cérebro, uma regulação anormal da pressão arterial. Alguns momentos respirando pausadamente, em posição sentada ou deitada, fará a pressão se estabilizar e a tontura amenizará. Na decorrência dos sintomas, um profissional deve ser procurado.

Bocejar – é um ato de espreguiçar o rosto. Quando bocejamos é sinal de sonolência também. Por isso devemos cuidar da qualidade do nosso sono e do nosso estresse.

Quando estamos prestes a “perder as estribeiras” no nosso dia-a-dia – o ideal é parar por um momento, ir ao toilette, molhar o rosto, os pulsos e a nuca, respirar profunda e pausadamente por alguns segundos, espreguiçar nosso corpo. Pequenos gestos que economizam grandes estragos.

Outras dicas para espantar a preguiça – banho morno, colocar pra tocar uma música alegre e sair dançando, atividade física (principalmente a aeróbica – caminhar, correr, pedalar), pela manhã nunca pular o café da manhã, tentar dormir mais cedo (menos redes sociais e séries!), pensamento positivo sempre (tudo passa - o bom e o não tão bom).

Imagem 591 de Adeus, preguiça!

Imite o gato! Ele sabe das coisas!








Silvia Delforno, terapeuta corporal com abordagem tântrica.






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