"Gentileza é o amor tornado visível". M. Swanepoel.
É incrível a dificuldade que temos em receber carinho: seja na forma de gentileza, de presente material, e ato de bondade. Dentro de nós há sentimentos que bloqueiam o nosso merecimento, esses sentimentos constituem nosso amor-próprio.
As desculpas que usamos para esse "sentimento de não merecimento" são que não precisamos de nada, podemos nos "virar" sozinhos. Também dizemos que não queremos dar "trabalho" aos outros. Que não gostamos de ser o centro das atenções. Que gostamos de praticidade. Que podemos comprar o que quisermos. Menos a desculpa que acreditamos que não temos mérito ao amor espontâneo, num mundo onde tudo é mecanizado.
Mas a pergunta do dia é: você é gentil? você sabe ser gentil? a dificuldade de ser gentil está no seu individualismo e no seu estilo de vida acelerado. Ser cortês passou a ser visto como fora de moda - existe um preconceito velado sobre a gentileza. O mundo tornou-se hostil, e o acolhimento, o respeito e o carinho pelo outro soa estranho na selva capitalista.
A gentileza faz bem. Ser gentil reduz a ansiedade e traz satisfação, que pode se traduzir em felicidade. Satisfação gera endorfina, um hormônio anestésico natural do corpo. Cria também ocitocina, que cria laços de confiança. Cria dopamina, que nos motiva e nos aciona a seguir nossos objetivos. E a serotonina, que controla a ansiedade e o processo depressivo.
As dicas de sempre. Elogie, sem medo. Ouça o que as pessoas têm a dizer, sem preguiça ou mal humor. Sorria espontaneamente. Olhe nos olhos das pessoas. Pegue todo o seu julgamento e enterre-o, definitivamente. Peça desculpas. Agradeça. Tenha empatia com o outro. Fale obrigada, com licença, por favor. Dê licença. Doe seu tempo para ajudar quem precisa. Divida conhecimento.
A gentileza contagia. Quando fizer uma festa, peça doações ao invés de presentes. Passe um dia sem reclamar (difícil esse, hein! Mas não impossível). Quando estiver entre pessoas, deixe seu celular do lado - é muito elegante dar atenção aos outros. Divulgue campanhas de arrecadação.
Lembrete importante. Política, futebol e religião são temas que nem sempre pode gerar gentilezas. Afaste-se de discussões calorosas sobre os temas citados. E também, não confunda gentileza com paquera.
A gentileza é discreta. Ser gentil não é ser invasivo. Ser gentil não é fazer para ser reconhecido ou exaltado. Ser gentil não te dá o direito de cobrar nada em troca. Ser gentil é um ato de amor e o amor é livre. É fácil ser altruísta com a humanidade, mas é difícil ser gentil com as pessoas - nos comovemos com as tragédias na televisão, mas não seguramos o elevador para o vizinho.
A gentileza mais difícil - ser gentil com você!. Medite, estude (há muitos bons cursos online), dance, organize seu guarda-roupa - organize sua vida. Tome água, cozinhe sua própria refeição. Use roupas que combinem com você, seja perfumada. Tome banho de sol, tome um vinho - sozinha, mesmo. Faça terapia. Faça amor consigo mesmo. Leia e assista bons filmes. Descubra e ouça playlists que traduzem seu gosto musical. Seja você, não a imitação do outro. Viva um dia de cada vez.